A emergência da modalidade de educação bilíngue de surdos no brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Juliane Andresa Alves
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/276994
Resumo: O presente estudo compreende uma análise de discurso sobre as condições de possibilidade da emergência da modalidade de educação de surdos em uma perspectiva bilíngue no Brasil. Para isso, parte-se do seguinte problema de pesquisa: quais as condições de possibilidade para a emergência da educação bilíngue de surdos no Brasil? Com base em tal problema de pesquisa, estrutura se o seguinte objetivo geral: investigar e analisar as condições de possibilidade para a emergência da modalidade de educação bilíngue de surdos no Brasil. A materialidade de pesquisa compreende documentos legais relativos à educação bilíngue de surdos no Brasil correspondente ao período de 2002 a 2021, período de recorte temporal que compreende o reconhecimento da Libras enquanto meio de comunicação da comunidade surda até a instituição da modalidade de educação bilíngue de surdos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O exercício de pesquisa, de inspiração genealógica, possibilita analisar regimes discursivos que mobilizam a educação bilíngue para surdos no Brasil, nas últimas duas décadas. A pesquisa estrutura-se na perspectiva dos estudos desenvolvidos por Michel Foucault, em específico nos conceitos de discurso e de análise do documento como monumentos. Busca-se, assim, compreender como a educação de surdos é produzida, considerando-se a perspectiva linguística. Torna-se, então, relevante retomar os movimentos da comunidade surda nas últimas décadas, como debates, discursos e práticas, que buscam imprimir outros significados na organização da educação, dando destaque a discussões que localizam a educação de surdos em uma matriz inclusiva de afirmação do direito linguístico. A partir das análises, verifica-se que as condições de emergência da modalidade de educação bilíngue de surdos sustentam-se pelos investimentos na formação docente para a educação de surdos e pelos investimentos graduais e sistemáticos em práticas que mobilizam a difusão da Língua de Sinais no País. Isso é reflexo de uma matriz inclusiva sustentada pela perspectiva da Educação Especial.
id URGS_124fcf1148317a241406d8278bcd8126
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276994
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Nunes, Juliane Andresa AlvesKraemer, Graciele Marjana2024-08-06T06:37:00Z2024http://hdl.handle.net/10183/276994001208083O presente estudo compreende uma análise de discurso sobre as condições de possibilidade da emergência da modalidade de educação de surdos em uma perspectiva bilíngue no Brasil. Para isso, parte-se do seguinte problema de pesquisa: quais as condições de possibilidade para a emergência da educação bilíngue de surdos no Brasil? Com base em tal problema de pesquisa, estrutura se o seguinte objetivo geral: investigar e analisar as condições de possibilidade para a emergência da modalidade de educação bilíngue de surdos no Brasil. A materialidade de pesquisa compreende documentos legais relativos à educação bilíngue de surdos no Brasil correspondente ao período de 2002 a 2021, período de recorte temporal que compreende o reconhecimento da Libras enquanto meio de comunicação da comunidade surda até a instituição da modalidade de educação bilíngue de surdos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O exercício de pesquisa, de inspiração genealógica, possibilita analisar regimes discursivos que mobilizam a educação bilíngue para surdos no Brasil, nas últimas duas décadas. A pesquisa estrutura-se na perspectiva dos estudos desenvolvidos por Michel Foucault, em específico nos conceitos de discurso e de análise do documento como monumentos. Busca-se, assim, compreender como a educação de surdos é produzida, considerando-se a perspectiva linguística. Torna-se, então, relevante retomar os movimentos da comunidade surda nas últimas décadas, como debates, discursos e práticas, que buscam imprimir outros significados na organização da educação, dando destaque a discussões que localizam a educação de surdos em uma matriz inclusiva de afirmação do direito linguístico. A partir das análises, verifica-se que as condições de emergência da modalidade de educação bilíngue de surdos sustentam-se pelos investimentos na formação docente para a educação de surdos e pelos investimentos graduais e sistemáticos em práticas que mobilizam a difusão da Língua de Sinais no País. Isso é reflexo de uma matriz inclusiva sustentada pela perspectiva da Educação Especial.The present study comprises a discourse analysis on the conditions of possibility for the emergence of the deaf education modality from a bilingual perspective in Brazil. To do this, we start from the following research problem: what are the conditions for the emergence of bilingual education for the deaf in Brazil? Based on this research problem, the following general objective is structured: to investigate and analyze the conditions of possibility for the emergence of bilingual education for the deaf in Brazil. The research materiality comprises legal documents relating to bilingual education for the deaf in Brazil corresponding to the period from 2002 to 2021, a time frame that includes the recognition of Libras as a means of communication for the deaf community until the institution of the bilingual education modality for the deaf in the National Education Guidelines and Bases Law. The genealogically inspired research exercise makes it possible to analyze discursive regimes that mobilize bilingual education for the deaf in Brazil over the last two decades. The research is structured from the perspective of studies developed by Michel Foucault, specifically the concepts of discourse and document analysis as monuments. The aim is, therefore, to understand how deaf education is produced, considering the linguistic perspective. It then becomes relevant to revisit the movements of the deaf community in recent decades, such as debates, speeches and practices, which seek to imprint other meanings on the organization of education, highlighting discussions that locate deaf education in an inclusive matrix of affirmation of linguistic law. From the analyses, it appears that the conditions for the emergence of bilingual education for the deaf are supported by investments in teacher training for the education of the deaf and by gradual and systematic investments in practices that mobilize the dissemination of sign language in Brazil. This is a reflection of an inclusive matrix supported by the perspective of Special Education.application/pdfporEducação bilíngueEducação de surdosEducação especialA emergência da modalidade de educação bilíngue de surdos no brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2024mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001208083.pdf.txt001208083.pdf.txtExtracted Texttext/plain223849http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276994/2/001208083.pdf.txt5bd0484c49e6f9858d34fd29d63be919MD52ORIGINAL001208083.pdfTexto completoapplication/pdf2111846http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276994/1/001208083.pdff7235ee64362b97f1171ace1f632e566MD5110183/2769942024-08-07 06:16:12.323518oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276994Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-08-07T09:16:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A emergência da modalidade de educação bilíngue de surdos no brasil
title A emergência da modalidade de educação bilíngue de surdos no brasil
spellingShingle A emergência da modalidade de educação bilíngue de surdos no brasil
Nunes, Juliane Andresa Alves
Educação bilíngue
Educação de surdos
Educação especial
title_short A emergência da modalidade de educação bilíngue de surdos no brasil
title_full A emergência da modalidade de educação bilíngue de surdos no brasil
title_fullStr A emergência da modalidade de educação bilíngue de surdos no brasil
title_full_unstemmed A emergência da modalidade de educação bilíngue de surdos no brasil
title_sort A emergência da modalidade de educação bilíngue de surdos no brasil
author Nunes, Juliane Andresa Alves
author_facet Nunes, Juliane Andresa Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Juliane Andresa Alves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kraemer, Graciele Marjana
contributor_str_mv Kraemer, Graciele Marjana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação bilíngue
Educação de surdos
Educação especial
topic Educação bilíngue
Educação de surdos
Educação especial
description O presente estudo compreende uma análise de discurso sobre as condições de possibilidade da emergência da modalidade de educação de surdos em uma perspectiva bilíngue no Brasil. Para isso, parte-se do seguinte problema de pesquisa: quais as condições de possibilidade para a emergência da educação bilíngue de surdos no Brasil? Com base em tal problema de pesquisa, estrutura se o seguinte objetivo geral: investigar e analisar as condições de possibilidade para a emergência da modalidade de educação bilíngue de surdos no Brasil. A materialidade de pesquisa compreende documentos legais relativos à educação bilíngue de surdos no Brasil correspondente ao período de 2002 a 2021, período de recorte temporal que compreende o reconhecimento da Libras enquanto meio de comunicação da comunidade surda até a instituição da modalidade de educação bilíngue de surdos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O exercício de pesquisa, de inspiração genealógica, possibilita analisar regimes discursivos que mobilizam a educação bilíngue para surdos no Brasil, nas últimas duas décadas. A pesquisa estrutura-se na perspectiva dos estudos desenvolvidos por Michel Foucault, em específico nos conceitos de discurso e de análise do documento como monumentos. Busca-se, assim, compreender como a educação de surdos é produzida, considerando-se a perspectiva linguística. Torna-se, então, relevante retomar os movimentos da comunidade surda nas últimas décadas, como debates, discursos e práticas, que buscam imprimir outros significados na organização da educação, dando destaque a discussões que localizam a educação de surdos em uma matriz inclusiva de afirmação do direito linguístico. A partir das análises, verifica-se que as condições de emergência da modalidade de educação bilíngue de surdos sustentam-se pelos investimentos na formação docente para a educação de surdos e pelos investimentos graduais e sistemáticos em práticas que mobilizam a difusão da Língua de Sinais no País. Isso é reflexo de uma matriz inclusiva sustentada pela perspectiva da Educação Especial.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-08-06T06:37:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/276994
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001208083
url http://hdl.handle.net/10183/276994
identifier_str_mv 001208083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276994/2/001208083.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276994/1/001208083.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5bd0484c49e6f9858d34fd29d63be919
f7235ee64362b97f1171ace1f632e566
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085647777529856