As propostas de treinamento e aperfeiçoamento de professores na Rede Municipal de Ensino de Curitiba : uma análise crítica e uma solução : o assessoramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalla-Bona, Elisa Maria, 1961-
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68251
Resumo: Orientadora : Lilian Anna Wachowicz
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spelling Dalla-Bona, Elisa Maria, 1961-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoWachowicz, Lilian Anna, 1939-2022-08-18T17:48:30Z2022-08-18T17:48:30Z1990https://hdl.handle.net/1884/68251Orientadora : Lilian Anna WachowiczDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 23, 57-59, 131-136, 179-182, 202-203Resumo: Este estudo toma por objeto de exame o treinamento e o aperfeiçoamento de professores na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, desde sua implantação (1963) até 1988. Desenvolveu-se uma análise critica sobre a estrutura do órgão encarregado pela educação no município de Curitiba; as propostas educacionais em cada período, bem como sua forma de implantação ou a opção para o aperfeiçoamento de professores. Tudo isto contextualizando cada proposta à realidade educacional brasileira. Como questão orientadora deste trabalho partiu-se da ideia de que, por muito tempo, o professor foi treinado para o trabalho docente. O sentido restrito que o termo "treinamento" expressa é adotado para definir o adestramento, a mecanização a que estiveram ou estão expostos os professores. No treinamento, os professores adquirem apenas a visão parcelada da complexa ação educacional em que se inserem. O treinamento, historicamente, desenvolveu-se a serviço do modo de produção capitalista, onde interessa à empresa ou à mantenedora que o treinando se especialize em determinada função e a desenvolva com perfeição. Neste caso, quem pensa não é quem executa e vice-versa. Habilitado para desenvolver apenas parcela do trabalho, o trabalhador - contraditoriamente ao pretendido pelo treinamento - crescentemente insatisfez-se com o trabalho mecanizado, necessitando de mais treinamento e controle. Consequentemente o treinamento veio gerando a necessidade de maiores investimentos e não justificando sua ação que, em última análise, significa dizer a ineficiência do trabalhador e a diminuição do lucro. A lógica empresarial, que desenvolve o treinamento ou adestramento, infiltrou-se também no contexto educacional. Algumas concepções de educação absorveram a lógica empresarial, justificando o treinamento de professores. Há um comprometimento ideológico nestas concepções educacionais que permitiram que o professor fosse adestrado para o trabalho docente. Mas, como vimos, o treinamento contraditoriamente desenvolve a insatisfação no trabalho. Com os professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba confirmamos esta contradição e, ainda, detectamos a tendência à ruptura com o treinamento e, dialeticamente, com as referidas concepções educacionais. Iniciou-se concretamente na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, a partir de 1983, a superação do treinamento e a ruptura com as concepções educacionais que o justificavam. O ano de 1986 foi considerado, por nós, como marco histórico para inicio da implantação do aperfeiçoamento de professores na Rede Municipal de Ensino de Curitiba e também para a adoção de concepções educacionais comprometidas com a maioria da população. Consideramos que a melhoria da qualidade do ensino depende do aperfeiçoamento de professores. Esta é uma ação que depende do comprometimento das entidades mantenedoras em conceberem propostas politico-pedagógicas vinculadas aos interesses da maioria da população e garantir a implantação das mesmas. Caso a mantenedora assuma esta vinculação, consequentemente, investirá no aperfeiçoamento dos professores, como garantia de implantação das propostas. O aperfeiçoamento de professores é algo que se viabiliza pela vontade política dos dirigentes. Esta afirmação indica a não aceitação de que cada um é responsável pelo seu autoaperfeiçoamento. Esta responsabilidade é do professor desde que superada a omissão dos dirigentes. A referida omissão trata do não comprometimento dos dirigentes com políticas pedagógicas que viabilizem o resgate da competência profissional (técnica e política) do professor.206 f.application/pdfDisponível em formato digitalEducação - BrasilProfessores - FormaçãoProfessores - Formação - Curitiba (PR)Redação acadêmicaEducaçãoAs propostas de treinamento e aperfeiçoamento de professores na Rede Municipal de Ensino de Curitiba : uma análise crítica e uma solução : o assessoramentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - ELISA MARIA DALLA BONA.pdfapplication/pdf6347397https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68251/1/D%20-%20ELISA%20MARIA%20DALLA%20BONA.pdf097325125d294d947164504718ffcdbbMD51open access1884/682512022-08-18 14:48:31.003open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68251Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-18T17:48:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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