Os desafios e demandas dos discentes nos saberes teóricos e tecnológicos do curso de pedagogia EAD na UFPR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Cleber
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/79947
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Sonia M. C. Haracemiv
id UFPR_e059f245580e241113d05dad9c8a8502
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/79947
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoHaracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-Lopes, Cleber2022-12-01T18:58:36Z2022-12-01T18:58:36Z2022https://hdl.handle.net/1884/79947Orientadora: Prof.ª Dr.ª Sonia M. C. HaracemivDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/09/2022Inclui referências: p. 114-124Resumo: Este estudo teve por objetivo compreender a contribuição das tecnologias digitais nos domínios teóricos e tecnológicos com vistas atender as demandas e desafios dos educandos do Curso de Pedagogia EaD da UFPR, no tocante ao fazer didático para aprendizagem, na transposição da teoria e da prática educativa em contextos síncronos e assíncronos. Para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra efetivamente, necessário se faz ter domínios desde a organização do planejamento didático à seleção de recursos tecnológicos digitais a serem utilizados. Nos fundamentos da prática educacional e as exigências da docência e discência, foram utilizados os referenciais de Freire (1985, 1989, 1999, 2000, 2001), em diferentes dimensões da comunicação. Tardiff contribuiu significativamente acerca dos saberes docentes e formação profissional. Essa pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratório-descritiva, fundamentou-se em autores que apresentam estudos sobre etnografia como Lévy (2010), Torres (2013), Mill (2018), Hine (2004, 2012) que contribuem quanto ao trato da etnografia digital sobre a etnografia virtual; Brignol (2004) que apresenta estudos sobre tecnologias digitais na educação a distância; e, a pesquisa etnográfica com as contribuições de Flick (2009). Em relação à netnografia, as contribuições são de Kozinets (1997, 2010 e 2014) e, na etnografia da educação, Lüdke e André (1986) são alguns autores de referência. Para formar a tríade do estudo, foram avaliados os aspectos relativos aos ambientes virtuais de aprendizagens (AVA), diferentes plataformas e materiais didáticos, em tempos síncronos e assíncronos. Os participantes foram educandos do Curso de Pedagogia EaD da UFPR, sendo o lócus da pesquisa a Plataforma UFPR Virtual. Os resultados apontaram que as interações entre educando, educadores e tecnologias digitais promovem a cognição e a aprendizagem desde que eles tenham os domínios teóricos e tecnológicos.Abstract: This study aimed to understand the contribution of digital technologies in the theoretical and technological domains in order to meet the demands and challenges of the students of the EaD Pedagogy Course from UFPR, regarding the didactic work for learning, in the transposition of theory and educational practice in synchronous and asynchronous contexts. In order for the teaching and learning process to occur effectively, it is necessary to have domains from the organization of didactic planning to the selection of digital technological resources to be used. In the fundamentals of educational practice and the demands of teaching and discourse, Freire's references (1985, 1989, 1999, 2000, 2001) were used, in different dimensions of communication. Tardiff contributed significantly about teachers' knowledge and professional training. This is a qualitative, exploratory-descriptive research, based on authors who present studies about ethnography, such as Lévy (2010), Torres (2013), Mill (2018), Hine (2004, 2012), who contribute to the treatment of digital ethnography about virtual ethnography; Brignol (2004), who presents studies about digital technologies in distance education; and ethnographic research with the contributions of Flick (2009). Regarding netnography, the contributions are from Kozinets (1997, 2010 and 2014) and, in ethnography of education, Lüdke and André (1986) are some reference authors. To form the triad of the study, the aspects related to virtual learning environments (VLE), different platforms and teaching materials, in synchronous and asynchronous times, were evaluated. The participants were students from the EaD Pedagogy Course from UFPR, and the locus of the research was the UFPR Virtual Platform. The results pointed out that the interactions between students, educators and digital technologies promote cognition and learning as long as they have the theoretical and technological domains.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEnsino à distância - Estudo e ensinoTecnologia educacionalPedagogosEducaçãoOs desafios e demandas dos discentes nos saberes teóricos e tecnológicos do curso de pedagogia EAD na UFPRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CLEBER LOPES.pdfapplication/pdf8989602https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79947/1/R%20-%20D%20-%20CLEBER%20LOPES.pdf9d403782272f2189858ecfa44f53b929MD51open access1884/799472022-12-01 15:58:36.935open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79947Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-01T18:58:36Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os desafios e demandas dos discentes nos saberes teóricos e tecnológicos do curso de pedagogia EAD na UFPR
title Os desafios e demandas dos discentes nos saberes teóricos e tecnológicos do curso de pedagogia EAD na UFPR
spellingShingle Os desafios e demandas dos discentes nos saberes teóricos e tecnológicos do curso de pedagogia EAD na UFPR
Lopes, Cleber
Educação - Estudo e ensino
Ensino à distância - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Pedagogos
Educação
title_short Os desafios e demandas dos discentes nos saberes teóricos e tecnológicos do curso de pedagogia EAD na UFPR
title_full Os desafios e demandas dos discentes nos saberes teóricos e tecnológicos do curso de pedagogia EAD na UFPR
title_fullStr Os desafios e demandas dos discentes nos saberes teóricos e tecnológicos do curso de pedagogia EAD na UFPR
title_full_unstemmed Os desafios e demandas dos discentes nos saberes teóricos e tecnológicos do curso de pedagogia EAD na UFPR
title_sort Os desafios e demandas dos discentes nos saberes teóricos e tecnológicos do curso de pedagogia EAD na UFPR
author Lopes, Cleber
author_facet Lopes, Cleber
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Haracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Cleber
contributor_str_mv Haracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Ensino à distância - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Pedagogos
Educação
topic Educação - Estudo e ensino
Ensino à distância - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Pedagogos
Educação
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Sonia M. C. Haracemiv
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-01T18:58:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-01T18:58:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/79947
url https://hdl.handle.net/1884/79947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79947/1/R%20-%20D%20-%20CLEBER%20LOPES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d403782272f2189858ecfa44f53b929
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898687650201600