A natação como meio de estimulação precoce para crianças de 0 à 2 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antocceff, Adriane
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/63125
Resumo: Orientador: Edson Luiz Linczuk
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação FísicaLinczuk, Edson LuizAntocceff, Adriane2023-01-03T17:50:46Z2023-01-03T17:50:46Z1998https://hdl.handle.net/1884/63125Orientador: Edson Luiz LinczukMonografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física.Resumo: O ambiente uterino onde a criança é gerada e no qual se desenvolve é o primeiro lugar de contato em uma jornada de vida que apenas se inicia. Ao colocarmos o bebê em contato com a prática de atividades aquáticas estaremos proporcionando, de forma lúdica, as primeiras sensações que a criança tinha quando ainda estava no útero da mãe, envolta no líquido da placenta. É a possibilidade de sentir a sensação de retorno a origem, que pode trazer vários benefícios. Auxiliando na desenvoltura , na coordenação e na agilidade dos movimentos , a prática de natação aumentará a resistência física e a saúde propriamente dita, ajudando também a desenvolver na criança o senso de equilíbrio que lhe ajudará e facilitará a sua noção de espaço proporcionando uma movimentação com maior facilidade. Estamos tratando de uma atividade que além de envolver práticas físicas usa também de psicologia terapêutica. O ambiente aquático proporciona para o bebê uma suposta sensação de atmosfera neutra na qual a locomoção é muito mais rápida e as sensações de movimento muito mais brandas e harmônicas. Esses estímulos precoce exercem influências positivas que durarão para o resto da vida desse futuro adulto. A prática de banhos em banheiras para bebês desempenha um papel de iniciação para a prática de atividades aquáticas na piscina. Normalmente uma criança de três meses em diante pode iniciar a prática de natação para bebês, porém tudo deve depender da livre iniciativa da criança, condicioná-la a praticar uma atividade a qual ela não esteja pré-disposta pode trazer sérios riscos. Caso o bebê não consiga adaptar-se na piscina não devemos forçá-lo, ou a adaptação ocorre naturalmente ou deve-se deixar de lado para que não haja traumas em relação ao contato com a água. Atividades com boias, imersão, exercícios de respiração, enfim, toda a metodologia previamente preparada que respeite as faixas etárias das crianças poderá trazer grandes frutos. Com o apoio e a companhia dos pais e professores, com os objetivos, aos quais busca-se atingir, devidamente traçados e o uso de muita criatividade, dedicação e paciência, estaremos proporcionando à criança os estímulos necessários para um desenvolvimento perfeito da motrocidade e da psicomotricidade. Crianças saudáveis, confiantes, capacitadas e estimuladas corretamente são sinônimos de uma sociedade frutífera e próspera.1 recurso online : PDF.application/pdfNatação para criançasA natação como meio de estimulação precoce para crianças de 0 à 2 anosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALADRIANE ANTOCCEFF.pdfapplication/pdf496425https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/63125/1/ADRIANE%20ANTOCCEFF.pdf1a01fae977cbe56eb910cd5788f0646dMD51open access1884/631252023-01-03 14:50:46.761open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/63125Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-01-03T17:50:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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