A trajetória profissional de professores com deficiência atuantes na rede de ensino de Curitiba e Região Metropolitana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klaumann, Michelle
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/21942
Resumo: Orientadora: Profª Drª Laura Ceretta Moreira
id UFPR_e15dfa776484faf041b645b0064037f8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/21942
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Klaumann, MichelleMoreira, Laura CerettaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-10-21T11:39:41Z2020-10-21T11:39:41Z2009https://hdl.handle.net/1884/21942Orientadora: Profª Drª Laura Ceretta MoreiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/09/2009Inclui bibliografiaResumo: O presente estudo versa sobre a trajetória profissional de professores que possuem deficiência e que estão atuando ou atuaram na rede básica de ensino de Curitiba e região metropolitana. Para tanto, recorreu-se à abordagem metodológica da pesquisa qualitativa e a realização de entrevistas semi-estruturadas que buscaram obter informações relevantes sobre o perfil dos entrevistados, a concepção de deficiência e de inclusão que norteia o sistema escolar, assim como as relações do professor com deficiência e a organização de seu trabalho pedagógico. Foram localizados dez professores com deficiência, porém sete deles se constituíram os sujeitos desta pesquisa. Destes quatro são surdos, dois apresentam deficiência visual e um possui deficiência física. As entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas. A análise dos dados se deu a partir da análise de conteúdo, que se constituiu em três grandes eixos a saber: I) A deficiência atrelada à história de vida dos sujeitos II) A concepção de inclusão vivenciada pelo professor na escola III) O professor com deficiência e a organização do trabalho pedagógico. A partir da análise de tais eixos foi possível concluir que o professor com deficiência não tem sido incluído, adequadamente, no seu espaço profissional, ou seja, na escola e que os apoios pedagógicos e de acessibilidade em geral não tem sido garantidos. Destaca-se a falta de acessibilidade, para os professores que apresentam deficiência física, o desconhecimento da LIBRAS pelo conjunto da escola como um dos fatores que fragiliza a inclusão dos professores surdos e a falta da transcrição dos materiais a tinta para o Braille para deficientes visuais como elemento que reforça sua exclusão no espaço escolar. Além disso, concluise que as barreiras atitudinais e os preconceitos de que o profissional com deficiência não possui a competência necessária também está presente na comunidade escolar.Abstract: This study lays the focus on the careers of teachers, who have disabilities and who are acting or acted in the basic education of Curitiba and metropolitan region. To this end, we used the methodological approach of qualitative research and conducting semi-structured interviews to obtain relevant information about the profile of respondents, the concept of disability and inclusion that guides the school system, as well as relations with the teacher disabilities and the organization of his educational work. We found ten teachers with disabilities, but just seven of them were involved in the research. Four of them were deaf, two partially sighted and one has a physical disability. The interviews were audio-recorded and transcribed. The Data analysis was performed based content analysis, which was formed in three main areas: I) The deficiency linked to the life history of the subjects II) The concept of inclusion experienced by the teacher at school III) The teacher with disabilities and the organization of educational work. With the analysis of such lines it was possible to conclude that teachers with disabilities has not been included properly in their professional areas, the school and the educational support and accessibility in general has not been guaranteed. This highlights the lack of accessibility to teachers who have physical disabilities, the lack of LBS by the whole school as one of the factors which undermine the inclusion of deaf teachers and lack of transcription of the ink material to Braille for the visually impaired as element that reinforces their exclusion in school. Also, it is concluded that attitudinal barriers and prejudices in the the work with disabilities which not have the necessary power, are also present in the school community.113 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoProfessores deficientes - Condições sociaisPessoas com deficiência - EmpregoPessoas com deficiência - FormaçãoEducaçãoA trajetória profissional de professores com deficiência atuantes na rede de ensino de Curitiba e Região Metropolitanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao Michelle Klaumann - A Trajetoria Profissional de Professores com Deficiencia Atuantes.pdfapplication/pdf1147710https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21942/1/Dissertacao%20Michelle%20Klaumann%20-%20A%20Trajetoria%20Profissional%20de%20Professores%20com%20Deficiencia%20Atuantes.pdf578069860399e5f6ad97a64754470f69MD51open accessTEXTDissertacao Michelle Klaumann - A Trajetoria Profissional de Professores com Deficiencia Atuantes.pdf.txtExtracted Texttext/plain243705https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21942/2/Dissertacao%20Michelle%20Klaumann%20-%20A%20Trajetoria%20Profissional%20de%20Professores%20com%20Deficiencia%20Atuantes.pdf.txt4b2f99d54404397b210f2ae31d3c6d8eMD52open accessTHUMBNAILDissertacao Michelle Klaumann - A Trajetoria Profissional de Professores com Deficiencia Atuantes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1131https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21942/3/Dissertacao%20Michelle%20Klaumann%20-%20A%20Trajetoria%20Profissional%20de%20Professores%20com%20Deficiencia%20Atuantes.pdf.jpg3a393048085e93bfb1db9bffbefa38f6MD53open access1884/219422020-10-21 08:39:41.814open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/21942Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-21T11:39:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A trajetória profissional de professores com deficiência atuantes na rede de ensino de Curitiba e Região Metropolitana
title A trajetória profissional de professores com deficiência atuantes na rede de ensino de Curitiba e Região Metropolitana
spellingShingle A trajetória profissional de professores com deficiência atuantes na rede de ensino de Curitiba e Região Metropolitana
Klaumann, Michelle
Dissertações - Educação
Professores deficientes - Condições sociais
Pessoas com deficiência - Emprego
Pessoas com deficiência - Formação
Educação
title_short A trajetória profissional de professores com deficiência atuantes na rede de ensino de Curitiba e Região Metropolitana
title_full A trajetória profissional de professores com deficiência atuantes na rede de ensino de Curitiba e Região Metropolitana
title_fullStr A trajetória profissional de professores com deficiência atuantes na rede de ensino de Curitiba e Região Metropolitana
title_full_unstemmed A trajetória profissional de professores com deficiência atuantes na rede de ensino de Curitiba e Região Metropolitana
title_sort A trajetória profissional de professores com deficiência atuantes na rede de ensino de Curitiba e Região Metropolitana
author Klaumann, Michelle
author_facet Klaumann, Michelle
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Moreira, Laura Ceretta
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Klaumann, Michelle
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Professores deficientes - Condições sociais
Pessoas com deficiência - Emprego
Pessoas com deficiência - Formação
Educação
topic Dissertações - Educação
Professores deficientes - Condições sociais
Pessoas com deficiência - Emprego
Pessoas com deficiência - Formação
Educação
description Orientadora: Profª Drª Laura Ceretta Moreira
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-21T11:39:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-21T11:39:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/21942
url https://hdl.handle.net/1884/21942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 113 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21942/1/Dissertacao%20Michelle%20Klaumann%20-%20A%20Trajetoria%20Profissional%20de%20Professores%20com%20Deficiencia%20Atuantes.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21942/2/Dissertacao%20Michelle%20Klaumann%20-%20A%20Trajetoria%20Profissional%20de%20Professores%20com%20Deficiencia%20Atuantes.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21942/3/Dissertacao%20Michelle%20Klaumann%20-%20A%20Trajetoria%20Profissional%20de%20Professores%20com%20Deficiencia%20Atuantes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 578069860399e5f6ad97a64754470f69
4b2f99d54404397b210f2ae31d3c6d8e
3a393048085e93bfb1db9bffbefa38f6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898853897732096