A formação e a qualificação profissional do jovem com deficiência intelectual e sua inserção no mercado de trabalho formal em Curitiba (1990-2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Michele Paitra Alves dos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/33095
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Benilde Maria Lenzi Motim
id UFPR_026ba43fa876fdbe04f916e0277c5117
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/33095
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Santos, Michele Paitra Alves dosMotim, Benilde Maria LenziUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia2019-11-28T12:25:00Z2019-11-28T12:25:00Z2011https://hdl.handle.net/1884/33095Orientadora: Profa. Dra. Benilde Maria Lenzi MotimDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa: Curitiba, 14/10/2011Bibliografia: fls. 131-140Resumo: A presente pesquisa sociológica analisa a inserção profissional dos jovens com deficiência intelectual no mercado de trabalho formal, problematizando como tem ocorrido a formação e qualificação profissional em Curitiba, para compreender as principais barreiras e entraves encontrados por este grupo para se manter no emprego. Discute o conceito de trabalho, de emprego e de trabalhadores no limiar do século XXI para entender as dinâmicas do campo, passando pelas discussões de Marx e de Durkheim quanto à divisão do trabalho, ao normal e ao patológico, ao indivíduo e à sociedade, como também à representação social. Ainda, as discussões de Braverman quanto aos níveis de qualificação na sociedade moderna; de Castel quanto ao significado da exclusão social e de Goffmann, para visualizarmos o estigma e o desvio social com relação ao outro, no caso o deficiente. Também diferencia a deficiência, da doença mental, como um transtorno. Apresenta o Estado de direito, a legislação trabalhista mediante três marcos legais para a pessoa com deficiência, pós Constituição Federal de 1988, sendo eles: a Lei nº 7.853/89; o Decreto nº. 3.298/99, que a regulamenta e a Lei nº 9.213/91, conhecida como a Lei de Cotas. Esta Lei foi motivo de muitas críticas, de estudos e é reconhecida como legitimadora de oportunidades de trabalho à pessoa com deficiência, mas não de reconhecimento social do seu trabalho. Dando continuidade ao contexto de discussão, é abordada a questão das políticas públicas de qualificação profissional das décadas de 1990 e 2000, com o PLANFOR e PNQ, destacando o lugar ocupado pela pessoa com deficiência. Isto porque, no campo de pesquisa, algumas categorias remetem às ações desta época, como da utilização do conceito de empregabilidade. Para entender o sentido da representação social da deficiência, é discutido o mercado de trabalho com dados oficiais do Censo 2000, do Ministério do Trabalho, da RAIS e do CAGED e do Observatório do Emprego em Curitiba. Os dados foram analisados por meio de pesquisa qualitativa, por meio da interpretação da teoria e das entrevistas realizadas, quanto à posição que o deficiente intelectual ocupa no mercado de trabalho formal, em funções básicas na área de serviços e na indústria, com baixos salários. Também é analisada e discutida a inserção laboral segundo a percepção dos atores da pesquisa - Secretarias Municipais, profissionais da educação e da saúde - a trajetória profissional na visão do jovem com deficiência intelectual e do empregador. Foram pesquisadas duas empresas que realizam, com êxito, tal contratação, para além do cumprimento legal e foi realizado um confronto destes dados com os de outras pesquisas, que identificam as empresas quanto aos níveis de inclusão da pessoa com deficiência. Finalizando, são necessárias análises, indagações e futuras pesquisas na sociologia, também em outras áreas do conhecimento, que investiguem a relação do Estado e das políticas públicas para o desenvolvimento da pessoa com deficiência. Que a escola não seja vista como a única instituição social responsável pela formação e qualificação profissional destes jovens especiais, porque existem também outras instâncias que podem evidenciar o caráter efetivo da integração, da inclusão social e econômica destes indivíduos, novos trabalhadores, no limiar do século XXI.Abstract: This sociological study analyses the professional insertion of mentally impaired young people in the formal labor, questioning how they are getting training and professional qualification in Curitiba, in order to understand the main barriers and obstacles faced by this group of people to keep their jobs. It discusses the meaning of work, job and workers on the edge of the 21st century, going through Marx's and Durkheim's discussions regarding the division of labor, the normal and the pathological, the individual and the society and also the social representation about them; Braverman's thoughts regarding the qualification levels in modern society; Castel's ideas concerning the meaning of social exclusion, and Goffman's perspectives, in order to visualize the stigma and the social deviance towards the other, i.e., the disabled. The work also states the difference between deficiency and mental illness as a disorder, and it introduces the constitutional state and the labor legislation through three legal frameworks regarding the disabled person, after the Federal Constitution of 1988: the Law n. 7.853/89, regulated by the Decree n. 3.298/99 and the Law n. 9.213/91, best known as the Quotas Law, which was subject to much criticism and study, being known as an instrument to legitimate work opportunities to handicapped people, but not as a way of social recognition of their work. The study focus as well on public policies of professional qualification from the decades of 1990 and 2000, such as the PLANFOR and the PNQ, emphasizing the place occupied by the disabled people. In this research field, some categories refer to actions of those days, such as the use of concepts like employability and skills. In order to understand the meaning of the social representation of disability, the labor market is analyzed through official data from the Census 2000, the Labor Ministry, the RAIS, the CAGED and the Employment Observatory of Curitiba. These data were analyzed through a qualitative research, studying the theory and interviews that were conduced, about the position of the mentally handicapped in the formal labor market, in the fields of services and industries, where they are given basic attributions, being paid low wages. The labor insertion according to the research actors - Municipal Secretaries, education and health professionals - is also analyzed and discussed, including the intellectually impaired and the employers' point of view concerning their professional paths. Two companies that perform successfully this kind of hiring, beyond the legal compliance, were investigated and then, this data were confronted to data of other research that identify companies and their levels of inclusion of people with disabilities. Finally, it can be thought about the need of future researches in sociology and other knowledge areas, to instigate the relation between the state, public policies and job market to the development of handicapped persons. So, school should not be seen as the only institution responsible for the professional qualification of the mentally handicapped young person, as there are other instances that must promote the integration, social and economic inclusion of these people, new workers.170f. : grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - SociologiaPessoas com deficiência - Formação profissionalPessoas com deficiência - Emprego - BrasilPessoas com deficiência - Mercado de trabalhoSociologiaA formação e a qualificação profissional do jovem com deficiência intelectual e sua inserção no mercado de trabalho formal em Curitiba (1990-2010)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MICHELE PAITRA ALVES DOS SANTOS.pdfapplication/pdf1529456https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33095/1/R%20-%20D%20-%20MICHELE%20PAITRA%20ALVES%20DOS%20SANTOS.pdf07fe8c49e9a09d94afb71228c23f497eMD51open access1884/330952019-11-28 09:25:01.02open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/33095Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-28T12:25:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação e a qualificação profissional do jovem com deficiência intelectual e sua inserção no mercado de trabalho formal em Curitiba (1990-2010)
title A formação e a qualificação profissional do jovem com deficiência intelectual e sua inserção no mercado de trabalho formal em Curitiba (1990-2010)
spellingShingle A formação e a qualificação profissional do jovem com deficiência intelectual e sua inserção no mercado de trabalho formal em Curitiba (1990-2010)
Santos, Michele Paitra Alves dos
Dissertações - Sociologia
Pessoas com deficiência - Formação profissional
Pessoas com deficiência - Emprego - Brasil
Pessoas com deficiência - Mercado de trabalho
Sociologia
title_short A formação e a qualificação profissional do jovem com deficiência intelectual e sua inserção no mercado de trabalho formal em Curitiba (1990-2010)
title_full A formação e a qualificação profissional do jovem com deficiência intelectual e sua inserção no mercado de trabalho formal em Curitiba (1990-2010)
title_fullStr A formação e a qualificação profissional do jovem com deficiência intelectual e sua inserção no mercado de trabalho formal em Curitiba (1990-2010)
title_full_unstemmed A formação e a qualificação profissional do jovem com deficiência intelectual e sua inserção no mercado de trabalho formal em Curitiba (1990-2010)
title_sort A formação e a qualificação profissional do jovem com deficiência intelectual e sua inserção no mercado de trabalho formal em Curitiba (1990-2010)
author Santos, Michele Paitra Alves dos
author_facet Santos, Michele Paitra Alves dos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Motim, Benilde Maria Lenzi
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Michele Paitra Alves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Sociologia
Pessoas com deficiência - Formação profissional
Pessoas com deficiência - Emprego - Brasil
Pessoas com deficiência - Mercado de trabalho
Sociologia
topic Dissertações - Sociologia
Pessoas com deficiência - Formação profissional
Pessoas com deficiência - Emprego - Brasil
Pessoas com deficiência - Mercado de trabalho
Sociologia
description Orientadora: Profa. Dra. Benilde Maria Lenzi Motim
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-28T12:25:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-28T12:25:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/33095
url https://hdl.handle.net/1884/33095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 170f. : grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33095/1/R%20-%20D%20-%20MICHELE%20PAITRA%20ALVES%20DOS%20SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 07fe8c49e9a09d94afb71228c23f497e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860372080099328