O sujeito caiçara no mar de sentidos : onde rebenta o discurso?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Maria da, 1987-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/70026
Resumo: Orientadora: Prof(a). Dr(a) Gesualda de Lourdes dos Santos Rasia
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spelling Silva, Ana Maria da, 1987-Rasia, Gesualda dos Santos, 1965-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2021-05-21T21:44:24Z2021-05-21T21:44:24Z2020https://hdl.handle.net/1884/70026Orientadora: Prof(a). Dr(a) Gesualda de Lourdes dos Santos RasiaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 18/09/2020Inclui referências: p.123-127Resumo: Esta tese dedica-se a analisar discursividades sobre e do sujeito caiçara a partir do aporte teórico da Análise do Discurso de linha francesa. A problemática motivadora da pesquisa está relacionada aos efeitos das forças ideológicas, materializadas na língua, que delineiam sujeitos históricos, a partir de uma perpetuação da memória discursiva do que é dito sobre eles, no (des)encontro com sentidos sobre os saberes culturais e que vão, assim, produzindo identidades. Nesse sentido, as inquietações que movem a pesquisa questionam: quais são os modos de constituição discursiva da identidade do sujeito caiçara? Onde circulam esses discursos acerca da cultura de trabalho caiçara? Há regularidades linguísticas nos dizeres dos e sobre os sujeitos caiçaras? Quais são os efeitos de sentido provocados pelo funcionamento ideológico a partir do discurso sobre o sujeito caiçara? Para respondê-las, o corpus discursivo de análise é composto por 20 (vinte) sequências discursivas de sujeitos caiçaras (entrevistados em ambiente escolar e em ambiente de trabalho) e de sujeitos não-caiçaras (professores e trabalhadores de entrepostos de pescados). A partir das análises, é possível compreender sentidos que constroem uma certa identidade ao sujeito caiçara. Pelo olhar do outro, materializado em discursos da indústria pesqueira e da escola servil ao modelo capitalista de (re)produção, o caiçara é um sujeito que não é útil ao trabalho e ao estudo (é o sujeito "vadio" e "preguiçoso"). Pelo olhar dos sujeitos caiçaras, reservado o limite das contradições e atravessamentos do discurso do outro, o esforço dos pais no trabalho pesqueiro é digno de reconhecimento, cansativo, valioso para o sustento familiar. Embora os filhos não queiram, em grande parte, permanecer, no futuro, em empregos relacionados à pesca, o discurso traz efeitos de validação do esforço e trabalho na lida com o mar. Em tensão, esses discursos sobre e do vão tecendo sentidos para e sobre o caiçara. Palavras-chave: Sujeito Caiçara. Ideologia. Formação Imaginária. Discurso.Abstract: The present thesis analyses the discursiveness about and from the caiçara people based on the French Discourse Analysis. The problematic of the research is related to the effects of the ideological forces materialized in the language, from a discursive memory perpetuation of what is said about them, in the (dis)encounter with the meanings about the cultural knowledge, and thus producing identities. In this sense, the issues that motivate this research are: what are the discursive constitution of identity forms of the caiçara people? Where do those discourses about the caiçara's labor culture circulate? Do linguistic regularities in the sayings from and about the caiçara people exist? What are the meaning effects caused by the ideological functioning from the discourse about caiçara people? To answer those questions, the discursive corpus consists of 20 discursive sequences from caiçara people (interviewed in school and work environments) and from non-caiçara people (teachers and fish warehouses workers). Based on the analyses, it is possible to understand the meanings that build a certain identity to the caiçara people. By the other's view, based on fishing industry discourses and on the servile school to the (re)production capitalist model, the caiçaras are not useful to work or study (they are lazy and stray people). By their own view, besides the contradictions and interrupting each other's discourse, their parents' effort in the fishing work is worth of recognition and it is tiring and valuable to the family livelihood. Although most caiçara children do not wish to have fishing-related jobs, their discourses can validate the effort and labor in the sea working. Therefore, those discourses about and from them are creating meanings to and about the caiçara people. Keywords: Caiçara people. Ideology. Imaginary Formation. DiscourseRÉSUMÉ: Cette thèse est dédiée à analyser les discours sur et du sujet caiçara à partir de la contribution théorique de l'Analyse du Discours de branche française. La problématique motivante de la recherche a une relation avec les effets des forces idéologiques, matérialisés dans la langue, qui décrivent des sujets historiques, à partir d'une perpéatuation de la mémoire discursive de ce qui est dit sur eux, dans l'(in)adéquation avec les sens sur les savoirs culturels et, ainsi, en projetant des identités. Dans ce sens, les inquiétations qui bougent la recherche questionnent : quelles sont les façons de constitutions discursives de l'identité du sujet caiçara ? Où circulent-ils ces discours sur la culture de travail caiçara ? Quelles sont les régularités linguistiques des et sur les sujets caiçara ? Quels sont les effets de sens provoqués par le fonctionnement idéologique du discours sur le sujet caiçara ? Pour les répondre, le corpus discursif est composé par 20 (vingt) séquences discursives des sujets caiçaras (interviewés en environnement scolaire et en environnement de travail) et des sujets non-caiçaras (professeurs et travailleurs d'entrepots de poissons). À partir des analyses, il est possible de comprendre des sens qui décrivent une certaine identité au sujet caiçara. Par le regard de l'autre, matérialisés en discours de l'industrie de la pêche et de l'école servile au modèle capitaliste de (re)production, le caiçara est un sujet qui n'est pas utile au travail et aux études (c'est le sujet clochard et parresseux). Par le regard des sujets caiçaras, réservé la limite des contradictions et traversées du discours de l'autre, l'effort des parents dans le travail de la pêche est digne de reconnaissance, fatigant et valoureux pour le soutien familial. Bien que les enfants ne veulent pas, en grande partie, rester, à l'avenir, dans des emplois de la pêche, le discours porte des effets de validation de l'effort et travail dans la relation avec la mer. Sous tension, ce discours sur et du donnent du sens au caiçara. Mots-clés: Sujet Caiçara; Idéologie. Formation imaginaire. Discours156 p. : il. (algumas color.).application/pdfCaiçaraIdentidade socialIdeologiaDiscursoMemoriaLetrasO sujeito caiçara no mar de sentidos : onde rebenta o discurso?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ANA MARIA DA SILVA.pdfapplication/pdf2975814https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70026/1/R%20-%20T%20-%20ANA%20MARIA%20DA%20SILVA.pdf0a817a079ec1a2efcd1fbbe3bfc2d2f6MD51open access1884/700262021-05-21 18:44:24.687open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70026Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-21T21:44:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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