Recriações de Otelo nos palcos brasileiros : do Globe Theatre ao barracão encena
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/41963 |
Resumo: | Orientadora : Profª. Drª. Célia Arns de Miranda |
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Carneiro, Cesar Felipe PereiraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasMiranda, Célia Arns de, 1954-2020-04-28T18:36:37Z2020-04-28T18:36:37Z2015https://hdl.handle.net/1884/41963Orientadora : Profª. Drª. Célia Arns de MirandaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 30/03/2015Inclui referências : f. 101-108Resumo: A tragédia Otelo (1603-1604) é considerada, dentro da obra dramática de William Shakespeare, uma das quatro grandes tragédias, juntamente com Hamlet, Rei Lear e Macbeth. Tendo em vista a premissa de que as peças do autor foram escritas para serem encenadas, a presente pesquisa apresenta, inicialmente, um panorama histórico das recriações de Otelo nos palcos brasileiros. Em um segundo momento, discutem-se as principais questões referentes às estéticas teatrais ilusionista e épica distanciadora. Percebe-se que, sobretudo a partir dos anos 1960, parte dos espetáculos brasileiros recebeu influência das teorias de Bertolt Brecht, que se mostraram como uma forte tendência estética na cena. Finalmente, o objetivo deste estudo é analisar a montagem Otelo, as faces do ciúme, dirigida por Sílvia Monteiro, cuja estreia ocorreu em Curitiba, em 2009, e que se mostrou uma relevante contribuição para a compreensão das ações e reações do ser humano, quando enfrenta uma perturbação avassaladora. No palco, seis atores/personagens vivenciaram a experiência de sua travessia pelo tempo, há quatro séculos vagando e recontando a própria tragédia. A adaptação cênica envolveu modificações no contexto espacial e temporal, bem como realizou uma atualização do texto shakespeariano. O espectador foi provocado a refletir sobre sua própria realidade, que é histórica, passível de crítica e transformável. Pode-se dizer que essa adaptação conseguiu confrontar no espaço cênico duas historicidades: a da tragédia de Otelo, o mouro de Veneza dentro de seu contexto literário-cultural e, obviamente, a do espectador, dentro de sua própria realidade referencial. Palavras-chave: Intermidialidade. William Shakespeare. Otelo, o mouro de Veneza. Teatro brasileiro. Otelo, as faces do ciúme.Abstract: The tragedy Othello (1603-1604) is one of the four greatest tragedies which were written by William Shakespeare. Considering that the author's plays were written for the stage, this research presents, firstly, a historical panorama of Otelo's re-creations in the Brazilian theatre. I also discuss the issues of illusionism and epic distancing effect, considering that Brazilian theatre practitioners have been influenced by Bertolt Brecht's theories since the 1960's. Finally, the last goal of this research is to analyze the play Otelo, as faces do ciúme, which was directed by Sílvia Monteiro, and was performed in Curitiba, in 2009. It has revealed to be a great contribution to understand the actions and reactions of human beings, when they are faced with opposing forces. On stage, six actors/characters experienced their tragedies through all the days of the past and present. The adaptation was modified in relation to space and temporal contexts, resulting in an updating of Shakespeare's play. The spectator was encouraged to reflect about its own historical reality, which can be criticized and transformed. Nevertheless, it can be said that the adaptation created two moments of confrontation on stage: The Tragedy of Othello, The Moor of Venice within its own literary and cultural context and, obviously, the moment of the spectator within its own referential reality. Keywords: Intermediality. William Shakespeare. The Tragedy of Othello, The Moor of Venice. Brazilian theatre. Otelo, as faces do ciúme.120 f.application/pdfDisponível em formato digitalLetrasShakespeare, William, 1564-1616 - Crítica e interpretaçãoTeatro brasileiroRecriações de Otelo nos palcos brasileiros : do Globe Theatre ao barracão encenainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - CESAR FELIPE PEREIRA CARNEIRO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1156https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41963/1/R%20-%20D%20-%20CESAR%20FELIPE%20PEREIRA%20CARNEIRO.pdf.jpge83eadc674e4612398a29b814a9851b4MD51open accessTEXTR - D - CESAR FELIPE PEREIRA CARNEIRO.pdf.txtExtracted Texttext/plain307558https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41963/2/R%20-%20D%20-%20CESAR%20FELIPE%20PEREIRA%20CARNEIRO.pdf.txtdb31ca386968e93aaf309951b41159faMD52open accessORIGINALR - D - CESAR FELIPE PEREIRA CARNEIRO.pdfapplication/pdf3158908https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41963/3/R%20-%20D%20-%20CESAR%20FELIPE%20PEREIRA%20CARNEIRO.pdf971a9c3a3704394e5d663d77934c620aMD53open access1884/419632020-04-28 15:36:37.343open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41963Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-04-28T18:36:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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