Neocolonialismo : letramento crítico, decolonialidade e educação linguística crítica tensionados numa autoetnografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/77561 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Brahim |
id |
UFPR_e1e6d299da0c5e504d0c7d22212cdd1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/77561 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Vaz, Raphael Barreto, 1985-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasBrahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos, 1972-2022-08-04T19:19:21Z2022-08-04T19:19:21Z2022https://hdl.handle.net/1884/77561Orientadora: Profa. Dra. Adriana Cristina Sambugaro de Mattos BrahimDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 31/05/2022Inclui referências: p. 167-178Área de concentração: Estudos LinguísticosResumo: Os estudos dos letramentos (COPE; KALANTZIS, 2016; JORDÃO et al, 2018; LUKE, 2018; MENEZES DE SOUZA, 2011; MONTE MÓR, 2015a; TAKAKI; MONTE MÓR, 2017; MATTOS BRAHIM; HIBARINO, 2020) e os estudos decoloniais (SOUZA; DUBOC, 2021; GROSFOGUEL, 2018; MIGNOLO, 2003; MIGNOLO; WALSH, 2018; QUIJANO, 2000; SOUSA SANTOS, 2019) têm ganhado grande proeminência no contexto da Linguística Aplicada no Brasil. Nesta dissertação faço um apanhado das duas áreas, propondo um letramento outro, a saber o Letramento Neocolonial Crítico (LNC), apresentando um diálogo epistemofágico (JORDÃO, 2011) entre letramentos e decolonialidade, defendendo a hipótese de que mais do que a colonialidade, vivemos num momento neocolonial. A fim de argumentar pelo conceito de neocolonialismo na contemporaneidade, proponho que ele se manifesta em quatro macro-estruturas neocoloniais determinantes, sendo elas: imperialismo estadunidense, neoliberalismo, racismo cultural e globalização. A partir de uma autoetnografia, trago minhas leituras bibliográficas como embasamento teórico, refletindo sobre minha prática como professor de inglês. Ao final, defendo uma educação linguística crítica que inclua discussões em sala de aula que construam sentidos sobre ditas macro-estruturas neocoloniais de modo a desafiar o pensamento hegemônico encabeçado pelo Norte Global, cujo império mais importante hodiernamente são os Estados Unidos (EUA). Logo, questionar o papel que os EUA ocupam no mundo se mostra demasiadamente relevante, especialmente em aulas de inglês.Abstract: Literacies studies (COPE; KALANTZIS, 2016; JORDÃO et al, 2018; LUKE, 2018; MENEZES DE SOUZA, 2011; MONTE MÓR, 2015a; TAKAKI; MONTE MÓR, 2017; MATTOS BRAHIM; HIBARINO, 2020) and decolonial studies (SOUZA; DUBOC, 2021; GROSFOGUEL, 2018; MIGNOLO, 2003; MIGNOLO; WALSH, 2018; QUIJANO, 2000; SOUSA SANTOS, 2019) have gained great prominence in Applied Linguistics (AL) in Brazil. In this dissertation I provide an overview of both areas, proposing a literacy otherwise, namely Critical Social Literacy (CSL), presenting a dialogue between literacy studies and decoloniality, defending the hypothesis that more than in coloniality, we are living in a neocolonial historical moment. Aiming to argue for the concept of neocolonialism in contemporaneity, I propose that it manifests itself through four determining social macro-structures, which are: US imperialism, neoliberalism, cultural racism, and globalization. Stemming from an auto-ethnography, I bring my bibliographical readings as theoretical basis, reflecting on my praxis as an English teacher. By the end, I advocate for a critical linguistic education which includes discussions in the classroom, making meanings about such macro-structures, aiming at challenging the hegemonic thought from the Global North, whose most important empire currently is the United States of America. Hence, questioning the US role in the world becomes paramount, especially in English classes.1 recurso online : PDF.application/pdfImperialismoLinguistica aplicadaLetramentoLíngua inglesaLetrasNeocolonialismo : letramento crítico, decolonialidade e educação linguística crítica tensionados numa autoetnografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RAPHAEL BARRETO VAZ.pdfapplication/pdf2669283https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77561/1/R%20-%20D%20-%20RAPHAEL%20BARRETO%20VAZ.pdf7fe14018b8d82d8ac073510a14710059MD51open access1884/775612022-08-04 16:19:21.594open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77561Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-04T19:19:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Neocolonialismo : letramento crítico, decolonialidade e educação linguística crítica tensionados numa autoetnografia |
title |
Neocolonialismo : letramento crítico, decolonialidade e educação linguística crítica tensionados numa autoetnografia |
spellingShingle |
Neocolonialismo : letramento crítico, decolonialidade e educação linguística crítica tensionados numa autoetnografia Vaz, Raphael Barreto, 1985- Imperialismo Linguistica aplicada Letramento Língua inglesa Letras |
title_short |
Neocolonialismo : letramento crítico, decolonialidade e educação linguística crítica tensionados numa autoetnografia |
title_full |
Neocolonialismo : letramento crítico, decolonialidade e educação linguística crítica tensionados numa autoetnografia |
title_fullStr |
Neocolonialismo : letramento crítico, decolonialidade e educação linguística crítica tensionados numa autoetnografia |
title_full_unstemmed |
Neocolonialismo : letramento crítico, decolonialidade e educação linguística crítica tensionados numa autoetnografia |
title_sort |
Neocolonialismo : letramento crítico, decolonialidade e educação linguística crítica tensionados numa autoetnografia |
author |
Vaz, Raphael Barreto, 1985- |
author_facet |
Vaz, Raphael Barreto, 1985- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, Raphael Barreto, 1985- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos, 1972- |
contributor_str_mv |
Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos, 1972- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imperialismo Linguistica aplicada Letramento Língua inglesa Letras |
topic |
Imperialismo Linguistica aplicada Letramento Língua inglesa Letras |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Brahim |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-04T19:19:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-04T19:19:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/77561 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/77561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77561/1/R%20-%20D%20-%20RAPHAEL%20BARRETO%20VAZ.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7fe14018b8d82d8ac073510a14710059 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860698802749440 |