Neocolonialismo : letramento crítico, decolonialidade e educação linguística crítica tensionados numa autoetnografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Raphael Barreto, 1985-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/77561
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Brahim
id UFPR_e1e6d299da0c5e504d0c7d22212cdd1b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/77561
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Vaz, Raphael Barreto, 1985-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasBrahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos, 1972-2022-08-04T19:19:21Z2022-08-04T19:19:21Z2022https://hdl.handle.net/1884/77561Orientadora: Profa. Dra. Adriana Cristina Sambugaro de Mattos BrahimDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 31/05/2022Inclui referências: p. 167-178Área de concentração: Estudos LinguísticosResumo: Os estudos dos letramentos (COPE; KALANTZIS, 2016; JORDÃO et al, 2018; LUKE, 2018; MENEZES DE SOUZA, 2011; MONTE MÓR, 2015a; TAKAKI; MONTE MÓR, 2017; MATTOS BRAHIM; HIBARINO, 2020) e os estudos decoloniais (SOUZA; DUBOC, 2021; GROSFOGUEL, 2018; MIGNOLO, 2003; MIGNOLO; WALSH, 2018; QUIJANO, 2000; SOUSA SANTOS, 2019) têm ganhado grande proeminência no contexto da Linguística Aplicada no Brasil. Nesta dissertação faço um apanhado das duas áreas, propondo um letramento outro, a saber o Letramento Neocolonial Crítico (LNC), apresentando um diálogo epistemofágico (JORDÃO, 2011) entre letramentos e decolonialidade, defendendo a hipótese de que mais do que a colonialidade, vivemos num momento neocolonial. A fim de argumentar pelo conceito de neocolonialismo na contemporaneidade, proponho que ele se manifesta em quatro macro-estruturas neocoloniais determinantes, sendo elas: imperialismo estadunidense, neoliberalismo, racismo cultural e globalização. A partir de uma autoetnografia, trago minhas leituras bibliográficas como embasamento teórico, refletindo sobre minha prática como professor de inglês. Ao final, defendo uma educação linguística crítica que inclua discussões em sala de aula que construam sentidos sobre ditas macro-estruturas neocoloniais de modo a desafiar o pensamento hegemônico encabeçado pelo Norte Global, cujo império mais importante hodiernamente são os Estados Unidos (EUA). Logo, questionar o papel que os EUA ocupam no mundo se mostra demasiadamente relevante, especialmente em aulas de inglês.Abstract: Literacies studies (COPE; KALANTZIS, 2016; JORDÃO et al, 2018; LUKE, 2018; MENEZES DE SOUZA, 2011; MONTE MÓR, 2015a; TAKAKI; MONTE MÓR, 2017; MATTOS BRAHIM; HIBARINO, 2020) and decolonial studies (SOUZA; DUBOC, 2021; GROSFOGUEL, 2018; MIGNOLO, 2003; MIGNOLO; WALSH, 2018; QUIJANO, 2000; SOUSA SANTOS, 2019) have gained great prominence in Applied Linguistics (AL) in Brazil. In this dissertation I provide an overview of both areas, proposing a literacy otherwise, namely Critical Social Literacy (CSL), presenting a dialogue between literacy studies and decoloniality, defending the hypothesis that more than in coloniality, we are living in a neocolonial historical moment. Aiming to argue for the concept of neocolonialism in contemporaneity, I propose that it manifests itself through four determining social macro-structures, which are: US imperialism, neoliberalism, cultural racism, and globalization. Stemming from an auto-ethnography, I bring my bibliographical readings as theoretical basis, reflecting on my praxis as an English teacher. By the end, I advocate for a critical linguistic education which includes discussions in the classroom, making meanings about such macro-structures, aiming at challenging the hegemonic thought from the Global North, whose most important empire currently is the United States of America. Hence, questioning the US role in the world becomes paramount, especially in English classes.1 recurso online : PDF.application/pdfImperialismoLinguistica aplicadaLetramentoLíngua inglesaLetrasNeocolonialismo : letramento crítico, decolonialidade e educação linguística crítica tensionados numa autoetnografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RAPHAEL BARRETO VAZ.pdfapplication/pdf2669283https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77561/1/R%20-%20D%20-%20RAPHAEL%20BARRETO%20VAZ.pdf7fe14018b8d82d8ac073510a14710059MD51open access1884/775612022-08-04 16:19:21.594open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77561Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-04T19:19:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Neocolonialismo : letramento crítico, decolonialidade e educação linguística crítica tensionados numa autoetnografia
title Neocolonialismo : letramento crítico, decolonialidade e educação linguística crítica tensionados numa autoetnografia
spellingShingle Neocolonialismo : letramento crítico, decolonialidade e educação linguística crítica tensionados numa autoetnografia
Vaz, Raphael Barreto, 1985-
Imperialismo
Linguistica aplicada
Letramento
Língua inglesa
Letras
title_short Neocolonialismo : letramento crítico, decolonialidade e educação linguística crítica tensionados numa autoetnografia
title_full Neocolonialismo : letramento crítico, decolonialidade e educação linguística crítica tensionados numa autoetnografia
title_fullStr Neocolonialismo : letramento crítico, decolonialidade e educação linguística crítica tensionados numa autoetnografia
title_full_unstemmed Neocolonialismo : letramento crítico, decolonialidade e educação linguística crítica tensionados numa autoetnografia
title_sort Neocolonialismo : letramento crítico, decolonialidade e educação linguística crítica tensionados numa autoetnografia
author Vaz, Raphael Barreto, 1985-
author_facet Vaz, Raphael Barreto, 1985-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Raphael Barreto, 1985-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos, 1972-
contributor_str_mv Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Imperialismo
Linguistica aplicada
Letramento
Língua inglesa
Letras
topic Imperialismo
Linguistica aplicada
Letramento
Língua inglesa
Letras
description Orientadora: Profa. Dra. Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Brahim
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-04T19:19:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-04T19:19:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/77561
url https://hdl.handle.net/1884/77561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77561/1/R%20-%20D%20-%20RAPHAEL%20BARRETO%20VAZ.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7fe14018b8d82d8ac073510a14710059
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860698802749440