Número, som e beleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bergonso, Melissa Carla Chornobay
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/30451
Resumo: Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar a estética musical em Boécio (480-524 d.C.), analisando quatro pontos: a noção de beleza, a noção de harmonia, a música sonora propriamente dita e a forma como ela influencia nos afetos humanos. Para isto, a pesquisa divide-se em dois capítulos distintos. No primeiro capítulo são apresentados os principais conceitos acerca da noção de belo em Boécio através de suas obras Topicorum Aristotelis Interpretatio e De Consolatione Philosophiae; e também os principais conceitos relacionados às harmonias (músicas) cósmica, humana e instrumental, também propostas por ele, utilizando-se, para isto, as obras De Institutione Musica e também De Consolatione Philosophiae. No segundo capítulo aborda-se a questão da música sonora propriamente dita e, tendo-se por base o livro De Institutione Musica, aponta-se os principais conceitos acerca das consonâncias e dissonâncias musicais; e também o modo como a música influencia o caráter e as disposições da alma humana. Os resultados indicam que o pensamento estético-musical de Boécio está fundamentado, em um primeiro plano, no número, na proporção e na ordem dos elementos, e, em um segundo plano, na apreensão sensível e racional dos sons. Observa-se que, para Boécio, existe uma centralidade da noção de harmonia enquanto ordem, tanto para a questão da beleza quanto para a questão das harmonias musicais. Verifica-se também que os conceitos de consonância e dissonância estão relacionados com a percepção sensível e matemática da música. Por fim, constata-se que a música exerce um papel emotivo/comportamental sobre o ser humano, dado seus efeitos psicológicos sobre ele.
id UFPR_e200e0ac21c5c3c75a2b0f9780792ea3
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/30451
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Bergonso, Melissa Carla ChornobayYampolschi, RoseaneUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música2013-07-29T12:25:10Z2013-07-29T12:25:10Z2013-07-29http://hdl.handle.net/1884/30451Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar a estética musical em Boécio (480-524 d.C.), analisando quatro pontos: a noção de beleza, a noção de harmonia, a música sonora propriamente dita e a forma como ela influencia nos afetos humanos. Para isto, a pesquisa divide-se em dois capítulos distintos. No primeiro capítulo são apresentados os principais conceitos acerca da noção de belo em Boécio através de suas obras Topicorum Aristotelis Interpretatio e De Consolatione Philosophiae; e também os principais conceitos relacionados às harmonias (músicas) cósmica, humana e instrumental, também propostas por ele, utilizando-se, para isto, as obras De Institutione Musica e também De Consolatione Philosophiae. No segundo capítulo aborda-se a questão da música sonora propriamente dita e, tendo-se por base o livro De Institutione Musica, aponta-se os principais conceitos acerca das consonâncias e dissonâncias musicais; e também o modo como a música influencia o caráter e as disposições da alma humana. Os resultados indicam que o pensamento estético-musical de Boécio está fundamentado, em um primeiro plano, no número, na proporção e na ordem dos elementos, e, em um segundo plano, na apreensão sensível e racional dos sons. Observa-se que, para Boécio, existe uma centralidade da noção de harmonia enquanto ordem, tanto para a questão da beleza quanto para a questão das harmonias musicais. Verifica-se também que os conceitos de consonância e dissonância estão relacionados com a percepção sensível e matemática da música. Por fim, constata-se que a música exerce um papel emotivo/comportamental sobre o ser humano, dado seus efeitos psicológicos sobre ele.application/pdfBoecio, m.524Dissertações - MusicaMúsica - Aspectos psicologicosMusica - Filosofia e esteticaHarmonia (Musica)Números na arteNúmero, som e belezainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MELISSA CARLA CHORNOBAY BERGONSO.pdfapplication/pdf1258039https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30451/1/R%20-%20D%20-%20MELISSA%20CARLA%20CHORNOBAY%20BERGONSO.pdf15e8a859e5a5b227c03b44c2fbdad1c1MD51open accessTEXTR - D - MELISSA CARLA CHORNOBAY BERGONSO.pdf.txtR - D - MELISSA CARLA CHORNOBAY BERGONSO.pdf.txtExtracted Texttext/plain234537https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30451/2/R%20-%20D%20-%20MELISSA%20CARLA%20CHORNOBAY%20BERGONSO.pdf.txt6f16b2633feb160c5c3e4230ebd45768MD52open accessTHUMBNAILR - D - MELISSA CARLA CHORNOBAY BERGONSO.pdf.jpgR - D - MELISSA CARLA CHORNOBAY BERGONSO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1112https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30451/3/R%20-%20D%20-%20MELISSA%20CARLA%20CHORNOBAY%20BERGONSO.pdf.jpg71cd8ee24cf2f40734336c9fdae278c0MD53open access1884/304512016-04-07 10:59:18.438open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/30451Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T13:59:18Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Número, som e beleza
title Número, som e beleza
spellingShingle Número, som e beleza
Bergonso, Melissa Carla Chornobay
Boecio, m.524
Dissertações - Musica
Música - Aspectos psicologicos
Musica - Filosofia e estetica
Harmonia (Musica)
Números na arte
title_short Número, som e beleza
title_full Número, som e beleza
title_fullStr Número, som e beleza
title_full_unstemmed Número, som e beleza
title_sort Número, som e beleza
author Bergonso, Melissa Carla Chornobay
author_facet Bergonso, Melissa Carla Chornobay
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Yampolschi, Roseane
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.author.fl_str_mv Bergonso, Melissa Carla Chornobay
dc.subject.por.fl_str_mv Boecio, m.524
Dissertações - Musica
Música - Aspectos psicologicos
Musica - Filosofia e estetica
Harmonia (Musica)
Números na arte
topic Boecio, m.524
Dissertações - Musica
Música - Aspectos psicologicos
Musica - Filosofia e estetica
Harmonia (Musica)
Números na arte
description Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar a estética musical em Boécio (480-524 d.C.), analisando quatro pontos: a noção de beleza, a noção de harmonia, a música sonora propriamente dita e a forma como ela influencia nos afetos humanos. Para isto, a pesquisa divide-se em dois capítulos distintos. No primeiro capítulo são apresentados os principais conceitos acerca da noção de belo em Boécio através de suas obras Topicorum Aristotelis Interpretatio e De Consolatione Philosophiae; e também os principais conceitos relacionados às harmonias (músicas) cósmica, humana e instrumental, também propostas por ele, utilizando-se, para isto, as obras De Institutione Musica e também De Consolatione Philosophiae. No segundo capítulo aborda-se a questão da música sonora propriamente dita e, tendo-se por base o livro De Institutione Musica, aponta-se os principais conceitos acerca das consonâncias e dissonâncias musicais; e também o modo como a música influencia o caráter e as disposições da alma humana. Os resultados indicam que o pensamento estético-musical de Boécio está fundamentado, em um primeiro plano, no número, na proporção e na ordem dos elementos, e, em um segundo plano, na apreensão sensível e racional dos sons. Observa-se que, para Boécio, existe uma centralidade da noção de harmonia enquanto ordem, tanto para a questão da beleza quanto para a questão das harmonias musicais. Verifica-se também que os conceitos de consonância e dissonância estão relacionados com a percepção sensível e matemática da música. Por fim, constata-se que a música exerce um papel emotivo/comportamental sobre o ser humano, dado seus efeitos psicológicos sobre ele.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-07-29T12:25:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-29T12:25:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/30451
url http://hdl.handle.net/1884/30451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30451/1/R%20-%20D%20-%20MELISSA%20CARLA%20CHORNOBAY%20BERGONSO.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30451/2/R%20-%20D%20-%20MELISSA%20CARLA%20CHORNOBAY%20BERGONSO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30451/3/R%20-%20D%20-%20MELISSA%20CARLA%20CHORNOBAY%20BERGONSO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 15e8a859e5a5b227c03b44c2fbdad1c1
6f16b2633feb160c5c3e4230ebd45768
71cd8ee24cf2f40734336c9fdae278c0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860458843471872