De institutione musica, de Boécio - Livro 1: tradução e comentários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carolina Parizzi Castanheira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7QRGC9
Resumo: Este trabalho apresenta uma tradução comentada do livro 1 de De institutione musica, de Boécio, obra que concentra várias teorias musicais da antiguidade e que foi o principal (e praticamente o único) texto usado nos estudos de música ao longo da Idade Média. A escolha do livro 1 deve-se ao fato deste ser uma síntese de todo o tratado, formando uma introdução independente da disciplina, que pode ser estudada isoladamente. A tradução, a primeira da obra em Língua Portuguesa, é acompanhada de notas explicativas e de um estudo introdutório, que tornaram possível uma melhor compreensão das idéias apresentadas no texto. Principalmente, ajuda a identificar as teorias que o fundamentam (teorias harmônicas aristoxênicas e, acima de tudo, pitagóricas; teorias acústicas; teoria do éthos musical), as fontes que lhe serviram de base (essencialmente, Nicômaco e Ptolomeu) e as suas influências na pensamento musical do ocidente.
id UFMG_23843e2192604f3c9abd931bd11fdb4f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-7QRGC9
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sandra Maria Gualberto Braga BianchetHeloisa Maria Moraes Moreira PennaJacyntho Jose Lins BrandaoCarolina Parizzi Castanheira2019-08-12T06:17:20Z2019-08-12T06:17:20Z2009-04-02http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7QRGC9Este trabalho apresenta uma tradução comentada do livro 1 de De institutione musica, de Boécio, obra que concentra várias teorias musicais da antiguidade e que foi o principal (e praticamente o único) texto usado nos estudos de música ao longo da Idade Média. A escolha do livro 1 deve-se ao fato deste ser uma síntese de todo o tratado, formando uma introdução independente da disciplina, que pode ser estudada isoladamente. A tradução, a primeira da obra em Língua Portuguesa, é acompanhada de notas explicativas e de um estudo introdutório, que tornaram possível uma melhor compreensão das idéias apresentadas no texto. Principalmente, ajuda a identificar as teorias que o fundamentam (teorias harmônicas aristoxênicas e, acima de tudo, pitagóricas; teorias acústicas; teoria do éthos musical), as fontes que lhe serviram de base (essencialmente, Nicômaco e Ptolomeu) e as suas influências na pensamento musical do ocidente.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBoécio, m 524 De institutione musica Traduções para o portuguêsTeoria musicalHarmonia (Música)MusicaBoécio, m 524 De institutione musica Crítica e interpretaçãoTradução e interpretaçãoLiteraturamúsicaBoéciopitagóricosDe institutione musica, de Boécio - Livro 1: tradução e comentáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_completo.pdfapplication/pdf1751157https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-7QRGC9/1/disserta__o_completo.pdf2e80a3eef1d6908b0cdae2d506c7d966MD51TEXTdisserta__o_completo.pdf.txtdisserta__o_completo.pdf.txtExtracted texttext/plain323455https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-7QRGC9/2/disserta__o_completo.pdf.txt4a55f61100fcb69176ec9fdbcf8de80dMD521843/ECAP-7QRGC92019-11-14 11:19:16.995oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-7QRGC9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:19:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv De institutione musica, de Boécio - Livro 1: tradução e comentários
title De institutione musica, de Boécio - Livro 1: tradução e comentários
spellingShingle De institutione musica, de Boécio - Livro 1: tradução e comentários
Carolina Parizzi Castanheira
música
Boécio
pitagóricos
Boécio, m 524 De institutione musica Traduções para o português
Teoria musical
Harmonia (Música)
Musica
Boécio, m 524 De institutione musica Crítica e interpretação
Tradução e interpretação
Literatura
title_short De institutione musica, de Boécio - Livro 1: tradução e comentários
title_full De institutione musica, de Boécio - Livro 1: tradução e comentários
title_fullStr De institutione musica, de Boécio - Livro 1: tradução e comentários
title_full_unstemmed De institutione musica, de Boécio - Livro 1: tradução e comentários
title_sort De institutione musica, de Boécio - Livro 1: tradução e comentários
author Carolina Parizzi Castanheira
author_facet Carolina Parizzi Castanheira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sandra Maria Gualberto Braga Bianchet
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Heloisa Maria Moraes Moreira Penna
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jacyntho Jose Lins Brandao
dc.contributor.author.fl_str_mv Carolina Parizzi Castanheira
contributor_str_mv Sandra Maria Gualberto Braga Bianchet
Heloisa Maria Moraes Moreira Penna
Jacyntho Jose Lins Brandao
dc.subject.por.fl_str_mv música
Boécio
pitagóricos
topic música
Boécio
pitagóricos
Boécio, m 524 De institutione musica Traduções para o português
Teoria musical
Harmonia (Música)
Musica
Boécio, m 524 De institutione musica Crítica e interpretação
Tradução e interpretação
Literatura
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Boécio, m 524 De institutione musica Traduções para o português
Teoria musical
Harmonia (Música)
Musica
Boécio, m 524 De institutione musica Crítica e interpretação
Tradução e interpretação
Literatura
description Este trabalho apresenta uma tradução comentada do livro 1 de De institutione musica, de Boécio, obra que concentra várias teorias musicais da antiguidade e que foi o principal (e praticamente o único) texto usado nos estudos de música ao longo da Idade Média. A escolha do livro 1 deve-se ao fato deste ser uma síntese de todo o tratado, formando uma introdução independente da disciplina, que pode ser estudada isoladamente. A tradução, a primeira da obra em Língua Portuguesa, é acompanhada de notas explicativas e de um estudo introdutório, que tornaram possível uma melhor compreensão das idéias apresentadas no texto. Principalmente, ajuda a identificar as teorias que o fundamentam (teorias harmônicas aristoxênicas e, acima de tudo, pitagóricas; teorias acústicas; teoria do éthos musical), as fontes que lhe serviram de base (essencialmente, Nicômaco e Ptolomeu) e as suas influências na pensamento musical do ocidente.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-04-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T06:17:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T06:17:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7QRGC9
url http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7QRGC9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-7QRGC9/1/disserta__o_completo.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-7QRGC9/2/disserta__o_completo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e80a3eef1d6908b0cdae2d506c7d966
4a55f61100fcb69176ec9fdbcf8de80d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589575343341568