O Conceito de civilização na Antiguidade Tardia Romano-Oriental : a proposta de Justiniano e as idealizações de Cosme Indicopleustes (séc. VI).

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Main Author: Lossio Junior, Walter Oliveira
Publication Date: 2010
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFPR
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Summary: Orientador: Prof. Dr. Prof. Dr. Renan Frighetto
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spelling Lossio Junior, Walter OliveiraFrighetto, Renan, 1974-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História2019-11-12T16:26:19Z2019-11-12T16:26:19Z2010https://hdl.handle.net/1884/24939Orientador: Prof. Dr. Prof. Dr. Renan FrighettoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 13/09/2010Bibliografia: fls. 80-84Resumo: Trabalhar com qualquer tema relacionado à porção Oriental de nosso planeta não é das tarefas mais fáceis. As fontes são menos conhecidas, as traduções nem sempre são confiáveis, entre outras várias questões. Tudo isso diminuí, consideravelmente, os parâmetros de comparação tão úteis em qualquer estudo historiográfico. Felizmente, estas restrições são cada vez "menos respeitadas" e diversos autores procuram contornar estes problemas e produzir obras que recolocam o Oriente no mapa. A fonte primária desta dissertação provém de três manuscritos diferentes. O primeiro, encontrado no século IX, foi primeiramente chamado de Vaticanus; os outros dois, ambos encontrados no século XI, foram inicialmente denominados Sinaiticus e Laurentianus. Muito se discute sobre a integridade da obra. Alguns autores consideram que estes três manuscritos são partes de obras distintas, mas como não se encontrou mais nenhuma produção literária deste mesmo autor, fez-se regra compilar e editar estes três manuscritos como uma única obra, a "Topografia Cristã", escrita por um viajante e comerciante alexandrino denominado Cosme Indicopleustes, ou Cosme, o navegador do Índico. A obra deixada por ele relata toda uma ideologia político-cultural do contexto de seu autor. A unificação da fé católica sob a tutela de Constantinopla, proposta política e religiosa promovida por Justiniano, aparece no texto na visão própria e singular de Cosme, demonstrando que este aspecto se encontrava fortemente inserido na cultura interna do Império Romano Oriental. Cosme é um paradigma inevitável entre os pensamentos científico e religioso. Utiliza-se de fatos, dados matemáticos e inúmeros outros artifícios quando estes o favorecem, mas sempre manipula os resultados para que nunca ultrapassem suas pré-concepções retiradas diretamente das Sagradas Escrituras. A obra foi escrita durante o reinado de Justiniano (527 – 565), imperador nascido em Skopje, na região da Macedônia e sobrinho do imperador Justino, que havia chegado ao trono por meios militares. Foi educado em Constantinopla e viu o conflito com o Ocidente atingir seu ápice, com a perseguição de seu tio as seitas heréticas cristãs. É, também, personagem considerado por muitos como o último imperador do Império Romano do Oriente e o primeiro do Império Bizantino. Este período de transição transpareceu em seus atos políticos. Foi com Justiniano que aconteceu a última tentativa de uma política de reunificação dos antigos territórios do Império Romano, além de representar a primeira vez que esta iniciativa partia do lado oriental do território. A "Renovatio Imperium" foi um audacioso projeto de reconquista dos territórios ocidentais (como a Península Itálica e o Norte da África) e de expansão aos territórios orientais, representados imediatamente pelos maiores rivais dos bizantinos, os Persas da dinastia Sassânida. Resgatava-se uma velha ideologia ante ao Ocidente, qualquer território uma vez romano é, para sempre, inalienável do império.Abstract: Work with any theme related to the Eastern portion of our planet isn.t the easiest task. The sources are mostly unknown, the translations aren.t always reliable, among other various issues. All of this considerably decreases the comparison parameters so useful in this kind of study. Fortunately, these restrictions are becoming "less respected" and several authors are seeking to ignore these problems and produce works that re-established the East on the map. The primary source of this dissertation comes from three different manuscripts. The first, found in the ninth century, was first called Vaticanus, the other two, both found in the eleventh century, were originally called Sinaiticus and Laurentianus. Still, there are debates about the integrity of the work. Some authors consider that these three manuscripts are parts of different works, but as wasn.t found any more production of the same author, these three manuscripts are normally compiled and edited as a single work, named the "Christian Topography", written by an Alexandrian merchant and traveler named Cosmas Indicopleustes or Cosmas, the navigator of the Indian Ocean. The work represents the entire political ideology and cultural context of its author. The unification of the Catholic faith under Constantinople, religious and political proposal promoted by Justinian, appears in the text on the unique vision of Cosmas, demonstrating that this was firmly inserted in the internal culture of the Eastern Roman Empire. Cosmas is an inevitable paradigm between scientific and religious thoughts. He uses facts, mathematical data and others procedures, when they favor him, but always manipulate the final results so they never exceed his preconceptions taken directly from the Holy Scriptures. The work was written during the reign of Justinian (527-565) emperor born in Skopje, Macedonia, and nephew of the previous emperor Justin, who came to the throne by military means. He was educated in Constantinople and saw the conflict with the West reaches its climax with the persecution of the heretical Christian sects by his uncle. Justinian is, also, considered by many as the last emperor of the Eastern Roman Empire and the first of the Byzantine Empire. This transition period appears in his political acts. With Justinian occurred the last reunification attempt of the former territories of the Roman Empire and the first time that this initiative started from the eastern side of the territory. The "Renovatio Imperium" was an ambitious project to reconquer the western territories (such as the Italian Peninsula and the North of Africa) and expand to the Eastern territories, occupied by the greatest enemies of the Eastern Roman Empire, the Persian Sassanid dynasty. That was the representation of an old ideology well known to the Romans, any territory once a part of the empire is forever inalienable.84f. : il. [algumas color.].application/pdfDisponível em formato digitalRelações culturaisJustiniano I, Imperador Bizantino, 483? - 565Civilização oriental - HistóriaDissertações - HistóriaHistóriaO Conceito de civilização na Antiguidade Tardia Romano-Oriental : a proposta de Justiniano e as idealizações de Cosme Indicopleustes (séc. 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