Os caminhos da formação continuada na rede municipal de ensino de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Martha Christina Ferreira Zimermann Bueno de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/20959
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Clùdia Barcelos de Moura Abreu
id UFPR_e5439f5ffe81f5fb3e61aa81b96fb8f2
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/20959
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Morais, Martha Christina Ferreira Zimermann Bueno deAbreu, Claudia Barcelos de Moura, 1964-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-11-27T17:49:58Z2020-11-27T17:49:58Z2009https://hdl.handle.net/1884/20959Orientadora: Profª. Drª. Clùdia Barcelos de Moura AbreuDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educão, Programa de Pós-Graduação em Educção. Defesa: Curitiba, 27/08/2009Inclui bibliografiaResumo : A formação continuada do docente, tema deste trabalho, se apresenta como uma das condições para que o processo de ensino-aprendizagem amplie as possibilidades de apropriação, tanto do aluno quanto do professor, do conhecimento científico mais avançado produzido pela humanidade. No caso do professor, esta apropriação significa, ainda, redimensionar este conhecimento de forma que se transforme em saber escolar, com a seleção das melhores estratégias de ensino de acordo com as características de seus alunos. A proposta deste estudo é investigar como o processo de formação continuada do professor, utilizado como estratégia de formação profissional, foi se caracterizando na Rede Municipal de Ensino de Curitiba (RME), a partir da análise dos cursos ofertados entre 1980 e 2007 para os professores que atuam no Ensino Fundamental, enfocando as tendências que fundamentam a capacitação docente, analisando-as sob a perspectiva do trabalho como práxis humana. Os cursos de formação foram escolhidos para esta investigação porque são programas que foram utilizados como estratégias de formação continuada ao longo dos 28 anos pesquisados. A pesquisa foi norteada pelas hipóteses de que os caminhos da formação continuada na RME de Curitiba começam a delinear-se a partir de 1980, apresentando tendências múltiplas que, gradativamente, assumem a perspectiva da formação do professor prático-reflexivo e de que sua política de formação continuada é pautada pela ausência de uma diretriz teórico-metodológica. Além da pesquisa bibliográfica e documental foram realizadas entrevistas com profissionais da educação que, em algum momento, atuaram como organizadores dos cursos de formação ou como pedagogos em escolas municipais sendo, portanto, responsáveis pela formação do professor no ambiente escolar. A pesquisa demonstrou que, a formação continuada na RME de Curitiba, sempre esteve marcada pela tendência ao desenvolvimento de uma técnica de trabalho, muito mais do que a discussão sobre ela. A hipótese de que a formação continuada na RME apresenta múltiplas tendências se confirmou. No entanto, a ênfase na formação do professor prático-reflexivo não se comprovou, sendo que se averigua uma tendência de retorno ao treinamento, com propostas de oficinas e elaboração de manuais para os professores. A ausência de um programa de formação continuada que oriente o trabalho docente sob a perspectiva de uma diretriz teórico-metodológica foi constatada nas propostas dos cursos de formação quando se observa, a partir de 1991, a participação de profissionais de diferentes tendências como docentes dos cursos.Abstract : Continued teacher training, to be studied in this work, appears as one of the conditions for the teaching-learning process to expand its possibilities in order for both the student and the teacher to acquire the highest levels of scientific knowledge produced by mankind. For the teacher, this means handling this knowledge so as to apply it to the teaching process, choosing the most efficient teaching strategies to accommodate students’ characteristics. This study aims at investigating how the process of continued teacher training, used as a strategy for coaching, has been characterized in the Municipal Teaching Network of Curitiba (RME). This will be done through the analysis of courses offered between 1980 and 2007 for elementary school teachers, focusing the trends which underlie teacher training, and analyzing them from the perspective of work as human praxis. The training courses were chosen for this investigation for their having been used as strategies for continued education throughout the 28-year period under study. The researched was guided by hypotheses that the way for continued education in the Curitiba RME started to be paved in 1980, showing multiple tendencies which, gradually, take on the role of the practical-reflexive teacher training, without theoretical or methodological guidelines for its policies for continued teacher training. Federal and municipal laws relevant to the study were researched for this investigation, as well as documents and literature on the subject. Interviews were carried out with professionals in the field of education, who have worked as organizers for training courses or as pedagogues in public schools and have, therefore, been responsible for teacher training in the school environment. The research has shown that continued teacher training in the RME in Curitiba has always been marked by the tendency towards the development of a work technique, rather than a discussion about it. The hypothesis that continued training in the RME presents a multiplicity of tendencies has been confirmed. However, the emphasis on the formation of a practical-reflexive teacher has not, thus arousing a necessity for investigating the tendency towards the return to training, with propositions for workshops and the making of manuals for teachers. The lack of theoretical and methodological guidelines has been confirmed in the propositions for training courses when one observes, from 1991 on, the participation of teachers from different backgrounds.241 f. : grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoEducaçãoEducação permanenteProfessoresOs caminhos da formação continuada na rede municipal de ensino de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMORAIS Martha C F Z B dissertacao 2009.pdfapplication/pdf2903272https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20959/1/MORAIS%20Martha%20C%20F%20Z%20B%20dissertacao%202009.pdf0453a21e8b19e4e296b8caacb87368fdMD51open accessTEXTMORAIS Martha C F Z B dissertacao 2009.pdf.txtExtracted Texttext/plain610701https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20959/2/MORAIS%20Martha%20C%20F%20Z%20B%20dissertacao%202009.pdf.txt7697f00fd0c743a2600a2a87fdbce448MD52open accessTHUMBNAILMORAIS Martha C F Z B dissertacao 2009.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1255https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20959/3/MORAIS%20Martha%20C%20F%20Z%20B%20dissertacao%202009.pdf.jpg08a7b9c2f16510f4ce6663f589635ae0MD53open access1884/209592020-11-27 14:49:58.883open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/20959Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-11-27T17:49:58Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os caminhos da formação continuada na rede municipal de ensino de Curitiba
title Os caminhos da formação continuada na rede municipal de ensino de Curitiba
spellingShingle Os caminhos da formação continuada na rede municipal de ensino de Curitiba
Morais, Martha Christina Ferreira Zimermann Bueno de
Dissertações - Educação
Educação
Educação permanente
Professores
title_short Os caminhos da formação continuada na rede municipal de ensino de Curitiba
title_full Os caminhos da formação continuada na rede municipal de ensino de Curitiba
title_fullStr Os caminhos da formação continuada na rede municipal de ensino de Curitiba
title_full_unstemmed Os caminhos da formação continuada na rede municipal de ensino de Curitiba
title_sort Os caminhos da formação continuada na rede municipal de ensino de Curitiba
author Morais, Martha Christina Ferreira Zimermann Bueno de
author_facet Morais, Martha Christina Ferreira Zimermann Bueno de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Abreu, Claudia Barcelos de Moura, 1964-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Martha Christina Ferreira Zimermann Bueno de
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Educação
Educação permanente
Professores
topic Dissertações - Educação
Educação
Educação permanente
Professores
description Orientadora: Profª. Drª. Clùdia Barcelos de Moura Abreu
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-27T17:49:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-27T17:49:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/20959
url https://hdl.handle.net/1884/20959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 241 f. : grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20959/1/MORAIS%20Martha%20C%20F%20Z%20B%20dissertacao%202009.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20959/2/MORAIS%20Martha%20C%20F%20Z%20B%20dissertacao%202009.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20959/3/MORAIS%20Martha%20C%20F%20Z%20B%20dissertacao%202009.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0453a21e8b19e4e296b8caacb87368fd
7697f00fd0c743a2600a2a87fdbce448
08a7b9c2f16510f4ce6663f589635ae0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860622453833728