As políticas de formação continuada na rede municipal de ensino Campina Grande do Sul : o que dizem os professores e professoras do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deppa, Jeniffer Costa Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/58521
Resumo: Orientadora : Roberlayne de Oliveira Borges Roballo
id UFPR_fbdc82a5bcb25de3d8377ec97d13affd
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58521
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Deppa, Jeniffer Costa PereiraRoballo, Roberlayne de Oliveira BorgesUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais2020-02-12T18:45:31Z2020-02-12T18:45:31Z2018https://hdl.handle.net/1884/58521Orientadora : Roberlayne de Oliveira Borges RoballoMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas EducacionaisInclui referênciasResumo : O presente trabalho trás um estudo e análise sobre as políticas educacionais e programas no campo da formação continuada de professores no município de Campina Grande do Sul e no País, destacando-se a formação docente e valorização do magistério contemplando aspectos históricos, políticos e culturais. Com o objetivo de discutir as políticas educacionais e programas no campo da formação de professores foram realizadas entrevistas com os professores da rede municipal de ensino sobre a formação continuada no município. A base teórica que compõe este trabalho está subsidiada na contribuição dos seguintes autores: Louro (2004), Tanuri (2001), Nóvoa (1991) e Saviani (2009). A pesquisa foi de caráter qualitativo envolvendo a análise documental e a coleta de dados por meio de entrevistas realizadas com os professores. A avaliação dos professores participantes das entrevistas indicou que apesar de ainda existirem fragilidades, o processo de formação continuada é uma valiosa oportunidade de aprendizagem, oferecendo aos professores a possibilidade de dar sentido à sua prática pedagógica e refletir sobre a importância de suas ações para a promoção uma educação de qualidade. O investimento na formação continuada dos professores reverte-se em práticas pedagógicas conscientes e comprometidas com a efetivação de um ensino significativo de qualidade.Abstract : This paper presents a study and analysis of the educational policies and programs in the field of continuing teacher education in the city of Campina Grande do Sul and in the country, highlighting teacher education and valorization of the teaching profession, taking into account historical, political and cultural aspects. In order to discuss educational policies and programs in the field of teacher training, interviews were conducted with the teachers of the municipal education network on continuing education in the municipality. The theoretical base that compose this work is subsidized in the contribution of the following authors: Louro (2004), Tanuri (2001), Nóvoa (1991) and Saviani (2009). The research was qualitative, involving documentary analysis and data collection through interviews with teachers. The evaluation of the teachers participating in the interviews indicated that although there are still weaknesses, the process of continuing education is a valuable learning opportunity, offering teachers the possibility to give meaning to their pedagogical practice and to reflect on the importance of their actions for the promotion quality education. The investment in the continuous formation of the teachers reverberates in pedagogical practices conscious and committed with the accomplishment of a significant teaching of quality.51 p.application/pdfProfessores - Educação permanentePratica de ensinoAs políticas de formação continuada na rede municipal de ensino Campina Grande do Sul : o que dizem os professores e professoras do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - JENIFFER COSTA PEREIRA DEPPA.pdfapplication/pdf668595https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58521/1/R%20-%20E%20-%20JENIFFER%20COSTA%20PEREIRA%20DEPPA.pdfc043ccbf05ad2fc2a3237b883cb11dd7MD51open access1884/585212020-02-12 15:45:31.195open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58521Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-12T18:45:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As políticas de formação continuada na rede municipal de ensino Campina Grande do Sul : o que dizem os professores e professoras do ensino fundamental
title As políticas de formação continuada na rede municipal de ensino Campina Grande do Sul : o que dizem os professores e professoras do ensino fundamental
spellingShingle As políticas de formação continuada na rede municipal de ensino Campina Grande do Sul : o que dizem os professores e professoras do ensino fundamental
Deppa, Jeniffer Costa Pereira
Professores - Educação permanente
Pratica de ensino
title_short As políticas de formação continuada na rede municipal de ensino Campina Grande do Sul : o que dizem os professores e professoras do ensino fundamental
title_full As políticas de formação continuada na rede municipal de ensino Campina Grande do Sul : o que dizem os professores e professoras do ensino fundamental
title_fullStr As políticas de formação continuada na rede municipal de ensino Campina Grande do Sul : o que dizem os professores e professoras do ensino fundamental
title_full_unstemmed As políticas de formação continuada na rede municipal de ensino Campina Grande do Sul : o que dizem os professores e professoras do ensino fundamental
title_sort As políticas de formação continuada na rede municipal de ensino Campina Grande do Sul : o que dizem os professores e professoras do ensino fundamental
author Deppa, Jeniffer Costa Pereira
author_facet Deppa, Jeniffer Costa Pereira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Roballo, Roberlayne de Oliveira Borges
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais
dc.contributor.author.fl_str_mv Deppa, Jeniffer Costa Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Educação permanente
Pratica de ensino
topic Professores - Educação permanente
Pratica de ensino
description Orientadora : Roberlayne de Oliveira Borges Roballo
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-12T18:45:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-12T18:45:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/58521
url https://hdl.handle.net/1884/58521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 51 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58521/1/R%20-%20E%20-%20JENIFFER%20COSTA%20PEREIRA%20DEPPA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c043ccbf05ad2fc2a3237b883cb11dd7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860853052473344