Para a psicologia de classe : contribuições da psicologia histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lewin, Mateus Landoski, 1991-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/73477
Resumo: Orientador: Prof. Dr. João Henrique Rossler
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spelling Lewin, Mateus Landoski, 1991-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaRossler, João Henrique, 1966-2022-02-16T19:36:13Z2022-02-16T19:36:13Z2021https://hdl.handle.net/1884/73477Orientador: Prof. Dr. João Henrique RosslerDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 20/09/2021Inclui referências: p. 161-168Resumo: O presente estudo, de caráter teórico-conceitual, tem como objetivo principal analisar a categoria psicologia de classe, utilizada por George Plekhanov e por Lev Semenovitch Vigotski. O intuito é rastrear, na obra destes autores, determinações que possibilitem o desenvolvimento dessa categoria como conceito mediador, o qual permita a transposição da Psicologia Histórico-Cultural (PHC), originada numa experiência de transição ao socialismo, para uma sociedade de classes como a brasileira contemporânea. A justificativa deste trabalho parte do entendimento que a maioria das obras da PHC contemporânea se limitam a uma transposição mecânica de suas intencionalidades de origem (formular políticas públicas para consolidar o socialismo), porém, de modo geral, a partir de uma apropriação insuficiente das categorias fundamentais que permitam a compreensão da sociedade de classes: o materialismo histórico, a doutrina econômica de Marx e o conceito de consciência de classe. Nesse sentido, a trajetória da pesquisa consiste de três momentos articulados: 1) a análise dos fundamentos do marxismo como concepção de mundo do proletariado, do ponto de vista da filosofia (materialismo dialético), da análise das formações sociais e da produção material (materialismo histórico) e do seu sentido ideo-político (consciência de classe); 2) a exposição dos traços fundamentais da psicologia histórico-cultural e dos problemas de sua trajetória histórica, abordando as categorias de consciência, atividade, autoconsciência e consciência de classe, bem como a sua determinação mútua; 3) a análise dos fragmentos encontrados na produção de George Plekhanov e Lev Vigotski acerca da categoria de psicologia de classe, a fim de dar-lhe concreção e elevá-la ao grau de conceito. Verificou-se que, embora sejam poucas as vezes que a categoria psicologia de classe foi empregada, os eixos teóricos que permitem elevar sua concretude foram já coerentemente estabelecidos. Desta forma, concluímos que a psicologia de classe, ou consciência psicológica de classe, consiste no conjunto de componentes internos da consciência que mediados por um sistema de conceitos internalizados, aproximam o individuo de uma determinada classe social, determinando sua concepção de mundo e sua personalidade. Esta se desenvolve por meio da comunidade de vida, da atividade e dos interesses do individuo. Portanto, a psicologia de classe trata-se da categoria central que deve mediar o desenvolvimento teórico e a aplicação da PHC, sobretudo em uma sociedade marcada pela divisão de classes.Abstract: The present study, theoretical and conceptual in nature, aims to analyze the category of class psychology, employed by George Plekhanov and Lev Semenovitch Vigotski, tracking within their respective works determinations that lead to its development as a concept that would allow the mediation of Cultural-Historical Psychology (CHP), originated from an experience of transition to socialism, for a class society such as that of contemporary Brazil, whilst promoting an approximation of psychology toward its marxist theoretical and epistemological arsenal. The justification for this investigation derives from the understanding that most current works from contemporary CHP are limited to a mechanical transposition of the original intentions of this field (to formulate public policies to consolidate socialism), and generally show little appropriation of the categories that allow the comprehension of class society and its inner workings: historical materialism, Marx's economical doctrine and class consciousness. In that regard, the trajectory of this research consisted of three fundamental moments: 1) An analysis of the fundamentals of marxism as the world conception of the proletariat, viewed from a philosophical standpoint (dialectic materialism), from the analysis of social formations and the material production (historical materialism) and from its ideological-political sense (class consciousness); 2) An exposition of the fundamental characteristics of cultural-historical psychology and of problems with its historical trajectory, broaching the categories of consciousness, activity, self-consciousness and class consciousness, as well as their mutual determinations; 3) An attempt to, in building from the fragments found in both George Plekhanov and Lev Vigotski's productions regarding the category of class psychology, and leaning on the syntheses formulated in the previous chapters, substantialize that category in an effort to raise it to the standing of concept. This study also found that, although this category is sparsely utilized in those works, there are guiding elements that allow for the edification of its concreteness. Therefore, we conclude that class psychology constitutes the category that mediates the application of CHP, especially in class society. In this manner, we conclude that class psychology, or psychological class consciousness, consists of the collection internal components of consciousness that, mediated by a system of internalized concepts, bring the individual closer to a determined social class, determining their world outlook and their personality. This develops through the individual's community of life, their activity and interests. Therefore, class psychology constitutes the central category that must mediate the theoretical development of CHP and its application, especially in a society marked by class division.1 arquivo (168 p.).application/pdfComunismoMaterialismo históricoClasses sociaisPsicologia socialPsicologiaPara a psicologia de classe : contribuições da psicologia histórico-culturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MATEUS LANDOSKI LEWIN.pdfapplication/pdf1876864https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73477/1/R%20-%20D%20-%20MATEUS%20LANDOSKI%20LEWIN.pdf4eee7b3104b4b1d176daa6c9c6505c92MD51open access1884/734772022-02-16 16:36:14.073open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73477Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-02-16T19:36:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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