Desconstruindo os monstros : sobre os animais ditos "repugnantes" numa perspectiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krüger, Thaysa Carolina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Massanti, Thiago Brobio
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/38088
Resumo: Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza
id UFPR_e6eb91b78570f37b3128cd191888ca34
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/38088
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Krüger, Thaysa CarolinaMassanti, Thiago BrobioUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasSouza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958-2022-09-19T18:41:01Z2022-09-19T18:41:01Z2014https://hdl.handle.net/1884/38088Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de SouzaTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasResumo : As relações entre animais humanos e não humanos são datadas desde os primeiros documentos encontrados e, a cultura de eliminar os que não nos agradam, muito provavelmente vem também deste período. Além disso, a visão antropocêntrica de mundo coloca o homem como o centro do universo, estando o restante dos seres vivos, em uma posição de inferioridade e dominação. A complexidade desta temática reside em ignorar a importância de todas estas formas de vida para com o equilíbrio dos ecossistemas, e desta forma animais como aracnídeos, répteis, moluscos, anfíbios, dentre outros são muitas vezes vistos com maus olhos. O objetivo deste trabalho foi analisar as representações sociais dos estudantes de uma escola pública de educação básica localizada em Piraquara, Paraná, em uma perspectiva socioambiental e cultural, no âmbito das disciplinas de Ciências e Biologia quanto à temática "animais repugnantes". Como instrumentos de análise, foram utilizados Testes de Evocação Livre (EVOC), questionários semiestruturados e aplicação de oficina pedagógica. Os resultados do EVOC indicaram que após a realização da oficina, as serpentes e os anfíbios foram os animais onde os alunos demonstraram as maiores mudanças entre as associações apresentadas, indicando que os mesmos não perderam necessariamente o medo ou receio de determinados animais, mas sim que compreenderam a importância ecológica dos mesmos para o equilíbrio ambiental. A análise dos questionários semiestruturados imprimiu uma concordância com o EVOC, à luz de 73% dos estudantes que indicaram conhecer a que processos animais como aracnídeos répteis e anfíbios estão associados no ambiente natural, ficando evidenciada também a grande dificuldade que estes possuem em explicar conceitos, como por exemplo, a cadeia alimentar. As representações sociais de Meio Ambiente revelaram que a visão antropocêntrica de natureza ainda encontra-se muito enraizada na sociedade. Esta visão está diretamente relacionada à concepção errônea e/ou equivocada que a maioria das pessoas possui a respeito dos "animais repugnantes", pois os mesmos não apresentam serventia nenhuma quando analisados sob a ótica utilitarista. Destaca-se ainda que uma grande parcela dos estudantes revelou possuir uma visão estereotipada de meio ambiente, inferindo-se que a representação social da criança é significativamente influenciada pelo meio onde ela está inserida e a relação que as pessoas a sua volta possuem com a natureza. Acredita-se que abordagens como as adotadas no presente trabalho possibilitam realizar um processo de ensino-aprendizagem mais significativo em ações formativas no âmbito da educação ambiental.1 recurso online : PDF.application/pdfExigências do sistema: Adobe Acrobat ReaderBiologia - Estudo e ensinoEducação ambientalAnimaisMeio ambienteDesconstruindo os monstros : sobre os animais ditos "repugnantes" numa perspectivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC Thaysa C Kruger e Thiago B Massanti.pdfapplication/pdf5223052https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38088/1/TCC%20Thaysa%20C%20Kruger%20e%20Thiago%20B%20Massanti.pdf3f3009baba9aeab0f01f4083d7f130a8MD51open accessTEXTTCC Thaysa C Kruger e Thiago B Massanti.pdf.txtExtracted Texttext/plain109776https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38088/2/TCC%20Thaysa%20C%20Kruger%20e%20Thiago%20B%20Massanti.pdf.txtc527664dac14cb4f72d259797cc1f453MD52open accessTHUMBNAILTCC Thaysa C Kruger e Thiago B Massanti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1098https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38088/3/TCC%20Thaysa%20C%20Kruger%20e%20Thiago%20B%20Massanti.pdf.jpgb129ca0b2d22016487fdb861edbd5ffaMD53open access1884/380882022-09-19 15:41:01.838open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/38088Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-19T18:41:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desconstruindo os monstros : sobre os animais ditos "repugnantes" numa perspectiva
title Desconstruindo os monstros : sobre os animais ditos "repugnantes" numa perspectiva
spellingShingle Desconstruindo os monstros : sobre os animais ditos "repugnantes" numa perspectiva
Krüger, Thaysa Carolina
Biologia - Estudo e ensino
Educação ambiental
Animais
Meio ambiente
title_short Desconstruindo os monstros : sobre os animais ditos "repugnantes" numa perspectiva
title_full Desconstruindo os monstros : sobre os animais ditos "repugnantes" numa perspectiva
title_fullStr Desconstruindo os monstros : sobre os animais ditos "repugnantes" numa perspectiva
title_full_unstemmed Desconstruindo os monstros : sobre os animais ditos "repugnantes" numa perspectiva
title_sort Desconstruindo os monstros : sobre os animais ditos "repugnantes" numa perspectiva
author Krüger, Thaysa Carolina
author_facet Krüger, Thaysa Carolina
Massanti, Thiago Brobio
author_role author
author2 Massanti, Thiago Brobio
author2_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas
dc.contributor.author.fl_str_mv Krüger, Thaysa Carolina
Massanti, Thiago Brobio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958-
contributor_str_mv Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia - Estudo e ensino
Educação ambiental
Animais
Meio ambiente
topic Biologia - Estudo e ensino
Educação ambiental
Animais
Meio ambiente
description Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-19T18:41:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-19T18:41:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/38088
url https://hdl.handle.net/1884/38088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38088/1/TCC%20Thaysa%20C%20Kruger%20e%20Thiago%20B%20Massanti.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38088/2/TCC%20Thaysa%20C%20Kruger%20e%20Thiago%20B%20Massanti.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38088/3/TCC%20Thaysa%20C%20Kruger%20e%20Thiago%20B%20Massanti.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f3009baba9aeab0f01f4083d7f130a8
c527664dac14cb4f72d259797cc1f453
b129ca0b2d22016487fdb861edbd5ffa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898911540051968