Desconstruindo os monstros : sobre os animais ditos "repugnantes" numa perspectiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/38088 |
Resumo: | Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza |
id |
UFPR_e6eb91b78570f37b3128cd191888ca34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/38088 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Krüger, Thaysa CarolinaMassanti, Thiago BrobioUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasSouza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958-2022-09-19T18:41:01Z2022-09-19T18:41:01Z2014https://hdl.handle.net/1884/38088Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de SouzaTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasResumo : As relações entre animais humanos e não humanos são datadas desde os primeiros documentos encontrados e, a cultura de eliminar os que não nos agradam, muito provavelmente vem também deste período. Além disso, a visão antropocêntrica de mundo coloca o homem como o centro do universo, estando o restante dos seres vivos, em uma posição de inferioridade e dominação. A complexidade desta temática reside em ignorar a importância de todas estas formas de vida para com o equilíbrio dos ecossistemas, e desta forma animais como aracnídeos, répteis, moluscos, anfíbios, dentre outros são muitas vezes vistos com maus olhos. O objetivo deste trabalho foi analisar as representações sociais dos estudantes de uma escola pública de educação básica localizada em Piraquara, Paraná, em uma perspectiva socioambiental e cultural, no âmbito das disciplinas de Ciências e Biologia quanto à temática "animais repugnantes". Como instrumentos de análise, foram utilizados Testes de Evocação Livre (EVOC), questionários semiestruturados e aplicação de oficina pedagógica. Os resultados do EVOC indicaram que após a realização da oficina, as serpentes e os anfíbios foram os animais onde os alunos demonstraram as maiores mudanças entre as associações apresentadas, indicando que os mesmos não perderam necessariamente o medo ou receio de determinados animais, mas sim que compreenderam a importância ecológica dos mesmos para o equilíbrio ambiental. A análise dos questionários semiestruturados imprimiu uma concordância com o EVOC, à luz de 73% dos estudantes que indicaram conhecer a que processos animais como aracnídeos répteis e anfíbios estão associados no ambiente natural, ficando evidenciada também a grande dificuldade que estes possuem em explicar conceitos, como por exemplo, a cadeia alimentar. As representações sociais de Meio Ambiente revelaram que a visão antropocêntrica de natureza ainda encontra-se muito enraizada na sociedade. Esta visão está diretamente relacionada à concepção errônea e/ou equivocada que a maioria das pessoas possui a respeito dos "animais repugnantes", pois os mesmos não apresentam serventia nenhuma quando analisados sob a ótica utilitarista. Destaca-se ainda que uma grande parcela dos estudantes revelou possuir uma visão estereotipada de meio ambiente, inferindo-se que a representação social da criança é significativamente influenciada pelo meio onde ela está inserida e a relação que as pessoas a sua volta possuem com a natureza. Acredita-se que abordagens como as adotadas no presente trabalho possibilitam realizar um processo de ensino-aprendizagem mais significativo em ações formativas no âmbito da educação ambiental.1 recurso online : PDF.application/pdfExigências do sistema: Adobe Acrobat ReaderBiologia - Estudo e ensinoEducação ambientalAnimaisMeio ambienteDesconstruindo os monstros : sobre os animais ditos "repugnantes" numa perspectivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC Thaysa C Kruger e Thiago B Massanti.pdfapplication/pdf5223052https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38088/1/TCC%20Thaysa%20C%20Kruger%20e%20Thiago%20B%20Massanti.pdf3f3009baba9aeab0f01f4083d7f130a8MD51open accessTEXTTCC Thaysa C Kruger e Thiago B Massanti.pdf.txtExtracted Texttext/plain109776https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38088/2/TCC%20Thaysa%20C%20Kruger%20e%20Thiago%20B%20Massanti.pdf.txtc527664dac14cb4f72d259797cc1f453MD52open accessTHUMBNAILTCC Thaysa C Kruger e Thiago B Massanti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1098https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38088/3/TCC%20Thaysa%20C%20Kruger%20e%20Thiago%20B%20Massanti.pdf.jpgb129ca0b2d22016487fdb861edbd5ffaMD53open access1884/380882022-09-19 15:41:01.838open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/38088Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-19T18:41:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desconstruindo os monstros : sobre os animais ditos "repugnantes" numa perspectiva |
title |
Desconstruindo os monstros : sobre os animais ditos "repugnantes" numa perspectiva |
spellingShingle |
Desconstruindo os monstros : sobre os animais ditos "repugnantes" numa perspectiva Krüger, Thaysa Carolina Biologia - Estudo e ensino Educação ambiental Animais Meio ambiente |
title_short |
Desconstruindo os monstros : sobre os animais ditos "repugnantes" numa perspectiva |
title_full |
Desconstruindo os monstros : sobre os animais ditos "repugnantes" numa perspectiva |
title_fullStr |
Desconstruindo os monstros : sobre os animais ditos "repugnantes" numa perspectiva |
title_full_unstemmed |
Desconstruindo os monstros : sobre os animais ditos "repugnantes" numa perspectiva |
title_sort |
Desconstruindo os monstros : sobre os animais ditos "repugnantes" numa perspectiva |
author |
Krüger, Thaysa Carolina |
author_facet |
Krüger, Thaysa Carolina Massanti, Thiago Brobio |
author_role |
author |
author2 |
Massanti, Thiago Brobio |
author2_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Krüger, Thaysa Carolina Massanti, Thiago Brobio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958- |
contributor_str_mv |
Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia - Estudo e ensino Educação ambiental Animais Meio ambiente |
topic |
Biologia - Estudo e ensino Educação ambiental Animais Meio ambiente |
description |
Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-19T18:41:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-19T18:41:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/38088 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/38088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv |
Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38088/1/TCC%20Thaysa%20C%20Kruger%20e%20Thiago%20B%20Massanti.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38088/2/TCC%20Thaysa%20C%20Kruger%20e%20Thiago%20B%20Massanti.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38088/3/TCC%20Thaysa%20C%20Kruger%20e%20Thiago%20B%20Massanti.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3f3009baba9aeab0f01f4083d7f130a8 c527664dac14cb4f72d259797cc1f453 b129ca0b2d22016487fdb861edbd5ffa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898911540051968 |