Na remenda do céu com a terra escolas diferenciadas não são Huni Kui
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/26471 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Laura Pérez-Gil |
id |
UFPR_e768b1aba6a4edc4a527ccff479f314c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/26471 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Ferreira, Paulo Roberto NunesPerez Gil, Laura, 1973-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia2020-06-15T22:40:21Z2020-06-15T22:40:21Z2010https://hdl.handle.net/1884/26471Orientadora: Profª Drª Laura Pérez-GilDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Defesa: Curitiba, 12/11/2010Bibliografia: fls. 267-275Área de concentração: Antropologia socialResumo: Esta dissertacao versa sobre o processo empreendido pelo povo kaxinawa no Acre, que consiste em tornar suas escolas diferenciadas, escolas Huni Ku. A pesquisa enfatiza o esforco indigena em reposicionar suas escolas a partir do lugar das relacoes que eles estabelecem intra e interetnicamente. O uso de sua autodenominacao foi compreendido a partir da producao de corpos (yura) implicada por uma filosofia e sociologia que os possibilitam a reflexao sobre as linhas de continuidade entre as experiencias individuais e corpos extensivos, as redes de parentesco, as separacoes e retornos de pessoas, do contato com os brancos ao mais interior da aldeia, bem como a concepcao kaxinawa de conhecimento. O percurso deste trabalho nos conduz a forma kaxinawa de familiarizacao de pessoas e constituicao de conceitos, neste caso de uma politica publica para educacao escolar indigena.Abstract: This dissertation examines the process undertaken by people kaxinawa in Acre, which is to make their schools differentiated schools Huni Ku.. The study emphasizes the indigenous effort in repositioning their schools from the place of the relationships they establish intra and inter-ethnically. The use of their auto-denomination was comprehended by the production of bodies (yura) implied by a philosophy and a sociology that allow a reflexion over the lines of continuity among the individual experiences and extensive bodies, the nets of kinship, the separation and the comeback of people, of the contact with white men deep within the village, as well as the kaxinawa conception of knowledge. The path of this study leads us to kaxinawa form familiarization of people and concept constitutions, in this case of a public policy of indigenous school education.274f. : il. [algumas color.], maps., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - Relações étnicasAntropologia socialÍndios - EducaçãoEscolas indígenasAntropologiaNa remenda do céu com a terra escolas diferenciadas não são Huni Kuiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPaulo Roberto.pdfapplication/pdf7725272https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26471/1/Paulo%20Roberto.pdf48bb38f0bd5e8ee6adae11388c1302caMD51open accessTEXTPaulo Roberto.pdf.txtExtracted Texttext/plain639191https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26471/2/Paulo%20Roberto.pdf.txt3faa5e5001b521a8a60cfa656ce54f3aMD52open accessTHUMBNAILPaulo Roberto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26471/3/Paulo%20Roberto.pdf.jpgec88a6e8ece6d6247d67a260f3f8acefMD53open access1884/264712020-06-15 19:40:21.644open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26471Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-15T22:40:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Na remenda do céu com a terra escolas diferenciadas não são Huni Kui |
title |
Na remenda do céu com a terra escolas diferenciadas não são Huni Kui |
spellingShingle |
Na remenda do céu com a terra escolas diferenciadas não são Huni Kui Ferreira, Paulo Roberto Nunes Dissertações - Relações étnicas Antropologia social Índios - Educação Escolas indígenas Antropologia |
title_short |
Na remenda do céu com a terra escolas diferenciadas não são Huni Kui |
title_full |
Na remenda do céu com a terra escolas diferenciadas não são Huni Kui |
title_fullStr |
Na remenda do céu com a terra escolas diferenciadas não são Huni Kui |
title_full_unstemmed |
Na remenda do céu com a terra escolas diferenciadas não são Huni Kui |
title_sort |
Na remenda do céu com a terra escolas diferenciadas não são Huni Kui |
author |
Ferreira, Paulo Roberto Nunes |
author_facet |
Ferreira, Paulo Roberto Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Perez Gil, Laura, 1973- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Paulo Roberto Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dissertações - Relações étnicas Antropologia social Índios - Educação Escolas indígenas Antropologia |
topic |
Dissertações - Relações étnicas Antropologia social Índios - Educação Escolas indígenas Antropologia |
description |
Orientadora: Profª Drª Laura Pérez-Gil |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-15T22:40:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-06-15T22:40:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/26471 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/26471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
274f. : il. [algumas color.], maps., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26471/1/Paulo%20Roberto.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26471/2/Paulo%20Roberto.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26471/3/Paulo%20Roberto.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
48bb38f0bd5e8ee6adae11388c1302ca 3faa5e5001b521a8a60cfa656ce54f3a ec88a6e8ece6d6247d67a260f3f8acef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860817363140608 |