Na remenda do céu com a terra escolas diferenciadas não são Huni Kui

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Paulo Roberto Nunes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/26471
Resumo: Orientadora: Profª Drª Laura Pérez-Gil
id UFPR_e768b1aba6a4edc4a527ccff479f314c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/26471
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ferreira, Paulo Roberto NunesPerez Gil, Laura, 1973-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia2020-06-15T22:40:21Z2020-06-15T22:40:21Z2010https://hdl.handle.net/1884/26471Orientadora: Profª Drª Laura Pérez-GilDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Defesa: Curitiba, 12/11/2010Bibliografia: fls. 267-275Área de concentração: Antropologia socialResumo: Esta dissertacao versa sobre o processo empreendido pelo povo kaxinawa no Acre, que consiste em tornar suas escolas diferenciadas, escolas Huni Ku. A pesquisa enfatiza o esforco indigena em reposicionar suas escolas a partir do lugar das relacoes que eles estabelecem intra e interetnicamente. O uso de sua autodenominacao foi compreendido a partir da producao de corpos (yura) implicada por uma filosofia e sociologia que os possibilitam a reflexao sobre as linhas de continuidade entre as experiencias individuais e corpos extensivos, as redes de parentesco, as separacoes e retornos de pessoas, do contato com os brancos ao mais interior da aldeia, bem como a concepcao kaxinawa de conhecimento. O percurso deste trabalho nos conduz a forma kaxinawa de familiarizacao de pessoas e constituicao de conceitos, neste caso de uma politica publica para educacao escolar indigena.Abstract: This dissertation examines the process undertaken by people kaxinawa in Acre, which is to make their schools differentiated schools Huni Ku.. The study emphasizes the indigenous effort in repositioning their schools from the place of the relationships they establish intra and inter-ethnically. The use of their auto-denomination was comprehended by the production of bodies (yura) implied by a philosophy and a sociology that allow a reflexion over the lines of continuity among the individual experiences and extensive bodies, the nets of kinship, the separation and the comeback of people, of the contact with white men deep within the village, as well as the kaxinawa conception of knowledge. The path of this study leads us to kaxinawa form familiarization of people and concept constitutions, in this case of a public policy of indigenous school education.274f. : il. [algumas color.], maps., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - Relações étnicasAntropologia socialÍndios - EducaçãoEscolas indígenasAntropologiaNa remenda do céu com a terra escolas diferenciadas não são Huni Kuiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPaulo Roberto.pdfapplication/pdf7725272https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26471/1/Paulo%20Roberto.pdf48bb38f0bd5e8ee6adae11388c1302caMD51open accessTEXTPaulo Roberto.pdf.txtExtracted Texttext/plain639191https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26471/2/Paulo%20Roberto.pdf.txt3faa5e5001b521a8a60cfa656ce54f3aMD52open accessTHUMBNAILPaulo Roberto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26471/3/Paulo%20Roberto.pdf.jpgec88a6e8ece6d6247d67a260f3f8acefMD53open access1884/264712020-06-15 19:40:21.644open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26471Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-15T22:40:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Na remenda do céu com a terra escolas diferenciadas não são Huni Kui
title Na remenda do céu com a terra escolas diferenciadas não são Huni Kui
spellingShingle Na remenda do céu com a terra escolas diferenciadas não são Huni Kui
Ferreira, Paulo Roberto Nunes
Dissertações - Relações étnicas
Antropologia social
Índios - Educação
Escolas indígenas
Antropologia
title_short Na remenda do céu com a terra escolas diferenciadas não são Huni Kui
title_full Na remenda do céu com a terra escolas diferenciadas não são Huni Kui
title_fullStr Na remenda do céu com a terra escolas diferenciadas não são Huni Kui
title_full_unstemmed Na remenda do céu com a terra escolas diferenciadas não são Huni Kui
title_sort Na remenda do céu com a terra escolas diferenciadas não são Huni Kui
author Ferreira, Paulo Roberto Nunes
author_facet Ferreira, Paulo Roberto Nunes
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Perez Gil, Laura, 1973-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Paulo Roberto Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Relações étnicas
Antropologia social
Índios - Educação
Escolas indígenas
Antropologia
topic Dissertações - Relações étnicas
Antropologia social
Índios - Educação
Escolas indígenas
Antropologia
description Orientadora: Profª Drª Laura Pérez-Gil
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-15T22:40:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-15T22:40:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/26471
url https://hdl.handle.net/1884/26471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 274f. : il. [algumas color.], maps., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26471/1/Paulo%20Roberto.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26471/2/Paulo%20Roberto.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26471/3/Paulo%20Roberto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 48bb38f0bd5e8ee6adae11388c1302ca
3faa5e5001b521a8a60cfa656ce54f3a
ec88a6e8ece6d6247d67a260f3f8acef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860817363140608