Tomada de consciência no jogo "O caminho para o tesouro do pirata" de alunos com dificuldades de aprendizagem em fração que frequentam sala de recursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Jarci Maria
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/12053
Resumo: Orientadora: Tania Stoltz
id UFPR_e7f0752a3769caf68dd1bf3f48964740
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/12053
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Machado, Jarci MariaStoltz, Tania, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-10-26T19:19:19Z2020-10-26T19:19:19Z2006https://hdl.handle.net/1884/12053Orientadora: Tania StoltzDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006Inclui bibliografiaResumo : O estudo discute a interação social na tomada de consciência do conteúdo de fração de alunos de Sala de Recursos que apresentam dificuldades de aprendizagem. Elaborou-se um jogo de regras que envolveu o conteúdo de fração e teve como material de apoio os blocos lógicos. A hipótese deste estudo é que o tipo de interação social expressa por meio de questionamentos sobre cada jogada, realizados pela pesquisadora e colegas, utilizando-se de um jogo de regras, pode intervir nos processos cognitivos, uma vez que tal prática leva à revisão da ação de jogar e favorece as tomadas de consciência por meio da reflexão sobre a ação. Encontra-se esta hipótese fundamentada na teoria de Piaget quando subordina a aprendizagem ao desenvolvimento e, ao estudar os processos de desenvolvimento, explica-os como um processo de tomada de consciência no qual intervêm compensações contínuas, por parte do sujeito, como forma de reação às perturbações. Participaram desta pesquisa doze sujeitos, que foram subdivididos em dois grupos experimentais: A, B e um grupo Controle. Estes sujeitos foram avaliados por três testes: Pré-teste, Pós-teste I e II. Após o Pré-teste, foram realizadas, com os grupos A e B, três sessões com o jogo de regras "O caminho para o tesouro do Pirata". No grupo A não houve a intervenção da pesquisadora. No grupo B, durante o jogo houve a intervenção da pesquisadora, solicitando as justificativas das jogadas realizadas. No grupo B foi verificado um aumento significativo na aprendizagem do conteúdo de fração: de 5% no Pré-teste passou-se para 55% no Pós-teste II. No grupo A verificouse 11,25 no Pré-teste e 18,25% no Pós-teste II, e no grupo Controle, 11,25% no Pré-teste e 16,25% no Pós-teste II. Quando comparados os dados do Préteste com os do Pós-teste II, realizado três meses depois, verificou-se um aumento de 50% no grupo B, 7,25% no grupo A e 5% no grupo Controle. Conclui-se que o tipo de interação social mais favorável ao processo de tomada de consciência a partir do jogo é o que envolve intervenções do professor e colegas voltadas à revisão e explicação de suas jogadas, levando o aluno a uma melhor compreensão dos erros cometidos. Esta pesquisa dá indicativos da importância de se utilizar o jogo de regras na prática pedagógica, aliado à solicitação de justificativas para cada jogada, as quais favorecem as tomadas de consciência, contribuindo para o processo de conhecimento lógicomatemático.Abstract : This paper aims at discussing the social interaction towards learning about fractions in the resource students group. These students present learning difficulties. A game made of a set of rules that involved fractions was elaborated. This set was based upon logical blocks. The hypothesis of this study is that the kind of social interaction expresses through questioning each game performed by the researcher and the other students utilizing the above mentioned set or rules may intervene in cognitive processes because this practice propitiates the review of the game and enables the realization and reflection upon the action. This hypothesis is based upon Piaget's Theory when he subordinates learning to individual development and, while studying the development processes, he explains them as the realization in which continual compensations intervene by the subject, as a way of reaction to the stimuli. Twelve subjects participated in this research. These were sub-divided into two experimental groups. Group A, Group B and a Control Group. These subjects were evaluated by three tests: pre-test, post-test I and II. After the pre-test three sessions were held using the set of rules. The way to the pirate's treasure. In group A, there was no intervention by the researcher. In group B, during the game, the researcher intervened, requesting explanation to each play. In group A, a significant increase in the learning process of the fraction was verified. From 5% at pre-test, it went up to 55% at post-test II. In Group A, it was verified 11.25 at pre-test and 18.25% at post-test II and I within the control group, 11.25% at pre-test and 16.25% at post-test II. When pre-test data were compared to those of post –test II, performed three months later, it was verified an increase of 50% in group B, 7.25% in Group A and 5% in the control group. It was concluded then, that the most favorable social interaction towards learning was departing from the game and what involves participations by the teacher and the other students are the review and explanations of each play leading the student to a better comprehension of the mistakes he has made. This research gives indications of the importance of using a game of rules in the teaching process linked to the request of justifications for each play which favor deep logical-mathematical comprehension.113 f. : il., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalDisturbios da aprendizagemEducação especialInteração socialMatemática - Estudo e ensinoDissertações - EducaçãoEducaçãoTomada de consciência no jogo "O caminho para o tesouro do pirata" de alunos com dificuldades de aprendizagem em fração que frequentam sala de recursosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALJARCI M MACHADO.PDFapplication/pdf1477682https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12053/1/JARCI%20M%20MACHADO.PDFff4590fae2870907c9abbbbcd060c0b4MD51open accessTEXTJARCI M MACHADO.PDF.txtExtracted Texttext/plain158976https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12053/2/JARCI%20M%20MACHADO.PDF.txtb1d20814ed0d76669a000da04ba0b417MD52open accessTHUMBNAILJARCI M MACHADO.PDF.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1193https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12053/3/JARCI%20M%20MACHADO.PDF.jpg1cd317dde850d9be06b81e1e98cb8d28MD53open access1884/120532020-10-26 16:19:20.095open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/12053Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-26T19:19:20Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tomada de consciência no jogo "O caminho para o tesouro do pirata" de alunos com dificuldades de aprendizagem em fração que frequentam sala de recursos
title Tomada de consciência no jogo "O caminho para o tesouro do pirata" de alunos com dificuldades de aprendizagem em fração que frequentam sala de recursos
spellingShingle Tomada de consciência no jogo "O caminho para o tesouro do pirata" de alunos com dificuldades de aprendizagem em fração que frequentam sala de recursos
Machado, Jarci Maria
Disturbios da aprendizagem
Educação especial
Interação social
Matemática - Estudo e ensino
Dissertações - Educação
Educação
title_short Tomada de consciência no jogo "O caminho para o tesouro do pirata" de alunos com dificuldades de aprendizagem em fração que frequentam sala de recursos
title_full Tomada de consciência no jogo "O caminho para o tesouro do pirata" de alunos com dificuldades de aprendizagem em fração que frequentam sala de recursos
title_fullStr Tomada de consciência no jogo "O caminho para o tesouro do pirata" de alunos com dificuldades de aprendizagem em fração que frequentam sala de recursos
title_full_unstemmed Tomada de consciência no jogo "O caminho para o tesouro do pirata" de alunos com dificuldades de aprendizagem em fração que frequentam sala de recursos
title_sort Tomada de consciência no jogo "O caminho para o tesouro do pirata" de alunos com dificuldades de aprendizagem em fração que frequentam sala de recursos
author Machado, Jarci Maria
author_facet Machado, Jarci Maria
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Stoltz, Tania, 1963-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Jarci Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Disturbios da aprendizagem
Educação especial
Interação social
Matemática - Estudo e ensino
Dissertações - Educação
Educação
topic Disturbios da aprendizagem
Educação especial
Interação social
Matemática - Estudo e ensino
Dissertações - Educação
Educação
description Orientadora: Tania Stoltz
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-26T19:19:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-26T19:19:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/12053
url https://hdl.handle.net/1884/12053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 113 f. : il., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12053/1/JARCI%20M%20MACHADO.PDF
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12053/2/JARCI%20M%20MACHADO.PDF.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12053/3/JARCI%20M%20MACHADO.PDF.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ff4590fae2870907c9abbbbcd060c0b4
b1d20814ed0d76669a000da04ba0b417
1cd317dde850d9be06b81e1e98cb8d28
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860211251609600