O papel da interação social na aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH : o caso do CENEP - HC/UFPR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sandra Regina Dias da
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/3957
Resumo: Orientadora: Marta Pinheiro
id UFPR_853996a4c2c37075fe16db254ef310ed
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/3957
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Costa, Sandra Regina Dias daPinheiro, MartaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-04-14T20:32:59Z2020-04-14T20:32:59Z2006https://hdl.handle.net/1884/3957Orientadora: Marta PinheiroDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006Inclui bibliografia e anexosResumo: A pesquisa tem como objetivo investigar r luz da teoria histórico-cultural da formaçao social da mente, o papel da interaçao social na aprendizagem do aluno com Transtorno de déficit de atençao/hiperatividade -TDAH. A metodologia dialética tem abordagem qualitativa, caráter descritivo-participativo, modalidade estudo de caso, incluindo como técnicas a observaçao participante, pesquisa bibliográfica, entrevistas semi-estruturadas, análise documental e por categorias. As informaçoes obtidas revelam que embora o TDAH apresente heterogeneidade clínica e etiológica, este fato nao deve ser impeditivo, mas imperativo para que os profissionais da educaçao conheçam as bases neurais do transtorno. O aluno com TDAH, como qualquer outro, deve ser compreendido como uma unidade psicossomática em que mente e corpo sao interdependentes e para tanto, tornase fundamental a interdisciplinaridade entre educaçao e saúde na formaçao dos educadores. A prática social possibilitou que os familiares realizassem leituras mais amplas da realidade e com isso fossem reconstruindo sua consciencia e atribuindo novos significados ao comportamento e desenvolvimento de suas crianças; este novo nível de pensamento levou-os a refletir sobre as possibilidades de transformaçao da realidade vivenciada por eles, motivando-os a um novo agir. Assim, passaram a incorporar novos discursos e açoes bem como novas formas de interaçao com as crianças, com outros familiares, com a escola e com os profissionais da saúde, fato que ensejou transformaçoes na escola e no modo dos educadores se posicionarem frente a essas crianças. A reflexao da prática pedagógica revelou a necessidade dos educadores buscarem novos conhecimentos e estratégias que promovessem maior aprendizagem e desenvolvimento de seus alunos com TDAH, e mais ainda, levou-os a tomar consciencia dos benefícios que essas transformaçoes trouxeram para o seu trabalho com os outros alunos. Conclui-se que é necessária uma mudança no modo de entender as limitaçoes e possibilidades do aluno com TDAH, e a partir disso se estabeleçam relaçoes entre todos os sujeitos envolvidos; tais relaçoes devem ter significado para todos, de tal maneira que possibilitem a maximizaçao do potencial biológico do indivíduo pela açao do meio. Nesse sentido, a teoria da formaçao social da mente possibilita um novo olhar para o aluno com TDAH, compreendendo-o como sujeito histórico que apresenta um distúrbio no substrato biológico, mas que a partir da açao do outro, ou seja, a partir da mediaçao significativa pode transformar o menos da deficiencia no mais da compensaçao186 f. : il. algumas color., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDistúrbio do déficit de atenção com hiperatividadeDissertações - EducaçãoEducaçãoO papel da interação social na aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH : o caso do CENEP - HC/UFPRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação Sandra.pdfapplication/pdf996149https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3957/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Sandra.pdf4d4d632b32c7ca64c6ccd21c7c56fc70MD51open accessTEXTDissertação Sandra.pdf.txtExtracted Texttext/plain407292https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3957/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Sandra.pdf.txt07c86b51355e0c052605c83324198148MD52open accessTHUMBNAILDissertação Sandra.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1222https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3957/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Sandra.pdf.jpg7ca08b1ea06eb398e0f1b99fa56fa7ceMD53open access1884/39572020-04-14 17:32:59.559open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/3957Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-04-14T20:32:59Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel da interação social na aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH : o caso do CENEP - HC/UFPR
title O papel da interação social na aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH : o caso do CENEP - HC/UFPR
spellingShingle O papel da interação social na aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH : o caso do CENEP - HC/UFPR
Costa, Sandra Regina Dias da
Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade
Dissertações - Educação
Educação
title_short O papel da interação social na aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH : o caso do CENEP - HC/UFPR
title_full O papel da interação social na aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH : o caso do CENEP - HC/UFPR
title_fullStr O papel da interação social na aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH : o caso do CENEP - HC/UFPR
title_full_unstemmed O papel da interação social na aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH : o caso do CENEP - HC/UFPR
title_sort O papel da interação social na aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH : o caso do CENEP - HC/UFPR
author Costa, Sandra Regina Dias da
author_facet Costa, Sandra Regina Dias da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Pinheiro, Marta
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sandra Regina Dias da
dc.subject.por.fl_str_mv Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade
Dissertações - Educação
Educação
topic Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade
Dissertações - Educação
Educação
description Orientadora: Marta Pinheiro
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-14T20:32:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-14T20:32:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/3957
url https://hdl.handle.net/1884/3957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 186 f. : il. algumas color., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3957/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Sandra.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3957/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Sandra.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3957/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Sandra.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d4d632b32c7ca64c6ccd21c7c56fc70
07c86b51355e0c052605c83324198148
7ca08b1ea06eb398e0f1b99fa56fa7ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860399990046720