Brasil e Argentina : um estudo comparado das reformas educacionais a partir do Pisa 2000
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Pereira, Gisele Adriana MacielTrojan, Rose Meri, 1951-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-24T11:34:51Z2020-09-24T11:34:51Z2011https://hdl.handle.net/1884/26252Orientadora: Profª Drª Rose Meri TrojanDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/03/2011Bibliografia: fls.240-247Resumo: O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo comparado entre as reformas educacionais no Brasil e na Argentina, na década de 1990, a partir do Programa Internacional para a Avaliação de Estudantes (PISA). O objetivo principal do programa é avaliar sistematicamente a cada três anos os conhecimentos e habilidades dos alunos de 15-16 anos, nas áreas: leitura, matemática e ciências. As reformas educacionais levadas a cabo na América Latina na década de 1990 tiveram como marco a Conferência Mundial para Todos, realizada na Tailândia no início da década, da qual resultaram acordos firmados entre os países participantes, que colocaram a educação na agenda das discussões, e sob a orientação de organismos internacionais. Brasil e Argentina, em conformidade com essas orientações realizaram suas reformas. A avaliação da qualidade da educação e a criação de sistemas nacionais de avaliação foi uma das orientações seguidas. A partir de pesquisa documental relativa aos resultados do PISA 2000 e das leis nacionais em vigência na década de 1990, Lei n.º 24.195/93 na Argentina e Lei n.º 9394/96 no Brasil, bem como, da produção bibliográfica acerca das Reformas Educacionais foram selecionadas cinco categorias de análise: qualidade, equidade, descentralização, autonomia e avaliação e estas subsidiaram a análise dos resultados apresentados pelos alunos brasileiros e argentinos, numa perspectiva comparada, no intuito de perceber em que medida a adesão destes países ao PISA se relacionam com as reformas educacionais incididas no Brasil e na Argentina nos anos finais do século XX.Abstract: This work aims to conduct a comparative study between the educational reforms in Brazil and Argentina in the 1990s, from the Programme for International Student Assessment (PISA). The main objective of the program is to systematically evaluate every three years the knowledge and skills of students of 15-16 years in the areas: reading, math and science. The educational reforms undertaken in Latin America in the 1990s had as mark the World Conference for All, held in Thailand early this decade. This conference resulted in agreements signed between the participating countries, which put education on the agenda of discussions, under the guidance of international organizations. Brazil and Argentina, in accordance with the guidelines initiated theirs reforms. Assessing the quality of education and the creation of national evaluation systems was one of the guidelines followed. From the production of documentary research on the results of PISA 2000 and the national laws in force in the 1990s, Law n.º 24.195/93 Argentina and Law n.º 9394/96, as well as the production of literature about Educational reforms were selected for analysis five categories: quality, equity, decentralization, autonomy and assessment and supported the analysis of these results presented by the Brazilian and Argentinian students in PISA, a comparative perspective, in order to realize the extent to which the accession of these countries to PISA is related to educational reforms focused on Brazil and Argentina in the final years of the twentieth century.247 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoAvaliação educacionalReforma do ensino - ArgentinaReforma do ensino - BrasilReforma do ensino - América LatinaEducaçãoBrasil e Argentina : um estudo comparado das reformas educacionais a partir do Pisa 2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALdissertacao final.pdfapplication/pdf3385146https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26252/1/dissertacao%20final.pdfee452e0c7b1e67e75f6d2d4ed793081cMD51open accessTEXTdissertacao final.pdf.txtExtracted Texttext/plain649499https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26252/2/dissertacao%20final.pdf.txtfe7ca318c2996dc7acd9452d32301383MD52open accessTHUMBNAILdissertacao final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1088https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26252/3/dissertacao%20final.pdf.jpge26abe5c7d74e00bfab41dc4891eedadMD53open access1884/262522020-09-24 08:34:51.294open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26252Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-24T11:34:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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