A formação docente no contexto histórico-político das reformas educacionais no Brasil e na Argentina: Patricia Laura Torriglia ; orientadora, Maria Célia Marcondes de Moraes
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86723 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaTorriglia, Patricia LauraMoraes, Maria Celia Marcondes de2012-10-21T09:59:52Z2012-10-21T09:59:52Z20042004206607http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86723Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.O presente trabalho teve como objetivo estudar a história da formação docente no Brasil e na Argentina, com vistas a compreender as reformas de formação docente na década de 1990. Para tal fim, buscou-se contextualizar as últimas reformas na ambiência social da América Latina destacando o movimento político mais amplo, as políticas de ajuste e as orientações internacionais para a educação. Levando em conta esse contexto, identificaram-se os antecedentes e os aspectos mais relevantes da Lei Federal de Educação (1993) e da Lei Superior de Educação (1995), na Argentina, e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), no Brasil. Dessa forma, e para entender as propostas e seus desdobramentos para a formação docente das primeiras séries do Ensino Fundamental e dos primeiros ciclos da Escola Básica, foram considerados três eixos: 1) o surgimento das Escolas Normais; 2) as transformações pelas quais passaram; e 3) as mudanças na formação de docentes decorrentes da Lei Federal de Educação (1993) e da Lei de Diretrizes e Bases para a Educação (1996). A perspectiva histórica foi a opção teórica e metodológica desta pesquisa. Para a compreensão dos acontecimentos e dos fatos históricos trabalhou-se com fontes primárias e secundárias. A pesquisa possibilitou identificar aspectos significativos no debate nacional nos dois países, as polêmicas sobre a concepção de formação docente, objetivadas em conflitos sobre o locus da formação, os níveis e a organização das instituições formativas, e a avaliação e o credenciamento dos cursos superiores de formação. Cabe destacar que a particularidade de cada país e as mediações entre diferentes setores sociopolíticos educacionais consolidaram de diferentes modos as reformas singulares, indicando, assim, a forte complexidade dos campos educacionais argentino e brasileiro.porFlorianópolis, SCEducaçãoProfessores -FormaçãoLegislaçãoEducação e EstadoBrasilEducação e EstadoArgentinaReforma do ensinoBrasilReforma do ensinoArgentinaA formação docente no contexto histórico-político das reformas educacionais no Brasil e na Argentina: Patricia Laura Torriglia ; orientadora, Maria Célia Marcondes de Moraesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL206607.pdfapplication/pdf715001https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86723/1/206607.pdfb8597eaa4a68570f6bf2e901a5e9f9efMD51TEXT206607.pdf.txt206607.pdf.txtExtracted Texttext/plain622499https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86723/2/206607.pdf.txtd15c9cacdc75a3ca5a903aa1674448caMD52THUMBNAIL206607.pdf.jpg206607.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86723/3/206607.pdf.jpg14a10af8ae324da16cbe97aa1bb8b33aMD53123456789/867232013-05-04 05:59:55.199oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86723Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T08:59:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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