Análise fatorial e de séries temporais aplicadas às séries dos acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Minervi, Nivaldo Aparecido
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/31902
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Anselmo Chaves Neto
id UFPR_e8b404bfa224c570e8e6d6d1e4232871
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/31902
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Cumin, Liliana Madalena Gramani, 1964-2020Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoChaves Neto, Anselmo, 1945-Minervi, Nivaldo Aparecido2024-04-16T17:57:23Z2024-04-16T17:57:23Z2013https://hdl.handle.net/1884/31902Orientador: Prof. Dr. Anselmo Chaves NetoCoorientadora: Profa. Dra. Liliana Madalena GramaniDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Defesa: Curitiba, 26/02/2013Bibliografia: fls. 152-158Resumo: Acidentes de transito sao uma das maiores causas de mortes violentas que ocorrem todos os anos no Brasil. Esta dissertacao analisa os acidentes ocorridos entre janeiro de 2007 e julho de 2011 nas rodovias federais brasileiras. Sao analisados 723.311 acidentes, que causaram 34.950 mortes no periodo. Sao estudadas 207 variaveis contidas no boletim de acidentes de transito, confeccionado quando do atendimento do acidente. No presente estudo, sao abordadas duas tecnicas distintas: Analise Fatorial, que e uma tecnica de analise multivariada, e a aplicacao dos modelos Autorregressivos, Integrados e de Medias Moveis (ARIMA), que e uma tecnica de Analise de Series Temporais. As duas tecnicas estatisticas, utilizadas em conjunto, sao poderosas ferramentas gerenciais que podem e devem amparar as decisoes de uma fabrica, empresa ou orgao publico, conforme os resultados obtidos por este trabalho. A Analise Fatorial reduziu o quantitativo de 207 variaveis para 87, alocadas em nove fatores latentes que explicam 83,33% da variabilidade dos dados. Os fatores identificados foram nominados de FATOR I - INGESTAO DE ALCOOL, FATOR II - CARGA PESADA, FATOR III - CHUVA, FATOR IV - ATROPELAMENTO DE PESSOA, FATOR V - NEBLINA, FATOR VI - OCASO (CREPUSCULO), FATOR VII - COLISAO COM BICICLETA, FATOR VIII - ANIMAIS NA PISTA, e FATOR IX - DISTANCIA DE SEGURANCA. A metodologia ARIMA foi aplicada as 87 variaveis sugeridas pela Analise Fatorial, e 9 variaveis foram indicadas para o acompanhamento dos fatores encontrados. Com a modelagem ARIMA, obteve-se uma melhor compreensao do mecanismo gerador da serie. A interpretacao dos escores fatoriais, para cada fator, mostrou padroes de ocorrencia dos acidentes de acordo com o dia da semana. Como exemplo, sextas-feiras e sabados, apos meianoite, sao dias de ocorrencia do FATOR I. Segundas-feiras sao dias de ocorrencia do FATOR IX. Sextas-feiras e vesperas de feriados nacionais sao dias propicios para acidentes com caracteristicas do FATOR II.Abstract: Traffic accidents are one of the biggest causes of violent deaths in Brazil. This dissertation analyzes the accidents between January 2007 and July 2011 on Brazilian Federal Highways. It was analyzed 723 311 accidents that caused 34 950 deaths in the period and it was studied 207 variables contained in the police accidents report. The present study addressed two different techniques: Factor Analysis which is a multivariate analysis technique and the application of Autoregressive models, Integrated Moving Average (ARIMA), which is a technique of Time Series Analysis. The two statistical techniques used together are powerful management tools that can and should support the decisions of a factory, company, or government agency, according to the results obtained by this work. The Factor analysis reduced the amount of 207 to 87 variables, divided into nine latent factors that explain 83.33% of data variability. The factors identified were appointed as follows FACTOR I - ALCOHOL INTAKE, FACTOR II - HEAVY LOAD, FACTOR III - RAIN, FACTOR IV - PEDESTRIAN RUN OVER ON HIGHWAYS, FACTOR V - MIST, FACTOR VI - DECLINE (TWILIGHT), FACTOR VII - COLLISION WITH BICYCLE, FACTOR VIII - ANIMALS ON THE HIGHWAYS, and FACTOR IX - SAFETY DISTANCE. The ARIMA methodology was applied to the 87 variables indicated by Factor Analysis and 9 variables were set to monitor the factors found. With the ARIMA models, there was obtained a better understanding of the mechanism generating the series and predictions can be made. The interpretation of the factor scores for each factor analysis showed patterns of occurrence of accidents as the day of the week. For example, Fridays and Saturdays after midnight are the days of occurrence FACTOR I. Mondays are days of occurrence of Factor IX. Fridays and public holiday's eve are propitious days for accidents with features of FACTOR II.159f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalAnalise fatorialAcidentes de trânsitoRodoviasEngenharia de produçãoAnálise fatorial e de séries temporais aplicadas às séries dos acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - NIVALDO APARECIDO MINERVI.pdfapplication/pdf5328121https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31902/1/R%20-%20D%20-%20NIVALDO%20APARECIDO%20MINERVI.pdfaa89135ce10b92254c465006557b30d7MD51open accessTEXTR - D - NIVALDO APARECIDO MINERVI.pdf.txtExtracted Texttext/plain739388https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31902/2/R%20-%20D%20-%20NIVALDO%20APARECIDO%20MINERVI.pdf.txt62b2da2727172c0ca1af904819f07b6fMD52open accessTHUMBNAILR - D - NIVALDO APARECIDO MINERVI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1114https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31902/3/R%20-%20D%20-%20NIVALDO%20APARECIDO%20MINERVI.pdf.jpge421f5b4e49314b93f695220b14a84e7MD53open access1884/319022024-04-16 14:57:23.392open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/31902Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-16T17:57:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise fatorial e de séries temporais aplicadas às séries dos acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras
title Análise fatorial e de séries temporais aplicadas às séries dos acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras
spellingShingle Análise fatorial e de séries temporais aplicadas às séries dos acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras
Minervi, Nivaldo Aparecido
Analise fatorial
Acidentes de trânsito
Rodovias
Engenharia de produção
title_short Análise fatorial e de séries temporais aplicadas às séries dos acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras
title_full Análise fatorial e de séries temporais aplicadas às séries dos acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras
title_fullStr Análise fatorial e de séries temporais aplicadas às séries dos acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras
title_full_unstemmed Análise fatorial e de séries temporais aplicadas às séries dos acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras
title_sort Análise fatorial e de séries temporais aplicadas às séries dos acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras
author Minervi, Nivaldo Aparecido
author_facet Minervi, Nivaldo Aparecido
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Cumin, Liliana Madalena Gramani, 1964-2020
Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chaves Neto, Anselmo, 1945-
dc.contributor.author.fl_str_mv Minervi, Nivaldo Aparecido
contributor_str_mv Chaves Neto, Anselmo, 1945-
dc.subject.por.fl_str_mv Analise fatorial
Acidentes de trânsito
Rodovias
Engenharia de produção
topic Analise fatorial
Acidentes de trânsito
Rodovias
Engenharia de produção
description Orientador: Prof. Dr. Anselmo Chaves Neto
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-16T17:57:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-16T17:57:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/31902
url https://hdl.handle.net/1884/31902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 159f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31902/1/R%20-%20D%20-%20NIVALDO%20APARECIDO%20MINERVI.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31902/2/R%20-%20D%20-%20NIVALDO%20APARECIDO%20MINERVI.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31902/3/R%20-%20D%20-%20NIVALDO%20APARECIDO%20MINERVI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aa89135ce10b92254c465006557b30d7
62b2da2727172c0ca1af904819f07b6f
e421f5b4e49314b93f695220b14a84e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860874227417088