A interface comunicação e educação em sala de aula : potenciais e limitações sob o olhar do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomita, Iris Yae
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/36320
Resumo: Orientadora: Profª Drª Rosa Maria Cardoso Dalla Costa
id UFPR_e9fb224b77f1748e9ca7fff9f88096a2
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/36320
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Tomita, Iris YaeDalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-08-07T14:29:17Z2020-08-07T14:29:17Z2014https://hdl.handle.net/1884/36320Orientadora: Profª Drª Rosa Maria Cardoso Dalla CostaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/03/2014Inclui referênciasResumo: No contexto do mundo atual, em que as tecnologias da informação ganham destaque, a comunicação ocupa papel fundamental também no processo de ensino e aprendizagem. Embora avanços tecnológicos da comunicação tenham contribuído para possibilidades de mediar e potencializar a aproximação entre as áreas da educação e da comunicação, a comunicação é ainda apresentada como um dos obstáculos nas relações pessoais em sala de aula. A constatação desse paradoxo provocou a inquietação da presente pesquisa. Diante de investimentos de políticas públicas, da estrutura das escolas, do interesse por parte dos professores, surgiu a indagação: que lacunas ainda dificultam a aproximação da interface Comunicação e Educação com a cultura escolar? Essa é a questão-problematizadora desta investigação, que se fundamenta principalmente nos referenciais teóricos dos Estudos Culturais e nos teóricos da interface Comunicação e Educação. São objetivos da pesquisa: investigar como os professores compreendem a relação entre os dois campos de conhecimento, de que forma a aproximação dessas duas culturas tem contribuído para melhorar a comunicação em sala de aula e como a cultura escolar dificulta ou possibilita o uso dos potenciais tecnológicos e comunicacionais no trabalho pedagógico. Situando a comunicação humana na questão central da pesquisa, foram investigados os dizeres de professores de uma escola de ensino fundamental e médio da cidade de Londrina-PR. A pesquisa foi realizada através de diálogos orientados por um roteiro semiestruturado, em três encontros com 17 professores de diferentes disciplinas. A análise das entrevistas sinalizou que existem dificuldades no aspecto da linguagem, do domínio técnico, da forma de pensar, além dos próprios limites de condições de trabalho. Salvo raras exceções, há um consenso sobre a importância da aproximação das duas áreas de conhecimento e os professores manifestam satisfação ao observar que, ao aproximar a cultura midiática da cultura escolar, pode-se estreitar também o diálogo com seus alunos. Palavras-chave: Cultura escolar; Cultura midiática; Comunicação e Educação; Escola.Abstract: Communication plays an important role in personal interactions during the learning-teaching process. It's observed, with the maturation of the research and the systematization of interface Communication and Education practices, that even though the technological advances enable to mediate and enhance communication, it is still presented as one of the obstacles in the personal relationships in the classroom. From this paradox arose the impetus for concerns that anchor the question surrounding the present research: facing the investments in public policies, in the school structures, the interest of the teachers, where are the gaps to bring the Communication and Education interface to school culture closer? The research is founded in the media culture interest and in the school culture. Due to that, the basis was mainly focused in the Cultural Studies of Education and the Communication about the centrality of the culture in actions which involve communicational relationship within the school universe. Putting human communication in the central issue of the research, the teachers' impressions concerning the proximity of the media culture and to the school culture were investigated in the learningteaching process in a boarding and high school in Londrina. Searching for answers, interviews were carried out with 17 teachers of different subjects on how they comprehend enhances and difficulties found in the Communication and Education interface in the classroom. The analyses of the interviews showed that, with rare exceptions, there's a consensus on the importance of bringing both areas of knowledge closer. Still, it is huge the difficulty found, may it be in the language aspect, technical mastery, of enhances, besides the working conditions limitations. In spite of the limitations, the teachers manifest satisfaction when observing that bringing media culture closer to the school culture, they also approximate the dialog with their students. But for the technological enhances of communication to have effect it's necessary to have more investment in the first way of communication, the personal one. Key-words: School culture; media culture; Communication and Education; School.152 f. : il.,color., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesEducaçãoComunicação na educaçãoTecnologia da informação - Pesquisa - BrasilAmbiente de sala de aulaCultura escolarA interface comunicação e educação em sala de aula : potenciais e limitações sob o olhar do professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - IRIS YAE TOMITA.pdfapplication/pdf790213https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36320/1/R%20-%20T%20-%20IRIS%20YAE%20TOMITA.pdf846f58f5acb02d46e31b876f548c41f4MD51open accessTEXTR - T - IRIS YAE TOMITA.pdf.txtExtracted Texttext/plain230936https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36320/2/R%20-%20T%20-%20IRIS%20YAE%20TOMITA.pdf.txt90eef00f81c8279a1be2bcd6b2753100MD52open accessTHUMBNAILR - T - IRIS YAE TOMITA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36320/3/R%20-%20T%20-%20IRIS%20YAE%20TOMITA.pdf.jpgc08f57fb7bb76eb537106d13f8c95411MD53open access1884/363202020-08-07 11:29:17.171open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/36320Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-07T14:29:17Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A interface comunicação e educação em sala de aula : potenciais e limitações sob o olhar do professor
title A interface comunicação e educação em sala de aula : potenciais e limitações sob o olhar do professor
spellingShingle A interface comunicação e educação em sala de aula : potenciais e limitações sob o olhar do professor
Tomita, Iris Yae
Teses
Educação
Comunicação na educação
Tecnologia da informação - Pesquisa - Brasil
Ambiente de sala de aula
Cultura escolar
title_short A interface comunicação e educação em sala de aula : potenciais e limitações sob o olhar do professor
title_full A interface comunicação e educação em sala de aula : potenciais e limitações sob o olhar do professor
title_fullStr A interface comunicação e educação em sala de aula : potenciais e limitações sob o olhar do professor
title_full_unstemmed A interface comunicação e educação em sala de aula : potenciais e limitações sob o olhar do professor
title_sort A interface comunicação e educação em sala de aula : potenciais e limitações sob o olhar do professor
author Tomita, Iris Yae
author_facet Tomita, Iris Yae
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomita, Iris Yae
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Educação
Comunicação na educação
Tecnologia da informação - Pesquisa - Brasil
Ambiente de sala de aula
Cultura escolar
topic Teses
Educação
Comunicação na educação
Tecnologia da informação - Pesquisa - Brasil
Ambiente de sala de aula
Cultura escolar
description Orientadora: Profª Drª Rosa Maria Cardoso Dalla Costa
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-07T14:29:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-07T14:29:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/36320
url https://hdl.handle.net/1884/36320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 152 f. : il.,color., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36320/1/R%20-%20T%20-%20IRIS%20YAE%20TOMITA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36320/2/R%20-%20T%20-%20IRIS%20YAE%20TOMITA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36320/3/R%20-%20T%20-%20IRIS%20YAE%20TOMITA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 846f58f5acb02d46e31b876f548c41f4
90eef00f81c8279a1be2bcd6b2753100
c08f57fb7bb76eb537106d13f8c95411
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860526845722624