A politica da sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585638 |
Resumo: | Orientador: Jose Luiz Sigrist |
id |
UNICAMP-30_cf2dbe11c46b3e56ea789b0a6e8c0142 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::125375 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A politica da sala de aulaEducação - FilosofiaPolítica e educaçãoAmbiente de sala de aulaOrientador: Jose Luiz SigristDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente texto consiste numa busca de esclarecimento aos fundamentos do que é ensinado na sala de aula. Essa busca se baseia nas seguintes questões: Por que a sala de aula? Qual é o sentido da ação daqueles que nela trabalham, quais são os paradoxos dessa ação e que conseqüências ela traz para a sociedade? Os fundamentos histórico-filosóficos da educação são buscados na origem do ser humano e no seu desenvolvimento ao longo da história, quando as diferentes sociedades praticaram suas educações centradas nos valores e nas visão de homem que cada uma possuía. Com o surgimento do capitalismo, a sociedade chegou a tal complexidade que a burguesia, com novos valores e novas idéias, criou a sala de aula e transformou-a num elemento fundamental para a universalização de sua consciência. Mas o surgimento do proletariado enquanto classe social fez surgir também a necessidade de universalização de sua consciência revolucionária. De modo que as lutas pela conquista do espaço da sala de aula transformaram-se numa expressão importante das contradições que se manifestavam na sociedade como um todo. Nesse contexto conflitivo de lutas sociais, em que se inserem as lutas pela educação, é que surgem as diferentes teorias educacionais, umas produzidas por intelectuais da burguesia e outras por intelectuais comprometidos com os trabalhadores. Esses intelectuais, dos dois grupos citados, estão ligados direta ou indiretamente a grupos político-partidários que tentam arregimentar a classe trabalhadora, para reforçar, a partir da sala de aula, os interesses ideológicos ou revolucionários da classe que defendemAbstract: This text is a search of clarification as to foundations of what is taught in the classroom. This search is based on the following questions: What is the function of the classroom; what is the meaning of the interaction of those working in the classroom; what is the meaning of the interaction of those working in the classroom? What are the paradoxes involved in this interaction, and what are some consequences it brings to society? The historical-philosophical grounds of education should be sought at the origin of mankind and in his development though the ages when different societies educate according to its proper values and vision of mano With the uprising of capitalism society has evolved in a degree of complexity that the bourgeoisie, with new valves and new ideas, create a classroom and transform it into the essential element of the universalization of its conscience. But with the coming of the proletariat, as a social class, also gives rise to the necessity of the universalization of its revolutionary conscience. In this manner the struggle to control the classroom becomes an important factor in the contradictions manifest in society at large. In this social struggle in which the struggle for education is inserted, difIerent educational theories arise: those produced by intellectuals of the bourgeoisie, and those by intellectuals in favor of the working class. Both are part of the difIerent political groups trying to recruit and defend, by way of the classroom, works to reinforce their or ideological and revolutionary interestsMestradoFilosofia e História da EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Sigrist, José Luiz, 1934-2014Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Josias Dias da19981998-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf139f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585638COSTA, Josias Dias da. A politica da sala de aula. 1998. 139f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585638. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/125375porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:42:54Zoai::125375Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:42:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A politica da sala de aula |
title |
A politica da sala de aula |
spellingShingle |
A politica da sala de aula Costa, Josias Dias da Educação - Filosofia Política e educação Ambiente de sala de aula |
title_short |
A politica da sala de aula |
title_full |
A politica da sala de aula |
title_fullStr |
A politica da sala de aula |
title_full_unstemmed |
A politica da sala de aula |
title_sort |
A politica da sala de aula |
author |
Costa, Josias Dias da |
author_facet |
Costa, Josias Dias da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sigrist, José Luiz, 1934-2014 Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Josias Dias da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Filosofia Política e educação Ambiente de sala de aula |
topic |
Educação - Filosofia Política e educação Ambiente de sala de aula |
description |
Orientador: Jose Luiz Sigrist |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998 1998-02-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585638 COSTA, Josias Dias da. A politica da sala de aula. 1998. 139f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585638. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585638 |
identifier_str_mv |
COSTA, Josias Dias da. A politica da sala de aula. 1998. 139f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585638. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/125375 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 139f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188806900842496 |