A politica da sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Josias Dias da
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585638
Resumo: Orientador: Jose Luiz Sigrist
id UNICAMP-30_cf2dbe11c46b3e56ea789b0a6e8c0142
oai_identifier_str oai::125375
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A politica da sala de aulaEducação - FilosofiaPolítica e educaçãoAmbiente de sala de aulaOrientador: Jose Luiz SigristDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente texto consiste numa busca de esclarecimento aos fundamentos do que é ensinado na sala de aula. Essa busca se baseia nas seguintes questões: Por que a sala de aula? Qual é o sentido da ação daqueles que nela trabalham, quais são os paradoxos dessa ação e que conseqüências ela traz para a sociedade? Os fundamentos histórico-filosóficos da educação são buscados na origem do ser humano e no seu desenvolvimento ao longo da história, quando as diferentes sociedades praticaram suas educações centradas nos valores e nas visão de homem que cada uma possuía. Com o surgimento do capitalismo, a sociedade chegou a tal complexidade que a burguesia, com novos valores e novas idéias, criou a sala de aula e transformou-a num elemento fundamental para a universalização de sua consciência. Mas o surgimento do proletariado enquanto classe social fez surgir também a necessidade de universalização de sua consciência revolucionária. De modo que as lutas pela conquista do espaço da sala de aula transformaram-se numa expressão importante das contradições que se manifestavam na sociedade como um todo. Nesse contexto conflitivo de lutas sociais, em que se inserem as lutas pela educação, é que surgem as diferentes teorias educacionais, umas produzidas por intelectuais da burguesia e outras por intelectuais comprometidos com os trabalhadores. Esses intelectuais, dos dois grupos citados, estão ligados direta ou indiretamente a grupos político-partidários que tentam arregimentar a classe trabalhadora, para reforçar, a partir da sala de aula, os interesses ideológicos ou revolucionários da classe que defendemAbstract: This text is a search of clarification as to foundations of what is taught in the classroom. This search is based on the following questions: What is the function of the classroom; what is the meaning of the interaction of those working in the classroom; what is the meaning of the interaction of those working in the classroom? What are the paradoxes involved in this interaction, and what are some consequences it brings to society? The historical-philosophical grounds of education should be sought at the origin of mankind and in his development though the ages when different societies educate according to its proper values and vision of mano With the uprising of capitalism society has evolved in a degree of complexity that the bourgeoisie, with new valves and new ideas, create a classroom and transform it into the essential element of the universalization of its conscience. But with the coming of the proletariat, as a social class, also gives rise to the necessity of the universalization of its revolutionary conscience. In this manner the struggle to control the classroom becomes an important factor in the contradictions manifest in society at large. In this social struggle in which the struggle for education is inserted, difIerent educational theories arise: those produced by intellectuals of the bourgeoisie, and those by intellectuals in favor of the working class. Both are part of the difIerent political groups trying to recruit and defend, by way of the classroom, works to reinforce their or ideological and revolutionary interestsMestradoFilosofia e História da EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Sigrist, José Luiz, 1934-2014Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Josias Dias da19981998-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf139f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585638COSTA, Josias Dias da. A politica da sala de aula. 1998. 139f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585638. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/125375porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:42:54Zoai::125375Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:42:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A politica da sala de aula
title A politica da sala de aula
spellingShingle A politica da sala de aula
Costa, Josias Dias da
Educação - Filosofia
Política e educação
Ambiente de sala de aula
title_short A politica da sala de aula
title_full A politica da sala de aula
title_fullStr A politica da sala de aula
title_full_unstemmed A politica da sala de aula
title_sort A politica da sala de aula
author Costa, Josias Dias da
author_facet Costa, Josias Dias da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sigrist, José Luiz, 1934-2014
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Josias Dias da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Filosofia
Política e educação
Ambiente de sala de aula
topic Educação - Filosofia
Política e educação
Ambiente de sala de aula
description Orientador: Jose Luiz Sigrist
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-02-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585638
COSTA, Josias Dias da. A politica da sala de aula. 1998. 139f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585638. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585638
identifier_str_mv COSTA, Josias Dias da. A politica da sala de aula. 1998. 139f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585638. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/125375
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
139f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188806900842496