Ensinar filosofia através de um texto clássico : estratégias para utilizar Ética a Nicômaco V na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/56835 |
Resumo: | Orientadora: Profª Mª Aline da Silva Dias |
id |
UFPR_ea04fb357ae1dbfdcf52185e2f359adf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56835 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Lavanholi, Luiz Francisco Garcia, 1987-Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino MédioDias, Aline da Silva2021-07-28T11:26:16Z2021-07-28T11:26:16Z2018https://hdl.handle.net/1884/56835Orientadora: Profª Mª Aline da Silva DiasMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino MédioInclui referênciasResumo : A garantia de acesso à filosofia nas aulas ministradas no ensino médio é preocupação fundamental de todo professor de filosofia. Afinal, o risco de errar é grande. Pode-se recair, por um lado, em um conteudismo, no qual a preocupação nas aulas seria apenas com a apresentação das teorias elaboradas durante a história da filosofia, sem o objetivo de desenvolver com o aluno atitudes propriamente filosóficas. Por outro lado, ao tentar evitar tal conteudismo, pode-se recair numa desconsideração total pela história da filosofia, de modo que a aula se torne apenas uma discussão de amenidades, sem se diferenciar muito do senso comum. O presente trabalho está focalizado no tema do ensino de filosofia. O problema aqui tratado é a possibilidade de uma aula propriamente filosófica, sem recair no conteudismo e nem na mera discussão do senso comum. Mais especificamente, o problema é como utilizar os clássicos da história da filosofia em sala de aula, sem perder a característica de atividade crítica e problematizadora da filosofia. O objetivo desse texto é apresentar uma possibilidade de trabalho com um texto clássico em sala de aula. O texto escolhido para o trabalho é o quinto livro da Ética a Nicômaco, de Aristóteles. Como condição para trabalhar com tal texto clássico, é preciso entender como deve ser realizada uma aula de filosofia no ensino médio, bem como qual é o papel do professor nessas aulas. Por isso, o primeiro capítulo apresenta uma fundamentação teórica para isso, a partir dos textos de Sílvio Gallo e de Lídia Maria Rodrigo. Em seguida, no segundo capítulo, há uma apresentação da discussão desenvolvida em Ética a Nicômaco V. Por fim, no último capítulo, há uma proposta de estratégias didáticas para o tratamento do texto clássico em sala de aula1 arquivo (35 p.) : PDF.application/pdfFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)Ensinar filosofia através de um texto clássico : estratégias para utilizar Ética a Nicômaco V na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - LUIZ FRANCISCO GARCIA LAVANHOLI.pdfapplication/pdf264322https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56835/1/R%20-%20E%20-%20LUIZ%20FRANCISCO%20GARCIA%20LAVANHOLI.pdf1b0dcec32e1a55103bea11618b4aaeb2MD51open access1884/568352021-07-28 08:26:16.597open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56835Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-07-28T11:26:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensinar filosofia através de um texto clássico : estratégias para utilizar Ética a Nicômaco V na sala de aula |
title |
Ensinar filosofia através de um texto clássico : estratégias para utilizar Ética a Nicômaco V na sala de aula |
spellingShingle |
Ensinar filosofia através de um texto clássico : estratégias para utilizar Ética a Nicômaco V na sala de aula Lavanholi, Luiz Francisco Garcia, 1987- Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) |
title_short |
Ensinar filosofia através de um texto clássico : estratégias para utilizar Ética a Nicômaco V na sala de aula |
title_full |
Ensinar filosofia através de um texto clássico : estratégias para utilizar Ética a Nicômaco V na sala de aula |
title_fullStr |
Ensinar filosofia através de um texto clássico : estratégias para utilizar Ética a Nicômaco V na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Ensinar filosofia através de um texto clássico : estratégias para utilizar Ética a Nicômaco V na sala de aula |
title_sort |
Ensinar filosofia através de um texto clássico : estratégias para utilizar Ética a Nicômaco V na sala de aula |
author |
Lavanholi, Luiz Francisco Garcia, 1987- |
author_facet |
Lavanholi, Luiz Francisco Garcia, 1987- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lavanholi, Luiz Francisco Garcia, 1987- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dias, Aline da Silva |
contributor_str_mv |
Dias, Aline da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) |
topic |
Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) |
description |
Orientadora: Profª Mª Aline da Silva Dias |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-28T11:26:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-28T11:26:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/56835 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/56835 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (35 p.) : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56835/1/R%20-%20E%20-%20LUIZ%20FRANCISCO%20GARCIA%20LAVANHOLI.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1b0dcec32e1a55103bea11618b4aaeb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898672987963392 |