Fotografias que contam : o aluno em sua função-autor nas aulas de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerdeira, Maristela Petry, 1980-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/77898
Resumo: Orientadora: Profª Drª Odisséa Boaventura de Oliveira
id UFPR_ebfb20b6745caa2fb6964515ba47e1c8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/77898
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Cerdeira, Maristela Petry, 1980-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-2022-08-22T19:16:02Z2022-08-22T19:16:02Z2022https://hdl.handle.net/1884/77898Orientadora: Profª Drª Odisséa Boaventura de OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 13/07/2022Inclui referênciasResumo: O objetivo deste estudo foi compreender a produção de sentidos por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de duas escolas, uma da esfera pública e outra da esfera privada, localizadas na cidade de Curitiba/PR, ao utilizarem a fotografia em sua função-autor, em aulas de Geografia. Partiu-se do princípio de que o ensino de Geografia se depara com certa dificuldade para que os alunos estabeleçam relações entre os conteúdos e os seus cotidianos, de tal forma que consigam se identificarem com o lugar no qual residem e se percebam parte constituinte da sociedade. Para explorar esse problema, os referenciais teóricos utilizados centram-se nos seguintes pilares: ensino de Geografia, principalmente o conceito de lugar e cidade; fotografia; Análise de Discurso. O corpus de análise levou em conta as categorias estabelecidas a partir das temáticas que permeiam os conteúdos sobre a cidade e a produção do espaço urbano, discutidos nas aulas de Geografia. As fotografias foram agrupadas nas seguintes categorias: Moradias e construções urbanas, Mobilidade urbana e transportes, Infraestrutura e saneamento básico, Atividades econômicas, Áreas verdes, Espaços de lazer. Os resultados apontam que os alunos, na sua função-autor, produziram sentidos acerca das temáticas trabalhadas. Algumas categorias se fizeram mais presentes no processo de significação do que outras. No entanto, esse movimento possibilitou que esses sujeitos pudessem, de alguma maneira, olhar para o seu entorno, para o seu cotidiano e estabelecerem relações entre o conteúdo geográfico e o lugar da cidade em que circulam e têm suas experiências enquanto espaço vivido. Defende-se que tal evento pode contribuir sobremaneira no processo de formação do aluno enquanto cidadão, sujeito atuante e transformador da sociedade.Abstract: The objective of this research study was to understand the production of meanings while using photography in its author-function in Geography classes by middle school seventh graders of two schools, one public and one private. The primary principal was that Geography teaching encounters certain difficulty for the students to establish relationships between the contents and their everyday lives, in such a way that both enables them to identify with the place in which they live, and to realize that they are components of society. In order to explore this issue, the theoretical framework used here focuses on the following pillars: Geography teaching, especially the concepts of place and city; photography; Discourse Analysis. The corpus of analysis took into consideration the categories established from the themes that pervade the contents about the city and the production of urban space discussed in Geography classes. The photographs were grouped into the following categories: Housing and urban constructions, Urban mobility and transportation, Infrastructure and basic sanitation, Economic activities, Green areas, Leisure spaces. The results indicate that the students, in their author-function, produced meanings regarding the themes worked in classes. Some categories presented themselves stronger in the meaning-making process than others. However, this movement somehow allowed these subjects both to look at their surroundings, at their everyday lives, and to establish relationships between the geographic content and the place in the city where they get around and have their experiences in the lived space. We argue that such event may greatly contribute to the process of the student formation as a citizen, as an active and transforming subject in society.1 recurso online : PDF.application/pdfGeografia - Estudo e ensinoEnsino fundamentalAnálise do discursoEducaçãoFotografias que contam : o aluno em sua função-autor nas aulas de geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARISTELA PETRY CERDEIRA.pdfapplication/pdf10331283https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77898/1/R%20-%20D%20-%20MARISTELA%20PETRY%20CERDEIRA.pdf022e378fb886cd6a6eec57fa5e0c25e3MD51open access1884/778982022-08-22 16:16:02.24open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77898Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-22T19:16:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fotografias que contam : o aluno em sua função-autor nas aulas de geografia
title Fotografias que contam : o aluno em sua função-autor nas aulas de geografia
spellingShingle Fotografias que contam : o aluno em sua função-autor nas aulas de geografia
Cerdeira, Maristela Petry, 1980-
Geografia - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Análise do discurso
Educação
title_short Fotografias que contam : o aluno em sua função-autor nas aulas de geografia
title_full Fotografias que contam : o aluno em sua função-autor nas aulas de geografia
title_fullStr Fotografias que contam : o aluno em sua função-autor nas aulas de geografia
title_full_unstemmed Fotografias que contam : o aluno em sua função-autor nas aulas de geografia
title_sort Fotografias que contam : o aluno em sua função-autor nas aulas de geografia
author Cerdeira, Maristela Petry, 1980-
author_facet Cerdeira, Maristela Petry, 1980-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerdeira, Maristela Petry, 1980-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-
contributor_str_mv Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Análise do discurso
Educação
topic Geografia - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Análise do discurso
Educação
description Orientadora: Profª Drª Odisséa Boaventura de Oliveira
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-22T19:16:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-22T19:16:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/77898
url https://hdl.handle.net/1884/77898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77898/1/R%20-%20D%20-%20MARISTELA%20PETRY%20CERDEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 022e378fb886cd6a6eec57fa5e0c25e3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860669142728704