Desenvolvimento psicológico e escolarização : avaliação de dimensões psíquicas em estudantes de diferentes etapas do ensino fundamental à luz de uma perspectiva teórica integradora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luna, Monica Dorrenbach
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/59467
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Helga Loos-Sant’Ana
id UFPR_ecb4b5bbe5989c340a533c94d3325f20
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/59467
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Luna, Monica DorrenbachLoos-Sant'Ana, HelgaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2019-05-28T18:41:25Z2019-05-28T18:41:25Z2014https://hdl.handle.net/1884/59467Orientadora: Profa. Dra. Helga Loos-Sant’AnaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 26/03/2014Inclui referências: p. 110-115Resumo: O presente estudo propõe a avaliação do desenvolvimento de algumas dimensões psíquicas em diferentes momentos do processo de escolarização à luz de uma perspectiva integradora de categorias teóricas tradicionalmente dissociadas nos estudos da Psicologia da Educação e de diferentes perspectivas de desenvolvimento humano. O objetivo da investigação foi avaliar transversalmente indicadores de desenvolvimento psíquico em diferentes etapas do processo de escolarização e, uma vez identificadas alterações nos resultados, investigar eventuais regularidades para discussão. A avaliação de tais indicadores foi realizada por meio da aplicação de três instrumentos padronizados em cento e sessenta e quatro estudantes, de três diferentes etapas do Ensino Fundamental, distribuídos em diferentes áreas administrativas da cidade de Curitiba. Os dados coletados apontaram para avanços de alguns indicadores conforme os períodos de escolarização progrediam, mas também revelaram retrocessos no desenvolvimento de dimensões constituintes do autoconceito, da capacidade de resiliência e de operações lógicas no grupo de estudantes participantes. Para a discussão dos resultados foram eleitos marcos teóricos que propõem uma perspectiva integralizada da dinâmica psíquica e integrativa de dimensões internas e externas constituintes da experiência humana. Como conclusões o estudo evidencia que há defasagens no conjunto de transformações psíquicas, supostamente progressivas com o avanço da idade e do processo de escolarização indicando insucesso da educação escolar no cumprimento dos objetivos formais de formação de indivíduos (cidadãos) autônomos e promoção do desenvolvimento humano integral. Palavras-Chave: Psicologia da Educação; Desenvolvimento Humano; Desenvolvimento Psicológico; Histórico-Cultural; Afetividade Ampliada; Escolarização.Abstract: The perspective of the present study was the development evaluation and analysis of some psychic dimensions at different times of schooling by the light of an integrative perspective of theoretical categories, traditionally separated in discussions of educational psychology and human development prospects. The evaluation of such dimensions was accomplished through the application of standardized instruments in one hundred and sixty four students of three different stages of elementary school, of three different administrative areas of Curitiba. The collected data pointed to advances of some indicators as school enrollment periods progressed, but also revealed setbacks in development of self-concept, dimensions of resiliency and logical operations capacity among participating students. For results discussion, theoretical landmarks proposing an integrative perspective of internal and external dynamic dimensions of human experience, were elected. As conclusions the study shows that there are lags in psychic transformations, supposedly progressive with the advance of age and schooling process, indicating failure of school education whose purpose is the education of whole and autonomous individuals (citizens), in all human perspectives. Keywords: Educational Psychology, Human Development, Psychological Development; Historic-Cultural; Extended Affectivity; Schooling.119 p. : il. (algumas color).application/pdfPsicologia da educaçãoEducaçãoEnsino fundamentalDesenvolvimento humanoDesenvolvimento psicológico e escolarização : avaliação de dimensões psíquicas em estudantes de diferentes etapas do ensino fundamental à luz de uma perspectiva teórica integradorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - MONICA DORRENBACH LUNA.pdfapplication/pdf13592716https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59467/1/R%20-%20T%20-%20MONICA%20DORRENBACH%20LUNA.pdfe1de2fa2cb553b5a96cb5bd5abbf1e48MD51open access1884/594672019-05-28 15:41:25.911open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/59467Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-28T18:41:25Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento psicológico e escolarização : avaliação de dimensões psíquicas em estudantes de diferentes etapas do ensino fundamental à luz de uma perspectiva teórica integradora
title Desenvolvimento psicológico e escolarização : avaliação de dimensões psíquicas em estudantes de diferentes etapas do ensino fundamental à luz de uma perspectiva teórica integradora
spellingShingle Desenvolvimento psicológico e escolarização : avaliação de dimensões psíquicas em estudantes de diferentes etapas do ensino fundamental à luz de uma perspectiva teórica integradora
Luna, Monica Dorrenbach
Psicologia da educação
Educação
Ensino fundamental
Desenvolvimento humano
title_short Desenvolvimento psicológico e escolarização : avaliação de dimensões psíquicas em estudantes de diferentes etapas do ensino fundamental à luz de uma perspectiva teórica integradora
title_full Desenvolvimento psicológico e escolarização : avaliação de dimensões psíquicas em estudantes de diferentes etapas do ensino fundamental à luz de uma perspectiva teórica integradora
title_fullStr Desenvolvimento psicológico e escolarização : avaliação de dimensões psíquicas em estudantes de diferentes etapas do ensino fundamental à luz de uma perspectiva teórica integradora
title_full_unstemmed Desenvolvimento psicológico e escolarização : avaliação de dimensões psíquicas em estudantes de diferentes etapas do ensino fundamental à luz de uma perspectiva teórica integradora
title_sort Desenvolvimento psicológico e escolarização : avaliação de dimensões psíquicas em estudantes de diferentes etapas do ensino fundamental à luz de uma perspectiva teórica integradora
author Luna, Monica Dorrenbach
author_facet Luna, Monica Dorrenbach
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Loos-Sant'Ana, Helga
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Luna, Monica Dorrenbach
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia da educação
Educação
Ensino fundamental
Desenvolvimento humano
topic Psicologia da educação
Educação
Ensino fundamental
Desenvolvimento humano
description Orientadora: Profa. Dra. Helga Loos-Sant’Ana
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-28T18:41:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-28T18:41:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/59467
url https://hdl.handle.net/1884/59467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 119 p. : il. (algumas color).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59467/1/R%20-%20T%20-%20MONICA%20DORRENBACH%20LUNA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e1de2fa2cb553b5a96cb5bd5abbf1e48
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898754457075712