Tessituras dos saberes docentes : a epistemologia da complexidade na construção do saber tecnológico pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Marilete Terezinha Marqueti de, 1987-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/67890
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá
id UFPR_ee1c58702d02878f1dce5e02ee79d40d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/67890
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Araujo, Marilete Terezinha Marqueti de, 1987-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSá, Ricardo Antunes de, 1962-2020-08-13T18:14:28Z2020-08-13T18:14:28Z2020https://hdl.handle.net/1884/67890Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de SáTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 17/03/2020Inclui referências: p. 261-273Resumo: A docência como uma atividade complexa (MORIN, 2000; 2011; 2014) exige uma multiplicidade de saberes (GAUTHIER et al., 2013; TARDIF, 2013; SHULLMAN, 1987; MISHRA; KOEHLER, 2008; PIMENTA, 2012; AZZI, 2012; FIORENTINI et al., 1998), que estão constantemente em construção e reconstrução. O contexto da cibercultura (LEMOS, 2013; LEVY, 1999; SANTAELLA, 2003) coloca aos professores a necessidade do saber tecnológico. A pesquisa desenvolvida visa compreender como o saber tecnológico é construído a partir da utilização, integração e apropriação das tecnologias e mídias digitais na prática pedagógica (SANTOS, 2014; BEHRENS, 2009; VEIGA, 1992; NADAL, 2016) do professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nas tessituras com os demais saberes docentes no contexto da cibercultura, à luz da Epistemologia da Complexidade (MORIN, 2000; 2011; 2014; PETRAGLIA, 2008; SÁ, 2013; BEHRENS, 2009; MORAES, 2008). A pesquisa de abordagem qualitativa, (LUDKE; ANDRÉ, 2015), se estruturou no estudo de caso (YIN, 2005) em duas etapas: a primeira exploratória para a seleção da amostragem gradual, seguida pelo estudo de caso único. Os dados foram obtidos por meio de questionários, observação, análise documental e entrevistas, o que permitiu uma triangulação dos dados. Os métodos de análise envolveram análise documental (CELLARD, 2012) e análise de conteúdo (BARDIN, 2010; SALDAÑA, 2013). Os resultados da pesquisa permitem defender a tese de que o saber tecnológico pode ser considerado um saber necessário à docência no contexto da cibercultura, na medida em que é exigido e mobilizado na/pela prática pedagógica. Sua construção é influenciada pela multidimensionalidade contextual, pelas condições subjetivas e intersubjetivas e pela religação dos saberes docentes. Assim, a Epistemologia da Complexidade ajuda a entender que a construção do saber tecnológico se faz por diferentes caminhos, em contextos distintos, na relação com o outro em movimentos de ordem, desordem, organização e interações. Essa tese contribuí academicamente para a prática pedagógica docente ao traçar um caminho possível para a construção desse saber, cada vez mais pertinente para viver na sociedade contemporânea. Palavras-chave: Saber tecnológico. Saberes docentes. Complexidade. Cibercultura. Tecnologias e Mídias digitais.Abstract: Teaching as a complex activity (MORIN, 2000; 2011; 2014) requires a multiplicity of knowledge (GAUTHIER et al., 2013; TARDIF, 2013; SHULLMAN, 1987; MISHRA; KOEHLER, 2008; PIMENTA, 2012; AZZI, 2012; FIORENTINI et al., 1998), which are constantly under construction and reconstruction. The context of cyberculture (LEMOS, 2013; LEVY, 1999; SANTAELLA, 2003) poses to teachers the need for technological knowledge. The developed research aims to understand how technological knowledge is built from the use, integration and appropriation of technologies and digital media in the pedagogical practice (SANTOS, 2014; BEHRENS, 2009; VEIGA, 1992; NADAL, 2016) of the teacher of the early years of elementary school, in the textures with other teaching knowledge in the context of cyberculture, in the light of the Epistemology of Complexity (MORIN, 2000; 2011; 2014; PETRAGLIA, 2008; SÁ, 2013; BEHRENS, 2009; MORAES, 2008). The qualitative research, (LUDKE; ANDRÉ, 2015), was structured in the case study (YIN, 2005) in two stages: the first exploratory for the selection of the gradual sampling, followed by the single case study. The data were obtained through questionnaires, observation, document analysis and interviews, which allowed for a triangulation of the data. The methods of analysis involved document analysis (CELLARD, 2012) and content analysis (BARDIN, 2010; SALDAÑA, 2013). The research results allow us to defend the thesis that technological knowledge can be considered a necessary knowledge for teaching in the context of cyberculture, insofar as it is required and mobilized in/by pedagogical practice. Its construction is influenced by the contextual multidimensionality, by the subjective and intersubjective conditions and by the reconnection of the teaching knowledge. Thus, the Epistemology of Complexity helps to understand that the construction of technological knowledge takes place in different ways, in different contexts, in the relationship with the other in movements of order, disorder, organization and interactions. This thesis contributed academically to the teaching pedagogical practice by tracing a possible path for the construction of this knowledge, which is increasingly relevant to live in contemporary society. Keywords: Technological knowledge. Teaching knowledge. Complexity. Cyberculture. Technologies and digital media.312 p. : il. (algumas color.).application/pdfTecnologias de informação e comunicaçãoProfessores de ensino fundamentalCiberculturaEducaçãoTessituras dos saberes docentes : a epistemologia da complexidade na construção do saber tecnológico pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - MARILETE TEREZINHA MARQUETI DE ARAUJO.pdfapplication/pdf11605629https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67890/1/R%20-%20T%20-%20MARILETE%20TEREZINHA%20MARQUETI%20DE%20ARAUJO.pdf6a1330e789ec6b81da9593b6bb2acd69MD51open access1884/678902020-08-13 15:14:28.693open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/67890Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-13T18:14:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tessituras dos saberes docentes : a epistemologia da complexidade na construção do saber tecnológico pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamental
title Tessituras dos saberes docentes : a epistemologia da complexidade na construção do saber tecnológico pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Tessituras dos saberes docentes : a epistemologia da complexidade na construção do saber tecnológico pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamental
Araujo, Marilete Terezinha Marqueti de, 1987-
Tecnologias de informação e comunicação
Professores de ensino fundamental
Cibercultura
Educação
title_short Tessituras dos saberes docentes : a epistemologia da complexidade na construção do saber tecnológico pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Tessituras dos saberes docentes : a epistemologia da complexidade na construção do saber tecnológico pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Tessituras dos saberes docentes : a epistemologia da complexidade na construção do saber tecnológico pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Tessituras dos saberes docentes : a epistemologia da complexidade na construção do saber tecnológico pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Tessituras dos saberes docentes : a epistemologia da complexidade na construção do saber tecnológico pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamental
author Araujo, Marilete Terezinha Marqueti de, 1987-
author_facet Araujo, Marilete Terezinha Marqueti de, 1987-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Marilete Terezinha Marqueti de, 1987-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sá, Ricardo Antunes de, 1962-
contributor_str_mv Sá, Ricardo Antunes de, 1962-
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de informação e comunicação
Professores de ensino fundamental
Cibercultura
Educação
topic Tecnologias de informação e comunicação
Professores de ensino fundamental
Cibercultura
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-13T18:14:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-13T18:14:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/67890
url https://hdl.handle.net/1884/67890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 312 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67890/1/R%20-%20T%20-%20MARILETE%20TEREZINHA%20MARQUETI%20DE%20ARAUJO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a1330e789ec6b81da9593b6bb2acd69
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860891511095296