Da racionalidade técnica a "nova" epistemologia da prática : a proposta de formação de professores e pedagogos nas políticas oficiais atuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Marli de Fátima
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/2636
Resumo: Orientadora: Acácia Zeneida Kuenzer
id UFPR_eed2c4f3a258ca0e1e1b2258a6c46019
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/2636
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Rodrigues, Marli de FátimaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoKuenzer, Acácia Zeneida2022-08-05T16:56:04Z2022-08-05T16:56:04Z2005https://hdl.handle.net/1884/2636Orientadora: Acácia Zeneida KuenzerTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005Inclui bibliografia e anexosResumo: Nesta pesquisa desenvolvemos um estudo da relação entre as transformações produtivas, as mudanças no mundo do trabalho e suas repercussões nas reformas educacionais e, por conseguinte, nos processos de formação humana, com especial destaque para as propostas de formação de professores e pedagogos. Para este estudo, consideramos necessário analisar as mudanças na formação de professores e pedagogos e problematizar as concepções que estão presentes nas políticas governamentais para a formação dos referidos profissionais no contexto mais amplo de formulação de políticas brasileiras. Considerando que se trata de um tema polêmico que está na pauta de discussão dos educadores e dos formuladores de políticas no momento atual, desdobramos o estudo em dois momentos articulados: fizemos o levantamento e a análise das concepções que permeiam as propostas de formação de professores e pedagogos no Brasil através das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores para a Educação Básica e dos Referenciais para Formação de Professores; e acompanhamos a discussão, os embates e as posições divergentes na definição de percursos curriculares para a formação do pedagogo. Tendo em vista o nosso objeto de estudo, optamos por desenvolver uma pesquisa bibliográfica e documental por meio da análise da legislação e de outros documentos oficiais no período que compreende a década de 1930 até a situação mais recente dos cursos de formação de professores e de pedagogos no Brasil. Nos respaldamos também em estudos de diversos autores que têm contribuído para a crítica e reflexão sobre essas temáticas, por meio de suas publicações e entrevistas não estruturadas. Na análise empreendida neste estudo, nos foi possível evidenciar que as atuais propostas de formação de professores e pedagogos estão fundadas numa visão fragmentária e utilitarista do conhecimento, concepções que fundamentam a formação do professor como prático-reflexivo e formação de competências profissionais, expressas na "nova epistemologia da prática'. Essa base epistemológica tem fornecido o suporte para a defesa da centralidade na docência nos cursos de formação de pedagogos, proposta atualmente pelo Conselho Nacional de Educação.Abstract: We developed in this research a study about the relation among productive transformations, the changes in the world of work and their repercussions in the educational reform and also, in the human formation process specially to teachers and pedagogical professionals background processes. We considered necessary for this study to analyze the changes in the teachers and pedagogical professionals background and question the conceptions those are into the governmental politics to background of the referred professionals in the wide context of Brazilian politics formulation. To look upon a controversial theme present in the discussion roll of educators and politics formulator nowadays, we divided the study in two articulated moments: we gathered and analyzed the conceptions those take in the teachers and pedagogical professionals proposal formation in Brazil through National Curriculums Guidelines for Basic Education Teachers Background and Referential for Teachers Background. We went along with the discussions, the debates, the divergent positions about the curriculum trajectory definition for pedagogical professionals background. Focusing our object of study, the option was to develop a bibliographical and documental research, centered the analysis on legislation and other official documents in the period that comprehends the decade from 1930 to recent situation of the teachers and pedagogical professionals background courses in Brazil. We leaned on studies from several authors those contributed to the criticizing and reflection on these themes, on their publications and not structured interviews. In the analysis taken in this study, it was possible to us to point the recent teachers and pedagogical professionals proposals are laid on knowledge fragmentary and useful view, conceptions those justify the teacher background as practical-reflexive and formation of professional competences, expressed in the "new epistemology of the practice'. This epistemological basis has provided the support to defense o centrality in teaching in the teachers and pedagogical professionals background courses, proposed by the National Education Council.xii, 228 f.application/pdfDisponível em formato digitalProfessores - FormaçãoEnsino de primeiro grauEducação e EstadoReforma do ensino - 1990TrabalhoEducaçãoDa racionalidade técnica a "nova" epistemologia da prática : a proposta de formação de professores e pedagogos nas políticas oficiais atuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALCapa.pdfapplication/pdf59770https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2636/1/Capa.pdfdbea3c91be901a910b356d47b1801bb7MD51open accessTexto_Tese_Marli.pdfapplication/pdf737961https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2636/2/Texto_Tese_Marli.pdf60d158ff5fcae6f7ce269c1c33bd9d63MD52open accessTEXTCapa.pdf.txtExtracted Texttext/plain15059https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2636/3/Capa.pdf.txt1947f0f43c144157a5775e48845d21eeMD53open accessTexto_Tese_Marli.pdf.txtExtracted Texttext/plain505803https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2636/4/Texto_Tese_Marli.pdf.txt9aa9da5c3dba155ffd4ce9be4c7ed2b5MD54open accessTHUMBNAILCapa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1197https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2636/5/Capa.pdf.jpg364a73c1c46e199ae8f8911ae06174d8MD55open accessTexto_Tese_Marli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1510https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2636/6/Texto_Tese_Marli.pdf.jpgc62c6c7a392a18cb6f8cf51bf69fe8d3MD56open access1884/26362022-08-05 13:56:04.374open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/2636Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-05T16:56:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da racionalidade técnica a "nova" epistemologia da prática : a proposta de formação de professores e pedagogos nas políticas oficiais atuais
title Da racionalidade técnica a "nova" epistemologia da prática : a proposta de formação de professores e pedagogos nas políticas oficiais atuais
spellingShingle Da racionalidade técnica a "nova" epistemologia da prática : a proposta de formação de professores e pedagogos nas políticas oficiais atuais
Rodrigues, Marli de Fátima
Professores - Formação
Ensino de primeiro grau
Educação e Estado
Reforma do ensino - 1990
Trabalho
Educação
title_short Da racionalidade técnica a "nova" epistemologia da prática : a proposta de formação de professores e pedagogos nas políticas oficiais atuais
title_full Da racionalidade técnica a "nova" epistemologia da prática : a proposta de formação de professores e pedagogos nas políticas oficiais atuais
title_fullStr Da racionalidade técnica a "nova" epistemologia da prática : a proposta de formação de professores e pedagogos nas políticas oficiais atuais
title_full_unstemmed Da racionalidade técnica a "nova" epistemologia da prática : a proposta de formação de professores e pedagogos nas políticas oficiais atuais
title_sort Da racionalidade técnica a "nova" epistemologia da prática : a proposta de formação de professores e pedagogos nas políticas oficiais atuais
author Rodrigues, Marli de Fátima
author_facet Rodrigues, Marli de Fátima
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Marli de Fátima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kuenzer, Acácia Zeneida
contributor_str_mv Kuenzer, Acácia Zeneida
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Ensino de primeiro grau
Educação e Estado
Reforma do ensino - 1990
Trabalho
Educação
topic Professores - Formação
Ensino de primeiro grau
Educação e Estado
Reforma do ensino - 1990
Trabalho
Educação
description Orientadora: Acácia Zeneida Kuenzer
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-05T16:56:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-05T16:56:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/2636
url https://hdl.handle.net/1884/2636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xii, 228 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2636/1/Capa.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2636/2/Texto_Tese_Marli.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2636/3/Capa.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2636/4/Texto_Tese_Marli.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2636/5/Capa.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2636/6/Texto_Tese_Marli.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dbea3c91be901a910b356d47b1801bb7
60d158ff5fcae6f7ce269c1c33bd9d63
1947f0f43c144157a5775e48845d21ee
9aa9da5c3dba155ffd4ce9be4c7ed2b5
364a73c1c46e199ae8f8911ae06174d8
c62c6c7a392a18cb6f8cf51bf69fe8d3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898693417369600