Desvios vermelhos : percursos poéticos em um ateliê na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Liana Bach
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/87418
Resumo: Orientador: Prof.ª Dr.ª Kátia Maria Kasper
id UFPR_ef9bc03cfa43b61bae8b85323271b7e0
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/87418
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoKasper, Katia Maria, 1959-Lemos, Liana Bach2024-04-10T21:08:30Z2024-04-10T21:08:30Z2023https://hdl.handle.net/1884/87418Orientador: Prof.ª Dr.ª Kátia Maria KasperDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 05/12/2023Inclui referênciasResumo: Esta pesquisa cartografa encontros entre arte, educação, linguagens e as relações estéticas que permeiam o fazer docente. Me interessam os movimentos que partem da experiência com linguagens da arte no espaço que se potencializa pelos encontros: Um ateliê. A escrita acontece como um rastreio das conversas entre arte e educação, delineadas pelas ocorrências do ateliê e pelas conversas com outros autores. Traço um processo singular de formação docente conectando o corpo com a prática, dialogando sobre a estética no espaço a qual permite deslocamentos e novas conexões com materiais e linguagens da arte, tramando outras formas de produção do saber (Farina, 2008). Destaco a presença deste corpo que já foi visto como um corpo doente, remendado nas fissuras, o qual hoje é composto por marcas que reaparecem e mostram a potência dos encontros (Fiadeiro; Eugénio, 2012) e dos agires (Deligny, 2015). Nos cantos do meu corpo é possível ver marcas que se cicatrizaram, mas, por ora, voltam a se avermelhar. É o corpo da professora. Contágio pelas brechas entre corpos. Desvios e devires (Deleuze; Guatari, 1997) ressaltam o contato com os cantos deste corpo-pele que se apresentam calorosamente em feridas. As intensidades do ateliê, da pesquisa com artistas, das linguagens artísticas, das crianças e dos atravessamentos na professora compõem esta cartografia (Rolnik, 1989). Conectar os atravessamentos que me avermelham o corpo e me movem com a potência da pesquisa em arte e educação, colabora para que este texto se relacione como um contágio pelas experimentações no ateliê e da abertura de corpos docentes que podem considerar outras formas de ensinar.Abstract: This research maps encounters between art, education, languages and the aesthetic relationships that permeate teaching. I am interested in movements that start from experience with art languages, in the space that is enhanced by encounters. An atelier. The writing takes place as a trace of conversations between art and education, which are outlined by events in the atelier and conversations with other authors. I outline a unique process of teaching formation that connects the body with practice, dialoguing about aesthetics in the space that allows displacements and new connections with materials and art languages, plotting other forms of knowledge production (Farina, 2008). I highlight the presence of this body that was once seen as a sick body, patched up in cracks, which today is composed of marks, which reappear and show the power of encounters (Fiadeiro; Eugenio, 2012) and acting (Deligny, 2015). On the corners of my body, it is possible to see marks, which have healed but, for now, are reddening again. It's the teacher's body. Contagion through gaps between bodies. Deviations and becomings (Deleuze; Guattari, 1997) highlight the contact with the corners of this body-skin, which present themselves warmly in wounds. The intensities of the atelier, the research with artists, the artistic languages, the children and the crossings in the teacher make up this cartography (Rolnik, 1989). Connecting the crossings that redden my body and move me with the power of research in art and education, helps this text to be related as a contagion through experiments in the atelier and the opening of teaching bodies that can consider other ways of teaching.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoArte - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoArte de escreverLinguagem - ArteEducaçãoDesvios vermelhos : percursos poéticos em um ateliê na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LIANA BACH LEMOS.pdfapplication/pdf41759506https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87418/1/R%20-%20D%20-%20LIANA%20BACH%20LEMOS.pdf90ef1c04ff3278121f756a6c2121e13cMD51open access1884/874182024-04-10 18:08:30.118open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87418Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-10T21:08:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desvios vermelhos : percursos poéticos em um ateliê na escola
title Desvios vermelhos : percursos poéticos em um ateliê na escola
spellingShingle Desvios vermelhos : percursos poéticos em um ateliê na escola
Lemos, Liana Bach
Educação - Estudo e ensino
Arte - Estudo e ensino
Professores - Formação
Arte de escrever
Linguagem - Arte
Educação
title_short Desvios vermelhos : percursos poéticos em um ateliê na escola
title_full Desvios vermelhos : percursos poéticos em um ateliê na escola
title_fullStr Desvios vermelhos : percursos poéticos em um ateliê na escola
title_full_unstemmed Desvios vermelhos : percursos poéticos em um ateliê na escola
title_sort Desvios vermelhos : percursos poéticos em um ateliê na escola
author Lemos, Liana Bach
author_facet Lemos, Liana Bach
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kasper, Katia Maria, 1959-
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Liana Bach
contributor_str_mv Kasper, Katia Maria, 1959-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Arte - Estudo e ensino
Professores - Formação
Arte de escrever
Linguagem - Arte
Educação
topic Educação - Estudo e ensino
Arte - Estudo e ensino
Professores - Formação
Arte de escrever
Linguagem - Arte
Educação
description Orientador: Prof.ª Dr.ª Kátia Maria Kasper
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-10T21:08:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-10T21:08:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/87418
url https://hdl.handle.net/1884/87418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87418/1/R%20-%20D%20-%20LIANA%20BACH%20LEMOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 90ef1c04ff3278121f756a6c2121e13c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860240963010560