Arte-educação: a contribuição da arte na formação do pedagogo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/743 |
Resumo: | Este estudo discute a Arte-Educação enquanto instrumento indispensável para a identificação cultural, bem como para o desenvolvimento individual do ser humano. Objetiva-se abordar a problemática da formação dos pedagogos, percebendo as contribuições da Arte enquanto importante área do saber para a formação docente. Assim, trazemos os resultados de uma pesquisa realizada em duas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Garanhuns, com base nas contribuições da Arte-Educação, trazidas por Ana Mae Barbosa. Buscamos identificar como essas contribuições, na formação docente e na prática, são percebidas por uma professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, através de uma entrevista estruturada, e quais aspectos do fazer pedagógico poderiam ser melhorados com a introdução da Arte, na prática de duas professoras da Educação Infantil, com base em observações realizadas em suas turmas. A partir dos resultados, foi reforçada minha percepção da fundamental importância da Arte-Educação para que o pedagogo assuma uma postura crítica e reflexiva em sua prática, ampliando seus conhecimentos a respeito de si e do mundo, além de tornar o processo de ensino/aprendizagem verdadeiramente significativo para os educandos. |
id |
UFRPE_e9ff9c1375a74eb5c23bd13461a54d9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/743 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Arte-educação: a contribuição da arte na formação do pedagogoArte na educaçãoArte – Estudo e ensinoProfessores – FormaçãoEste estudo discute a Arte-Educação enquanto instrumento indispensável para a identificação cultural, bem como para o desenvolvimento individual do ser humano. Objetiva-se abordar a problemática da formação dos pedagogos, percebendo as contribuições da Arte enquanto importante área do saber para a formação docente. Assim, trazemos os resultados de uma pesquisa realizada em duas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Garanhuns, com base nas contribuições da Arte-Educação, trazidas por Ana Mae Barbosa. Buscamos identificar como essas contribuições, na formação docente e na prática, são percebidas por uma professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, através de uma entrevista estruturada, e quais aspectos do fazer pedagógico poderiam ser melhorados com a introdução da Arte, na prática de duas professoras da Educação Infantil, com base em observações realizadas em suas turmas. A partir dos resultados, foi reforçada minha percepção da fundamental importância da Arte-Educação para que o pedagogo assuma uma postura crítica e reflexiva em sua prática, ampliando seus conhecimentos a respeito de si e do mundo, além de tornar o processo de ensino/aprendizagem verdadeiramente significativo para os educandos.BrasilAzevedo, Fernando Antônio Gonçalves dehttp://lattes.cnpq.br/3236457191924709http://lattes.cnpq.br/6665135954352936Pereira, Aline Nayara Paes Oliveira2019-02-11T19:47:12Z2019-02-11T19:47:12Z2018-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis47 f.application/pdfPEREIRA, Aline Nayara Paes Oliveira. Arte-educação: a contribuição da arte na formação do pedagogo. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/743porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-18T19:12:20Zoai:dspace:123456789/743Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-18T19:12:20Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arte-educação: a contribuição da arte na formação do pedagogo |
title |
Arte-educação: a contribuição da arte na formação do pedagogo |
spellingShingle |
Arte-educação: a contribuição da arte na formação do pedagogo Pereira, Aline Nayara Paes Oliveira Arte na educação Arte – Estudo e ensino Professores – Formação |
title_short |
Arte-educação: a contribuição da arte na formação do pedagogo |
title_full |
Arte-educação: a contribuição da arte na formação do pedagogo |
title_fullStr |
Arte-educação: a contribuição da arte na formação do pedagogo |
title_full_unstemmed |
Arte-educação: a contribuição da arte na formação do pedagogo |
title_sort |
Arte-educação: a contribuição da arte na formação do pedagogo |
author |
Pereira, Aline Nayara Paes Oliveira |
author_facet |
Pereira, Aline Nayara Paes Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo, Fernando Antônio Gonçalves de http://lattes.cnpq.br/3236457191924709 http://lattes.cnpq.br/6665135954352936 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Aline Nayara Paes Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte na educação Arte – Estudo e ensino Professores – Formação |
topic |
Arte na educação Arte – Estudo e ensino Professores – Formação |
description |
Este estudo discute a Arte-Educação enquanto instrumento indispensável para a identificação cultural, bem como para o desenvolvimento individual do ser humano. Objetiva-se abordar a problemática da formação dos pedagogos, percebendo as contribuições da Arte enquanto importante área do saber para a formação docente. Assim, trazemos os resultados de uma pesquisa realizada em duas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Garanhuns, com base nas contribuições da Arte-Educação, trazidas por Ana Mae Barbosa. Buscamos identificar como essas contribuições, na formação docente e na prática, são percebidas por uma professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, através de uma entrevista estruturada, e quais aspectos do fazer pedagógico poderiam ser melhorados com a introdução da Arte, na prática de duas professoras da Educação Infantil, com base em observações realizadas em suas turmas. A partir dos resultados, foi reforçada minha percepção da fundamental importância da Arte-Educação para que o pedagogo assuma uma postura crítica e reflexiva em sua prática, ampliando seus conhecimentos a respeito de si e do mundo, além de tornar o processo de ensino/aprendizagem verdadeiramente significativo para os educandos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-09 2019-02-11T19:47:12Z 2019-02-11T19:47:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Aline Nayara Paes Oliveira. Arte-educação: a contribuição da arte na formação do pedagogo. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/743 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Aline Nayara Paes Oliveira. Arte-educação: a contribuição da arte na formação do pedagogo. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
47 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277171439501312 |