Arte-educação: a contribuição da arte na formação do pedagogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Aline Nayara Paes Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/743
Resumo: Este estudo discute a Arte-Educação enquanto instrumento indispensável para a identificação cultural, bem como para o desenvolvimento individual do ser humano. Objetiva-se abordar a problemática da formação dos pedagogos, percebendo as contribuições da Arte enquanto importante área do saber para a formação docente. Assim, trazemos os resultados de uma pesquisa realizada em duas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Garanhuns, com base nas contribuições da Arte-Educação, trazidas por Ana Mae Barbosa. Buscamos identificar como essas contribuições, na formação docente e na prática, são percebidas por uma professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, através de uma entrevista estruturada, e quais aspectos do fazer pedagógico poderiam ser melhorados com a introdução da Arte, na prática de duas professoras da Educação Infantil, com base em observações realizadas em suas turmas. A partir dos resultados, foi reforçada minha percepção da fundamental importância da Arte-Educação para que o pedagogo assuma uma postura crítica e reflexiva em sua prática, ampliando seus conhecimentos a respeito de si e do mundo, além de tornar o processo de ensino/aprendizagem verdadeiramente significativo para os educandos.
id UFRPE_e9ff9c1375a74eb5c23bd13461a54d9a
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/743
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Arte-educação: a contribuição da arte na formação do pedagogoArte na educaçãoArte – Estudo e ensinoProfessores – FormaçãoEste estudo discute a Arte-Educação enquanto instrumento indispensável para a identificação cultural, bem como para o desenvolvimento individual do ser humano. Objetiva-se abordar a problemática da formação dos pedagogos, percebendo as contribuições da Arte enquanto importante área do saber para a formação docente. Assim, trazemos os resultados de uma pesquisa realizada em duas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Garanhuns, com base nas contribuições da Arte-Educação, trazidas por Ana Mae Barbosa. Buscamos identificar como essas contribuições, na formação docente e na prática, são percebidas por uma professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, através de uma entrevista estruturada, e quais aspectos do fazer pedagógico poderiam ser melhorados com a introdução da Arte, na prática de duas professoras da Educação Infantil, com base em observações realizadas em suas turmas. A partir dos resultados, foi reforçada minha percepção da fundamental importância da Arte-Educação para que o pedagogo assuma uma postura crítica e reflexiva em sua prática, ampliando seus conhecimentos a respeito de si e do mundo, além de tornar o processo de ensino/aprendizagem verdadeiramente significativo para os educandos.BrasilAzevedo, Fernando Antônio Gonçalves dehttp://lattes.cnpq.br/3236457191924709http://lattes.cnpq.br/6665135954352936Pereira, Aline Nayara Paes Oliveira2019-02-11T19:47:12Z2019-02-11T19:47:12Z2018-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis47 f.application/pdfPEREIRA, Aline Nayara Paes Oliveira. Arte-educação: a contribuição da arte na formação do pedagogo. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/743porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-18T19:12:20Zoai:dspace:123456789/743Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-18T19:12:20Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte-educação: a contribuição da arte na formação do pedagogo
title Arte-educação: a contribuição da arte na formação do pedagogo
spellingShingle Arte-educação: a contribuição da arte na formação do pedagogo
Pereira, Aline Nayara Paes Oliveira
Arte na educação
Arte – Estudo e ensino
Professores – Formação
title_short Arte-educação: a contribuição da arte na formação do pedagogo
title_full Arte-educação: a contribuição da arte na formação do pedagogo
title_fullStr Arte-educação: a contribuição da arte na formação do pedagogo
title_full_unstemmed Arte-educação: a contribuição da arte na formação do pedagogo
title_sort Arte-educação: a contribuição da arte na formação do pedagogo
author Pereira, Aline Nayara Paes Oliveira
author_facet Pereira, Aline Nayara Paes Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Fernando Antônio Gonçalves de
http://lattes.cnpq.br/3236457191924709
http://lattes.cnpq.br/6665135954352936
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Aline Nayara Paes Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Arte na educação
Arte – Estudo e ensino
Professores – Formação
topic Arte na educação
Arte – Estudo e ensino
Professores – Formação
description Este estudo discute a Arte-Educação enquanto instrumento indispensável para a identificação cultural, bem como para o desenvolvimento individual do ser humano. Objetiva-se abordar a problemática da formação dos pedagogos, percebendo as contribuições da Arte enquanto importante área do saber para a formação docente. Assim, trazemos os resultados de uma pesquisa realizada em duas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Garanhuns, com base nas contribuições da Arte-Educação, trazidas por Ana Mae Barbosa. Buscamos identificar como essas contribuições, na formação docente e na prática, são percebidas por uma professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, através de uma entrevista estruturada, e quais aspectos do fazer pedagógico poderiam ser melhorados com a introdução da Arte, na prática de duas professoras da Educação Infantil, com base em observações realizadas em suas turmas. A partir dos resultados, foi reforçada minha percepção da fundamental importância da Arte-Educação para que o pedagogo assuma uma postura crítica e reflexiva em sua prática, ampliando seus conhecimentos a respeito de si e do mundo, além de tornar o processo de ensino/aprendizagem verdadeiramente significativo para os educandos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-09
2019-02-11T19:47:12Z
2019-02-11T19:47:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Aline Nayara Paes Oliveira. Arte-educação: a contribuição da arte na formação do pedagogo. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/743
identifier_str_mv PEREIRA, Aline Nayara Paes Oliveira. Arte-educação: a contribuição da arte na formação do pedagogo. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 47 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277171439501312