Proposta de instrumento para avaliação do potencial de percepção de marca em advergames
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/28010 |
Resumo: | Orientadora: Profª Stephania Padovani |
id |
UFPR_efaebc63ca22c8da71fc6c435554860c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/28010 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Rotenberg, JulianaPadovani, Stephania, 1973-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design2020-06-10T17:29:48Z2020-06-10T17:29:48Z2012https://hdl.handle.net/1884/28010Orientadora: Profª Stephania PadovaniDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 01/06/2012Bibliografia: fls. 123-127Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo contribuir para a área de design e marketing, principalmente no desenvolvimento de jogos digitais com inserção publicitária, os advergames. Foi realizada uma pesquisa sobre marketing geral para definir e aprofundar o conhecimento de parâmetros e conceitos necessários ao marketing digital e sua inserção no design de jogos voltados para publicidade online bem como a definição de conceitos de publicidade e propaganda. Em paralelo a pesquisa de marketing, também foi desenvolvida uma pesquisa para a definição dos parâmetros e conceitos para o desenvolvimento de jogos digitais e a inserção publicitária em jogos online; ponto comum para ambas as pesquisas, e onde os temas se fundem e sustentam uma área comum. Com base nas pesquisas, foi desenvolvido um instrumento de avaliação para tentar mensurar o potencial dos advergames em transmitir mensagens publicitárias através de entretenimento e diversão. Por fim, os advergames foram analisados e, através da coleta e análise de dados foi possível chegar a um resultado que indica a possibilidade de ampliar as pesquisas no tema proposto pela presente dissertação de mestrado.Abstract: The present research aims to contribute to design and marketing studies, particularly in the development of online videogames with advertising insertions, the advergames. It's been conducted surveys about general marketing to define their knowledge about concepts and parameters needed for digital marketing studies and its integration into the game design oriented to advertising in online games. In parallel with marketing research, it was developed a survey to define concepts about digital games and the insertion of advertising in online games; common point to both surveys, and where the issues are common to both areas. Based on the researches, it's been developed an assessment tool to possibly measure the advergaming potential to convey advertising messages through entertainment and fun. Finally, the advergames were analyzed and, by collecting and analyzing data was possible to achieve a result that indicates the possibility of expanding the present research.127f. : il. (algumas color.); grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - DesignJogos eletronicosJogos por computadorJogos da internetDesenho (Projetos)DesignProposta de instrumento para avaliação do potencial de percepção de marca em advergamesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JULIANA ROTENBERG.pdfapplication/pdf17670047https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28010/1/R%20-%20D%20-%20JULIANA%20ROTENBERG.pdfe8818de86a9023ea04a1ffd86959725bMD51open accessTEXTR - D - JULIANA ROTENBERG.pdf.txtExtracted Texttext/plain247911https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28010/2/R%20-%20D%20-%20JULIANA%20ROTENBERG.pdf.txt32245778b38fcb23c34c47c228ff7ef8MD52open accessTHUMBNAILR - D - JULIANA ROTENBERG.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28010/3/R%20-%20D%20-%20JULIANA%20ROTENBERG.pdf.jpgde24a599dce47a79e66cbcbe18dda7b5MD53open access1884/280102020-06-10 14:29:48.993open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/28010Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-10T17:29:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta de instrumento para avaliação do potencial de percepção de marca em advergames |
title |
Proposta de instrumento para avaliação do potencial de percepção de marca em advergames |
spellingShingle |
Proposta de instrumento para avaliação do potencial de percepção de marca em advergames Rotenberg, Juliana Dissertações - Design Jogos eletronicos Jogos por computador Jogos da internet Desenho (Projetos) Design |
title_short |
Proposta de instrumento para avaliação do potencial de percepção de marca em advergames |
title_full |
Proposta de instrumento para avaliação do potencial de percepção de marca em advergames |
title_fullStr |
Proposta de instrumento para avaliação do potencial de percepção de marca em advergames |
title_full_unstemmed |
Proposta de instrumento para avaliação do potencial de percepção de marca em advergames |
title_sort |
Proposta de instrumento para avaliação do potencial de percepção de marca em advergames |
author |
Rotenberg, Juliana |
author_facet |
Rotenberg, Juliana |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Padovani, Stephania, 1973- Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rotenberg, Juliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dissertações - Design Jogos eletronicos Jogos por computador Jogos da internet Desenho (Projetos) Design |
topic |
Dissertações - Design Jogos eletronicos Jogos por computador Jogos da internet Desenho (Projetos) Design |
description |
Orientadora: Profª Stephania Padovani |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-10T17:29:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-06-10T17:29:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/28010 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/28010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
127f. : il. (algumas color.); grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28010/1/R%20-%20D%20-%20JULIANA%20ROTENBERG.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28010/2/R%20-%20D%20-%20JULIANA%20ROTENBERG.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28010/3/R%20-%20D%20-%20JULIANA%20ROTENBERG.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e8818de86a9023ea04a1ffd86959725b 32245778b38fcb23c34c47c228ff7ef8 de24a599dce47a79e66cbcbe18dda7b5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860859527430144 |