Proposta de instrumento para avaliação do potencial de percepção de marca em advergames

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rotenberg, Juliana
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/28010
Resumo: Orientadora: Profª Stephania Padovani
id UFPR_efaebc63ca22c8da71fc6c435554860c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/28010
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Rotenberg, JulianaPadovani, Stephania, 1973-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design2020-06-10T17:29:48Z2020-06-10T17:29:48Z2012https://hdl.handle.net/1884/28010Orientadora: Profª Stephania PadovaniDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 01/06/2012Bibliografia: fls. 123-127Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo contribuir para a área de design e marketing, principalmente no desenvolvimento de jogos digitais com inserção publicitária, os advergames. Foi realizada uma pesquisa sobre marketing geral para definir e aprofundar o conhecimento de parâmetros e conceitos necessários ao marketing digital e sua inserção no design de jogos voltados para publicidade online bem como a definição de conceitos de publicidade e propaganda. Em paralelo a pesquisa de marketing, também foi desenvolvida uma pesquisa para a definição dos parâmetros e conceitos para o desenvolvimento de jogos digitais e a inserção publicitária em jogos online; ponto comum para ambas as pesquisas, e onde os temas se fundem e sustentam uma área comum. Com base nas pesquisas, foi desenvolvido um instrumento de avaliação para tentar mensurar o potencial dos advergames em transmitir mensagens publicitárias através de entretenimento e diversão. Por fim, os advergames foram analisados e, através da coleta e análise de dados foi possível chegar a um resultado que indica a possibilidade de ampliar as pesquisas no tema proposto pela presente dissertação de mestrado.Abstract: The present research aims to contribute to design and marketing studies, particularly in the development of online videogames with advertising insertions, the advergames. It's been conducted surveys about general marketing to define their knowledge about concepts and parameters needed for digital marketing studies and its integration into the game design oriented to advertising in online games. In parallel with marketing research, it was developed a survey to define concepts about digital games and the insertion of advertising in online games; common point to both surveys, and where the issues are common to both areas. Based on the researches, it's been developed an assessment tool to possibly measure the advergaming potential to convey advertising messages through entertainment and fun. Finally, the advergames were analyzed and, by collecting and analyzing data was possible to achieve a result that indicates the possibility of expanding the present research.127f. : il. (algumas color.); grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - DesignJogos eletronicosJogos por computadorJogos da internetDesenho (Projetos)DesignProposta de instrumento para avaliação do potencial de percepção de marca em advergamesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JULIANA ROTENBERG.pdfapplication/pdf17670047https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28010/1/R%20-%20D%20-%20JULIANA%20ROTENBERG.pdfe8818de86a9023ea04a1ffd86959725bMD51open accessTEXTR - D - JULIANA ROTENBERG.pdf.txtExtracted Texttext/plain247911https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28010/2/R%20-%20D%20-%20JULIANA%20ROTENBERG.pdf.txt32245778b38fcb23c34c47c228ff7ef8MD52open accessTHUMBNAILR - D - JULIANA ROTENBERG.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28010/3/R%20-%20D%20-%20JULIANA%20ROTENBERG.pdf.jpgde24a599dce47a79e66cbcbe18dda7b5MD53open access1884/280102020-06-10 14:29:48.993open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/28010Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-10T17:29:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de instrumento para avaliação do potencial de percepção de marca em advergames
title Proposta de instrumento para avaliação do potencial de percepção de marca em advergames
spellingShingle Proposta de instrumento para avaliação do potencial de percepção de marca em advergames
Rotenberg, Juliana
Dissertações - Design
Jogos eletronicos
Jogos por computador
Jogos da internet
Desenho (Projetos)
Design
title_short Proposta de instrumento para avaliação do potencial de percepção de marca em advergames
title_full Proposta de instrumento para avaliação do potencial de percepção de marca em advergames
title_fullStr Proposta de instrumento para avaliação do potencial de percepção de marca em advergames
title_full_unstemmed Proposta de instrumento para avaliação do potencial de percepção de marca em advergames
title_sort Proposta de instrumento para avaliação do potencial de percepção de marca em advergames
author Rotenberg, Juliana
author_facet Rotenberg, Juliana
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Padovani, Stephania, 1973-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design
dc.contributor.author.fl_str_mv Rotenberg, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Design
Jogos eletronicos
Jogos por computador
Jogos da internet
Desenho (Projetos)
Design
topic Dissertações - Design
Jogos eletronicos
Jogos por computador
Jogos da internet
Desenho (Projetos)
Design
description Orientadora: Profª Stephania Padovani
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-10T17:29:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-10T17:29:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/28010
url https://hdl.handle.net/1884/28010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127f. : il. (algumas color.); grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28010/1/R%20-%20D%20-%20JULIANA%20ROTENBERG.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28010/2/R%20-%20D%20-%20JULIANA%20ROTENBERG.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28010/3/R%20-%20D%20-%20JULIANA%20ROTENBERG.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e8818de86a9023ea04a1ffd86959725b
32245778b38fcb23c34c47c228ff7ef8
de24a599dce47a79e66cbcbe18dda7b5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860859527430144