O discurso pedagógico imaginante-criador e as múltiplas linguagens : produção de sentidos em aulas de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Katahira, Bárbara Yuri, 1989-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69113
Resumo: Orientadora: Profa Dra Odisséa Boaventura de Oliveira
id UFPR_efb53abc1b3e2eb907779f83bff33bac
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69113
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Katahira, Bárbara Yuri, 1989-Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2021-01-04T22:58:26Z2021-01-04T22:58:26Z2020https://hdl.handle.net/1884/69113Orientadora: Profa Dra Odisséa Boaventura de OliveiraTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/03/2020Inclui referências: p. 185-188Resumo: A relação entre múltiplas linguagens e ensino de ciências constitui o cerne desta tese, que tem como proposta analisar o discurso de alunos, a partir da construção de diferentes materialidades discursivas. Tenho defendido em meus estudos, que a imaginação está presente na interface proposta, possibilitando o diálogo, a produção e o deslizamento de sentidos dos sujeitos. Articulando os conceitos de imaginação criadora e de bloqueio criativo, iniciei a construção do tipo de discurso denominado discurso imaginante-criador durante o desenvolvimento de minha dissertação. Esta tese corresponde, portanto, a uma continuação dos estudos iniciados no mestrado em Educação. Desta maneira, esta pesquisa foi desenvolvida com alunos de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de ensino, na qual atuei como professora de Ciências no ano letivo de 2017. Ao final do ano letivo e, após a delimitação de alguns critérios, compõem os sujeitos da pesquisa quatro alunos e suas produções ao longo do ano. Em meu planejamento busquei mobilizar diferentes linguagens, dentre elas, as que compõem o corpus de análise: escrita de cartas, produção de desenhos, contos e histórias em quadrinhos de ficção científica, e jogos de improvisação teatral. Nesta direção, os conteúdos que permeiam as materialidades discursivas correspondem a conteúdos presentes no planejamento. As produções dos alunos, assim como as imagens dos registros dos jogos de improvisação teatral, foram analisados com o objetivo de apontar sentidos de um discurso pedagógico, que se aproxime do discurso imaginantecriador e apresentar aos professores possibilidades de um planejamento, que considere a pulsão da imaginação criadora no ensino de ciências. As condições de produção do discurso, assim como elementos da cultura escolar apareceram no discurso dos sujeitos, da mesma forma que a concepção de Ciência e de cientista, ou ainda do ensino de ciências. Entretanto, os efeitos metafóricos presentes no discurso e as diferentes relações estabelecidas pelos alunos nas produções permitem afirmar que, quando buscamos aproximar o discurso pedagógico do discurso imaginante-criador em um planejamento que mobilize diferentes linguagens, favorecemos a produção de sentidos, um novo olhar para conceitos já vistos, e, principalmente, a concepção de Ciência e de ensino de ciências, que opera também com a pulsão da imaginação. Palavras-chave: Ensino de ciências. Múltiplas linguagens. Imaginação criadora. Discurso imaginante-criador.Abstract: The relationship between multiple languages and science teaching is the core of this thesis, which aims to analyze the discourse of students from the construction of different materialities of discourse. I have argued in my studies that imagination is present in the interface, enabling dialogue, production and sliding of the subjects. Articulating the concepts of creative imagination and creative block, I started the construction of the type of discourse called imaginative-creator discourse during the development of my dissertation. This thesis corresponds, therefore, to a continuation of my studies. Therefore, this research was developed with 6th grade students of a state school, in which I worked as a Science teacher discipline in 2017. At the end of the school year, four students and their productions composed the research subjects. In my planning I tried to mobilized different languages, the corpus of analysis: writing of letters, production of drawings, short stories and comics of science fiction, and theater improvisation games. In this sense, the contents that permeated the discursive materialities correspond to contents present in the planning. The students' productions, as well as the images of the records of the games were analyzed with the objective of pointing out meanings of a pedagogical discourse, that approaches the imaginative-creator discourse and presents to the teachers possibilities of a planning that considers the impulse of creative imagination in the Science teaching. The conditions of discourse production, as well as elements of school culture appeared in the subjects' discourse, in the same way as the conception of Science and scientist, or even of the Science teaching. However, the metaphorical effects present in the discourse and the different relationships established by the students, in the productions allow us to affirm that, when we seek to bring the pedagogical discourse of the imaginative-creator discourse in a planning, that mobilizes different languages, we favor the production of meanings, a new look at concepts already seen, and, mainly, the conception of Science and Science teaching, that also operates with the drive of imagination. Keywords: Science teaching. Multiple languages. Creative imagination. Imaginativecreator discourse.235 p. : il. (algumas color.).application/pdfCiencias - Estudo e ensinoImaginação em criançasCriação (Literária, artística, etc.)EducaçãoEscolasEducaçãoO discurso pedagógico imaginante-criador e as múltiplas linguagens : produção de sentidos em aulas de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - BARBARA YURI KATAHIRA.pdfapplication/pdf22884655https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69113/1/R%20-%20T%20-%20BARBARA%20YURI%20KATAHIRA.pdf2d1533c41875d46401cf1f5aa318e449MD51open access1884/691132021-01-04 19:58:26.279open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69113Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-01-04T22:58:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O discurso pedagógico imaginante-criador e as múltiplas linguagens : produção de sentidos em aulas de ciências
title O discurso pedagógico imaginante-criador e as múltiplas linguagens : produção de sentidos em aulas de ciências
spellingShingle O discurso pedagógico imaginante-criador e as múltiplas linguagens : produção de sentidos em aulas de ciências
Katahira, Bárbara Yuri, 1989-
Ciencias - Estudo e ensino
Imaginação em crianças
Criação (Literária, artística, etc.)
Educação
Escolas
Educação
title_short O discurso pedagógico imaginante-criador e as múltiplas linguagens : produção de sentidos em aulas de ciências
title_full O discurso pedagógico imaginante-criador e as múltiplas linguagens : produção de sentidos em aulas de ciências
title_fullStr O discurso pedagógico imaginante-criador e as múltiplas linguagens : produção de sentidos em aulas de ciências
title_full_unstemmed O discurso pedagógico imaginante-criador e as múltiplas linguagens : produção de sentidos em aulas de ciências
title_sort O discurso pedagógico imaginante-criador e as múltiplas linguagens : produção de sentidos em aulas de ciências
author Katahira, Bárbara Yuri, 1989-
author_facet Katahira, Bárbara Yuri, 1989-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Katahira, Bárbara Yuri, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Ciencias - Estudo e ensino
Imaginação em crianças
Criação (Literária, artística, etc.)
Educação
Escolas
Educação
topic Ciencias - Estudo e ensino
Imaginação em crianças
Criação (Literária, artística, etc.)
Educação
Escolas
Educação
description Orientadora: Profa Dra Odisséa Boaventura de Oliveira
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-04T22:58:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-04T22:58:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69113
url https://hdl.handle.net/1884/69113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 235 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69113/1/R%20-%20T%20-%20BARBARA%20YURI%20KATAHIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2d1533c41875d46401cf1f5aa318e449
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860790190342144