A organização do trabalho pedagógico no cotidiano das figurações escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Flávia Regina de, 1980-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/76191
Resumo: Orientador: Prof. Dr. João Paulo Pooli
id UFPR_f08a2ca7b3dd912b08bbe4f7dad72cbb
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/76191
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Oliveira, Flávia Regina de, 1980-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoPooli, João Paulo, 1955-2022-07-07T19:01:07Z2022-07-07T19:01:07Z2021https://hdl.handle.net/1884/76191Orientador: Prof. Dr. João Paulo PooliDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 06/12/2021Inclui referênciasResumo: O objetivo dessa investigação é problematizar o campo da organização do trabalho pedagógico na escola pública, no contexto de atuação do pedagogo, analisando o dispositivo pedagógico nos processos de escolarização. As discussões sobre a organização dos contextos escolares e com o ocorrem as relações nesses espaços vem acompanhando o desenvolvimento da sociedade moderna e é tema imprescindível para as reflexões relacionadas às pesquisas envolvendo a educação. Na conjectura de investigar a escola num a perspectiva de figuração social, o pedagogo escolar é compreendido com o um profissional fundamental nos processos de organização escolar. A organização do trabalho pedagógico contempla ações desenvolvidas principalmente pelo pedagogo, que visam dar suporte as questões pedagógicas envolvendo estudantes e professores, porém não se resume somente a esses atores. Para as análises teóricas foram utilizados principalmente Michel de Certeau e Norbert Elias, além de Julia Varela, J. A. Comenius e Condorcet. A metodologia com abordagem qualitativa do tipo interpretativa foi construída a partir dos apontamentos de Howard S. Becker, Robert E. Stake. A análise de dados indicou que o pedagogo enfrenta diariamente o desafio de construir sua identidade profissional a partir das suas experiências e vivências em relação as práticas, existindo um descompasso entre o que a mantenedora pensa e orienta e com o realmente é o cotidiano escolar. O campo da organização do trabalho pedagógico faz parte de um continuum crescente de investigação que está sujeito a revisões, críticas e aperfeiçoamento fruto de novas investigações, tendo em vista que as práticas pedagógicas são processos em construção.Abstract: The objective of this investigation is to problematize the field of organization of pedagogical work in public schools, in the context of the pedagogue's performance, analyzing the pedagogical device in schooling processes. Discussions about the organization of school contexts and how relationships occur in these spaces have been following the development of modern society and are an essential topic for reflections related to research involving education. In the conjecture of investigating the school from a social figuration perspective, the school pedagogue is understood as a fundamental professional in the processes of school organization. The organization of the pedagogical w ork includes actions developed mainly by the pedagogue, which aim to support pedagogical issues involving students and teachers, but it is not limited to these actors alone. For theoretical analysis, Michel de Certeau and Norbert Elias were used, as well as Julia Varela, J. A. Comenius and Condorcet. The methodology with a qualitative approach of the interpretive type was built from the notes of Howard S. Becker, Robert E. Stake. Data analysis indicated that pedagogues face the daily challenge of building their professional identity based on their experiences and experiences in relation to practices, with a mismatch between what the sponsor thinks and guides and how everyday school life really is. The field of pedagogical w ork organization is part of a growing continuum of investigation that is subject to revisions, criticisms and improvement resulting from new investigations, considering that pedagogical practices are processes under construction.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - ParanáEscolas publicas - ParanáPrática de ensinoEscolas - Organização e administraçãoPedagogosEducaçãoA organização do trabalho pedagógico no cotidiano das figurações escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FLAVIA REGINA DE OLIVEIRA NAZAR.pdfapplication/pdf37329898https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76191/1/R%20-%20D%20-%20FLAVIA%20REGINA%20DE%20OLIVEIRA%20NAZAR.pdf98bc7220dd2ccab4d2a67528f101c98fMD51open access1884/761912022-07-07 16:01:07.248open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76191Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-07T19:01:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A organização do trabalho pedagógico no cotidiano das figurações escolares
title A organização do trabalho pedagógico no cotidiano das figurações escolares
spellingShingle A organização do trabalho pedagógico no cotidiano das figurações escolares
Oliveira, Flávia Regina de, 1980-
Educação - Paraná
Escolas publicas - Paraná
Prática de ensino
Escolas - Organização e administração
Pedagogos
Educação
title_short A organização do trabalho pedagógico no cotidiano das figurações escolares
title_full A organização do trabalho pedagógico no cotidiano das figurações escolares
title_fullStr A organização do trabalho pedagógico no cotidiano das figurações escolares
title_full_unstemmed A organização do trabalho pedagógico no cotidiano das figurações escolares
title_sort A organização do trabalho pedagógico no cotidiano das figurações escolares
author Oliveira, Flávia Regina de, 1980-
author_facet Oliveira, Flávia Regina de, 1980-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Flávia Regina de, 1980-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pooli, João Paulo, 1955-
contributor_str_mv Pooli, João Paulo, 1955-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Paraná
Escolas publicas - Paraná
Prática de ensino
Escolas - Organização e administração
Pedagogos
Educação
topic Educação - Paraná
Escolas publicas - Paraná
Prática de ensino
Escolas - Organização e administração
Pedagogos
Educação
description Orientador: Prof. Dr. João Paulo Pooli
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-07T19:01:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-07T19:01:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/76191
url https://hdl.handle.net/1884/76191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76191/1/R%20-%20D%20-%20FLAVIA%20REGINA%20DE%20OLIVEIRA%20NAZAR.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 98bc7220dd2ccab4d2a67528f101c98f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860449501708288