A violência da escola e as práticas cotidianas : a experiência em um colégio estadual no Estado do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simão, Sidnei Gledson
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/79569
Resumo: Orientadora: Prof.ª. Dra. Cristina Cardoso Carta de Medeiros
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spelling Simão, Sidnei GledsonUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMedeiros, Cristina Carta Cardoso de, 1967-2022-10-20T17:26:59Z2022-10-20T17:26:59Z2022https://hdl.handle.net/1884/79569Orientadora: Prof.ª. Dra. Cristina Cardoso Carta de MedeirosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 14/09/2022Inclui referências: p. 150-157Resumo: Esta dissertação teve como objetivo investigar e analisar a violência escolar, especificamente a violência da escola em um colégio público estadual da região metropolitana de Curitiba, Paraná. Para tanto, escolheu-se a pesquisa qualitativa como parâmetro metodológico, sendo que a pesquisa documental foi o principal instrumento para a produção de dados. A base para a investigação centrou-se, principalmente nas Atas de Registro diário no quinquênio de 2015 a 2019, pois estes abordam o tema violência e expressam o cotidiano escolar, esfera de tempo e espaço norteadores deste trabalho. Paralelamente, se realizou uma investigação nos documentos normativos da escola, tais como o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Regimento Escolar (RE) em busca das narrativas que abordam o tema violência, além de estudos de revisão sobre a temática. Balizando o exame dos dados produzidos está a teoria sociológica de Pierre Bourdieu, bem como os estudos sobre a temática da violência realizados por Bernard Charlot. Os dados foram averiguados sob a técnica de Análise Textual Discursiva prevista por Moraes e Galiazzi. Os elementos obtidos neste movimento foram amparados na conceituação bourdieusiana, partindo das noções de habitus, capitais e campo, entre outras, explicitados na prática social levada a efeito pelos agentes sociais. Os dados empíricos possibilitaram a criação de unidades de sentido e a categorização da documentação, levando à produção de um metatexto vinculado a epistemologia e a empiria que sustenta toda a dissertação. Este processo viabilizou a constatação de que a escola produz e reproduz a violência, tornando-a comum nas relações entre professores e alunos. Após a investigação documental, a empiria possibilitou a construção de sete categorias de análise: ameaça, violência simbólica, violência verbal, abuso de poder, negligência, assédio moral e assédio sexual, esta última foi a forma de violência da escola mais encontrada durante o período averiguado. Dentre as inferências possíveis, está o fato de que, as formas de violência da escola apresentam ligações diretas com o macrocosmo social, bem como com o tempo histórico em que estão inseridas. Situações conjunturais afetam o cotidiano escolar e as configurações de violência presentes no mesmo, fazendo com que esse seja um fenômeno complexo, em constante transformação, exigindo, periodicamente, atualização e revisão a seu respeito.Abstract: This dissertation aims to investigate and analyze school violence, specifically school violence in a state public school in the metropolitan region of Curitiba, Paraná. Therefore, qualitative research was chosen as a methodological parameter, the main instrument for the production of data was documental research, the basis for the investigation focused mainly on the Minutes of Daily Record, as these express the school routine, sphere of time and space guiding this work. Balancing the exam is the theory of Pierre Bourdieu, as well as the studies on the theme of violence carried out by Bernard Charlot. The data were analyzed using the technique of Discursive Textual Analysis predicted by Moraes and Galiazzi. The elements obtained in this movement are supported by the bourdieusian conceptualization, starting from the notions of habitus, dispositions and field, among others, explained in the social practice carried out by social agents. Empirical data enabled the creation of units of meaning and the categorization of documentation, leading to the production of a metatext linked to epistemology and the empiricism that sustains the entire dissertation. This process enabled the realization that the school produces and reproduces violence, making it common in the relationships between teachers and students. After the documentary investigation, the empirical study allowed the construction of seven categories of analysis: threat, symbolic violence, verbal violence, abuse of power, negligence, moral harassment and sexual harassment, the latter being the most common form of school violence during the period. investigated. Among the possible inferences is the fact that the forms of school violence have a direct connection with society, as well as with the historical time in which they are inserted. Conjunctural situations affect the school routine and the configurations of violence present in it, making this a complex phenomenon in constant transformation, requiring, periodically, updating and revision about it.1 recurso online : PDF.application/pdfEducaçãoViolencia escolarEscolas publicas - ParanáA violência da escola e as práticas cotidianas : a experiência em um colégio estadual no Estado do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SIDNEI GLEDSON SIMAO.pdfapplication/pdf2053891https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79569/1/R%20-%20D%20-%20SIDNEI%20GLEDSON%20SIMAO.pdf3424965872896e89d6e5577fd5406d09MD51open access1884/795692022-10-20 14:26:59.649open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79569Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-20T17:26:59Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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