Os campos de experiência na educação infantil como prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bornancim, Beatriz Bertoldi
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/81388
Resumo: Orientador: Profº Dr. João Paulo Pooli
id UFPR_f1d41be999f3afcd3c7eb81820f7704a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/81388
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoPooli, João Paulo, 1955-Bornancim, Beatriz Bertoldi2023-05-02T19:35:20Z2023-05-02T19:35:20Z2023https://hdl.handle.net/1884/81388Orientador: Profº Dr. João Paulo PooliDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 14/02/2023Inclui referências: p. 169-178Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo problematizar os Campos de Experiências sob as práticas pedagógicas na primeira etapa da Educação Básica - a educação infantil. Os principais documentos utilizados para análise foram a Base Nacional Comum Curricular, O Referencial Curricular de São José dos Pinhais, e as Indicazioni nacionali per il curriculo dela scuola dell' infanzia e del primeiro ciclo de instrução, pois veremos que há relação entre eles em suas concepções e estrutura. Percorreu-se genealogicamente por textos que auxiliassem no entendimento da ideia do conhecimento atrelado ou não à experiência. Como ferramentas de análise, utiliza-se Friedrich Nietzsche no perspectivismo interpretativo, Michel Foucault sob perspectiva da problematização do campo temático, e Norbert Elias, no que se refere à figuração. Estes autores foram escolhidos por contribuírem com a intenção da pesquisa de distanciar-se em dar respostas, impor verdades, impelir juízos de certo ou errado, mas sim de contribuir como material para tantas outras experiências e interpretações. Em relação à análise dos documentos em sua estrutura, concepção de experiência e de Campos de Experiências, há diferenças conceituais importantes sobre experiência entre os autores utilizados nos documentos legais curriculares, destacando a concepção deweyana de experiência na BNCC e nas Indicazioni nacional, e nietzschiana de Jorge Larrosa, citada no Referencial Curricular de São José dos Pinhais. A estrutura da Base Nacional Comum Curricular e do Referencial Curricular de São José dos Pinhais assemelha-se às Indicazioni Nacionali. A educação das crianças e os Campos de Experiências tratam de cotidiano, práticas, tempos e espaço, discussão importante para pensar em possibilidades de trabalho pedagógico. Na pesquisa de campo, com a participação de pedagoga e professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil de São José dos Pinhais- PR, observou-se a organização da prática pedagógica e o discurso em torno das concepções de Experiência, Campos de Experiência, Planejamento, Formação, entre outros. Pode-se concluir que mesmo com as formações mencionadas, Experiência e Campos de Experiências não apareceram como categorias consolidadas nem em conceitos nem nas práticas, porém, sob estes termos é realizado um trabalho pedagógico com as crianças organizado na Unidade Educacional na sua figuração que podem ou não ser as experiências almejadas, mas que contribuem para as conquistas e aprendizagens das crianças. Um dado relevante é a proposta de alteração de organização pedagógica nas Unidades a partir do ano letivo de 2023.Abstract: This research aims to problematize the Fields of Experiences under the pedagogical practices in the first stage of Basic Education - early childhood education. The main documents used for the analysis were the National Curricular Common Base, the Curricular Reference of São José dos Pinhais, and the Indicazioni nacionali per il curriculum of her scuola dell' infanzia and del primer ciclo de instruction, as we will see that there is a relationship between them in their concepts and structure. A genealogical search was made for texts that would help in understanding the idea of knowledge linked or not to experience. As analysis tools, Friedrich Nietzsche is used in interpretative perspectivism, Michel Foucault from the perspective of problematization of the thematic field, and Norbert Elias, with regard to figuration. These authors were chosen because they contributed with the intention of the research to distance itself from giving answers, imposing truths, impelling judgments of right or wrong, but rather to contribute as material for so many other experiences and interpretations. Regarding the analysis of the documents in their structure, conception of experience and of Fields of Experiences, there are important conceptual differences about experience between the authors used in the legal curricular documents, highlighting the Deweyan conception of experience in the BNCC and in the national Indicazioni, and Nietzsche's in Jorge Larrosa, mentioned in the Reference Curricular of São José dos Pinhais. The structure of the National Common Curricular Base and the Curricular Reference of São José dos Pinhais is similar to the Indicazioni Nacionali. Children's education and the Fields of Experiences deal with everyday life, practices, times and space, an important discussion to think about possibilities for pedagogical work. In the field research, with the participation of a pedagogue and teachers from a Municipal Center for Early Childhood Education in São José dos Pinhais-PR, the organization of the pedagogical practice and the discourse around the concepts of Experience, Fields of Experience, Planning, Training, among others, were observed. It can be concluded that even with the mentioned formations, Experience and Fields of Experiences did not appear as consolidated categories neither in concepts nor in practices, however, under these terms a pedagogical work is carried out with the children organized in the Educational Unit in its figuration that can or not be the desired experiences, but that contribute to the children's achievements and learning. A relevant fact is the proposal to change the pedagogical organization in the Units from the 2023 school year.1 recurso online : PDF.application/pdfExperienciaCurrículosPlanejamento educacionalPrática de ensinoOs campos de experiência na educação infantil como prática pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - BEATRIZ BERTOLDI BORNANCIM.pdfapplication/pdf7682907https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81388/1/R%20-%20D%20-%20BEATRIZ%20BERTOLDI%20BORNANCIM.pdf2979135e91009fe6367469a34b37e98aMD51open access1884/813882023-05-02 16:35:20.189open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/81388Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-05-02T19:35:20Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os campos de experiência na educação infantil como prática pedagógica
title Os campos de experiência na educação infantil como prática pedagógica
spellingShingle Os campos de experiência na educação infantil como prática pedagógica
Bornancim, Beatriz Bertoldi
Experiencia
Currículos
Planejamento educacional
Prática de ensino
title_short Os campos de experiência na educação infantil como prática pedagógica
title_full Os campos de experiência na educação infantil como prática pedagógica
title_fullStr Os campos de experiência na educação infantil como prática pedagógica
title_full_unstemmed Os campos de experiência na educação infantil como prática pedagógica
title_sort Os campos de experiência na educação infantil como prática pedagógica
author Bornancim, Beatriz Bertoldi
author_facet Bornancim, Beatriz Bertoldi
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pooli, João Paulo, 1955-
dc.contributor.author.fl_str_mv Bornancim, Beatriz Bertoldi
contributor_str_mv Pooli, João Paulo, 1955-
dc.subject.por.fl_str_mv Experiencia
Currículos
Planejamento educacional
Prática de ensino
topic Experiencia
Currículos
Planejamento educacional
Prática de ensino
description Orientador: Profº Dr. João Paulo Pooli
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-02T19:35:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-02T19:35:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/81388
url https://hdl.handle.net/1884/81388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81388/1/R%20-%20D%20-%20BEATRIZ%20BERTOLDI%20BORNANCIM.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2979135e91009fe6367469a34b37e98a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860711144488960