Currículo e campos de experiências: contributos de um estudo exploratório para as práticas pedagógicas da Educação Infantil brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/82554 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação) |
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Currículo e campos de experiências: contributos de um estudo exploratório para as práticas pedagógicas da Educação Infantil brasileiraCurriculum and fields of experience: contributions of an exploratory study for the pedagogical practices of Early Childhood Education in BrazilCampos de experiênciaCurrículoEducação infantilPrática pedagógicaCurriculumEarly childhood educationFields of experiencePedagogical practiceCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação)O currículo da Educação Infantil nos últimos vinte anos vem passando por variadas modificações no que concerne à sua organização e às práticas. Iniciando em 1996 com a inserção do segmento no sistema de Educação Básica por meio da reforma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LBD n.º 9394/96). A última mudança ocorreu em 2017, com a homologação da Base Nacional Comum Curricular, que modifica a estrutura anterior do currículo da Educação Infantil brasileira organizada por áreas do conhecimento, pela organização por “campos de experiências”, reiterando a concepção de educação, currículo para as crianças de 0 a 5 anos de idade, presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil de 2009. Essa reorganização agrega a necessidade de algumas mudanças na forma de condução das práticas realizadas junto das crianças, especialmente se tratando da maneira de como as atividades são pensadas, planejadas e realizadas, além do lugar em que a criança ocupa nessa nova organização, significa que ela passa a ser o centro do currículo, as situações didáticas desenvolvidas pelos professores deverão partir da experiência dela, as intencionalidades pedagógicas serem efetivadas com vistas às suas aprendizagens e ao desenvolvimento integral. Mesmo que essa concepção já esteja presente nas DCNEI, de 2009, o fato da BNCC de 2017, incluir o conceito de experiências, vem causando desequilíbrios e muitas dúvidas nos professores que atuam com essa fixa etária. Assim visando averiguar as perceptivas dos professores sobre a prática pedagógica organizada em “campos de experiência”, realizamos essa investigação de natureza qualitativa, exploratória com cinco professoras da Rede Municipal de Educação de Camaçari, na Bahia, por meio da aplicação das técnicas de entrevistas semiestruturadas e da observação não participante em duas salas das professoras entrevistadas. Os dados foram tratados e interpretados através das técnicas advindas da análise de conteúdo. Os dados apurados apontam para um fato relevante e que influenciou muito nos resultados nessa investigação, as perceptivas estarem diretamente ligadas à relação do tempo de serviço com o acesso às formações provenientes a essa etapa da educação. Com bases nos dados, a reorganização do currículo em “campos de experiências” é uma realidade muito recente para as professoras entrevistadas, mesmo para as que já tiveram acesso a formações anteriores dentro da concepção do currículo das escolas de Reggio Emília, que serviu de inspiração para a elaboração da BNCC. Existem muitos desafios a serem superados para que, de fato, haja a implementação de práticas organizadas com base nos conceitos que os “campos de experiências” agregam.The curriculum of Early Childhood Education in the last twenty years has undergone several changes in terms of organization and practices. Starting in 1996 with the insertion of the segment in the Basic Education system through the reform of the Law of Directives and Bases of Education (LBD n. º 9394/96). The last change took place in 2017, with the approval of the National Common Curricular Base, modifying the previous structure of the Brazilian Early Childhood Education curriculum organized by “areas of knowledge”, by the organization by “fields of experience”, reiterating the concept of education, curriculum for children from 0 to 5 years old, present in the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education of 2009. This reorganization adds the need for some changes in the way of conducting the practices carried out with the children, especially when it comes to the way in which the activities are thought, planned and performed, in addition to the place the child occupies in this new organization, it means that the child becomes the center of the curriculum, the didactic situations developed by the teachers must start from their experience, the pedagogical intentions are carried out with a view to their learning and development full. Even though this concept is already present in the 2009 DCNEI, the fact that the BNCC 2017 includes the concept of experiences has been causing imbalances and many doubts in teachers who work with this age group, in order to ascertain the teachers' perceptions of pedagogical practice, organized into “fields of experience”, we carried out this qualitative, exploratory investigation with five teachers from the Municipal Education Network of Camaçari, Bahia, through the application of semi-structured interview techniques and non-participant observation in two classrooms of the interviewed teachers. The data were treated and interpreted through the techniques arising from content analysis. The results point to a relevant fact that greatly influenced the results of this investigation, the perceptions are directly linked to the relationship between time of service and access to training from this stage of education. Based on the data, the reorganization of the curriculum in “Fields of experience” is a very recent reality for the interviewed teachers, even for those who already had access to previous training within the conception of the curriculum of schools in Reggio Emilia, which served as an inspiration for the elaboration of the BNCC. There are many challenges to be overcome so that there is actually the implementation of organized practices based on the concepts that the fields of experience add.Silva, Carlos Manuel Ribeiro daUniversidade do MinhoOliveira, Simone da Silva2023-02-012023-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/82554por203206231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:45:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82554Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:43:04.654923Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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