A compreensão musical da criança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/27393 |
Resumo: | Resumo: A música é a arte dos sons organizados no tempo. Para que ela seja compreendida é preciso, dentre outras coisas, que se compreenda sua organização temporal. Neste trabalho foram abordados dois aspectos temporais da música: a simultaneidade e a igualdade de durações, no intuito de verificar como a criança desenvolve a compreensão de ambos. Esta pesquisa teve como objetivos identificar as etapas do desenvolvimento da compreensão da simultaneidade e da igualdade de durações em música; identificar graças a quais estruturas cognitivas acontece esse desenvolvimento; e identificar como a compreensão da simultaneidade e da igualdade de durações se desenvolve a partir do fazer musical. Essas questões foram respondidas por meio da revisão da obra de Piaget, e da transposição dos conceitos desse autor para o campo da Cognição Musical (o pesquisador suíço nunca estudou o desenvolvimento musical da criança). Este trabalho ainda envolveu um estudo do pensamento musical infantil, realizado através do método clínico piagetiano. Os experimentos realizados envolveram a execução musical em conjunto de um pequeno trecho musical composto de duas vozes (ou duas melodias diferentes), e a realização de uma entrevista semi estruturada sobre o que foi executado. Os participantes desta pesquisa foram 16 crianças de 5 a 9 anos de idade que, de modo geral, nunca haviam participado de aulas de música. A análise dos dados coletados junto a esse grupo permitiu a observação de que o desenvolvimento da simultaneidade e da igualdade de durações em música ocorreu do mesmo modo como apontado pela teoria piagetiana: em três etapas, durante as quais a criança parte do não reconhecimento de ambas, passa ao reconhecimento parcial ou gradual, até atingir, por fim, a compreensão completa desses dois aspectos temporais. Esse desenvolvimento em três etapas ocorre, principalmente, graças à evolução do pensamento infantil, e não propriamente graças a transformações na percepção da criança. Ainda observou-se que é a partir do "fazer" musical - da execução musical - que as crianças desenvolvem a compreensão da simultaneidade e da igualdade de durações em música. De acordo com a teoria piagetiana, a ação, inicialmente física e depois mental, faz com que a criança se lance sobre o mundo. Através dela a criança passa a conhecer e a compreender, pouco a pouco, aquilo que a cerca, inclusive a música. |
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