O Exu de José : encenação e encarnação na trilogia de Zé do Caixão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Eduardo Martins Zimermann
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/84117
Resumo: Orientador: Prof. Dr. João Damasceno Martins Ladeira
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spelling Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoLadeira, João Martins, 1977-Camargo, Eduardo Martins Zimermann2023-08-24T15:24:42Z2023-08-24T15:24:42Z2023https://hdl.handle.net/1884/84117Orientador: Prof. Dr. João Damasceno Martins LadeiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 22/05/2023Inclui referências: p. 152-157Resumo: Neste trabalho, investiga-se as aparições do personagem Zé do Caixão na trilogia formada por À MEIA-NOITE LEVAREI SUA ALMA (1964), ESTA NOITE ENCARNAREI NO TEU CADÁVER (1967) e ENCARNAÇÃO DO DEMÔNIO (2008), observando, neste conjunto, a encenação da mitologia dos orixás e a encarnação do mensageiro, o Exu de José. Para isso, a pesquisa apoia-se nos estudos morfológicos de Vladimir Propp (2001), acerca do conto de magia russo, servindo-se de seu modelo descritivo para desmistificar a narrativa em tela. Porém, introduz-se neste método uma ferramenta de análise devotada ao estilo da mandinga brasileira. Com esse fim, incorpora-se à tabulação da fábula quatro categorias típicas do repertório dos terreiros, listadas por Edison Carneiro (2008), e representadas repetidamente nos filmes dissecados. Isto é, a possessão pela divindade, o caráter pessoal desta, a consulta ao adivinho e o despacho de Exu. Pressagia-se assim a formação e afirmação de uma estrutura narrativa particular, uma morfologia do cinema fantástico e de horror à brasileira, inspirada nas encruzilhadas e enredos da cultura popular. Visto que, declarou certa vez José Mojica Marins, "a macumba é nossa".Abstract: This work investigates the appearances of the character Coffin Joe in the trilogy formed by AT MIDNIGHT I'LL TAKE YOUR SOUL (1964), THIS NIGHT I'LL POSSESS YOUR CORPSE (1967) and EMBODIMENT OF EVIL (2008), observing in this set the staging of the orixás' mythology and the incarnation of the messenger, José's Exu. The research is based on the morphological studies of Vladimir Propp (2001) about the Russian magic tale, using his descriptive model to demystify the narrative on screen. However, it is introduced to this method, as an analysis tool devoted to the style of Brazilian mandinga, four typical categories of the religious repertoire incorporated into the tabulation of the fable. As listed by Edison Carneiro (2008), and repeatedly represented in the dissected films, that is: the possession by the deity, the personal character of the deity, consultation with the oracle and the dispatch of Exu. This presages the formation and affirmation of a particular narrative structure, a morphology of Brazilian fantastic and horror cinema, inspired by the crossroads and plots of popular culture. Since, José Mojica Marins once declared, "macumba is ours".1 recurso online : PDF.application/pdfComunicaçãoCinema brasileiroMacumbaExu (Orixá)ComunicaçãoO Exu de José : encenação e encarnação na trilogia de Zé do Caixãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - EDUARDO MARTINS ZIMERMANN CAMARGO.pdfapplication/pdf18849293https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/84117/1/R%20-%20D%20-%20EDUARDO%20MARTINS%20ZIMERMANN%20CAMARGO.pdfe5159d636b30d07cfdcf7ad0f8601291MD51open access1884/841172023-08-24 12:24:42.787open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/84117Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-08-24T15:24:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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