Em cada museu que a gente for carrega um pedaço dele : compreensão do pensamento histórico de crianças em ambiente de museu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/20667 |
Resumo: | Orientadora: Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt |
id |
UFPR_f2e9db79d226696858314651165c0d58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/20667 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Compagnoni, Alamir MuncioSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-04-14T16:35:29Z2020-04-14T16:35:29Z2009https://hdl.handle.net/1884/20667Orientadora: Maria Auxiliadora Moreira dos Santos SchmidtDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 21/08/2009Inclui bibliografiaResumo : Este trabalho tem como tema as "aulas-visitas" aos museus, a partir das aulas de História. Procedeu-se, em um primeiro momento, a uma análise de projetos que escolas e professores enviaram à Secretaria Municipal de Educação de Araucária, Paraná, Brasil, cujo objetivo era levar os alunos aos museus ou espaços históricos. Os projetos tomados para análise foram relativos aos anos de 2005, 2006 e 2007, de 1ª a 8ª série do Ensino Fundamental, Classe Especial e Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de Araucária. A metodologia adotada na pesquisa é de caráter qualitativo, envolvendo o pesquisador, no contato com os projetos, em um trabalho com as escolas, com os sujeitos pesquisados, crianças/alunos e professores. Na leitura e análise procurou-se mapear e entender as ideias históricas de professores e crianças/alunos, como e por que as escolas e os professores levam aos museus. Durante o estudo e a pesquisa buscou-se discutir, com base nas ideias de Dubet (1996), como os professores veem os sujeitos estudantes de 1.a a 4.a série e de 5.a a 8.a série do Ensino Fundamental. Discute-se, também, a organização da aula-visita na escola antes de ir ao museu, a ida ao museu, bem como a volta deste. Por fim, apresentam-se os resultados da pesquisa com crianças/alunos na escola e a análise das narrativas das crianças/alunos, procurando-se detectar indicativos da presença da consciência histórica nestes com base nos estudos de Rüsen (1992). O trabalho se insere no conjunto de pesquisas relativas à Educação Histórica, em especial às pesquisas ligadas à cognição histórica situada, a qual levou em consideração a compreensão das ideias dos sujeitos escolares no contexto do ensino de história.133 f. : il., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesMuseus e escolasHistória - Estudo e ensino - MuseusEnsino fundamental - Métodos de ensino - MuseusEducação de crianças - MuseusEducação infantil - Atividades - MuseusEducaçãoEm cada museu que a gente for carrega um pedaço dele : compreensão do pensamento histórico de crianças em ambiente de museuinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALalamir_out.pdfapplication/pdf889215https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20667/1/alamir_out.pdf8c00d24f030e4c8ac794068191acefdcMD51open accessTEXTalamir_out.pdf.txtExtracted Texttext/plain256689https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20667/2/alamir_out.pdf.txtbd770a3ec0723da4554b25a4380b8197MD52open accessTHUMBNAILalamir_out.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1194https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20667/3/alamir_out.pdf.jpg0fb1806f22067010652e29f5fda52d79MD53open access1884/206672020-04-14 13:35:29.425open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/20667Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-04-14T16:35:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Em cada museu que a gente for carrega um pedaço dele : compreensão do pensamento histórico de crianças em ambiente de museu |
title |
Em cada museu que a gente for carrega um pedaço dele : compreensão do pensamento histórico de crianças em ambiente de museu |
spellingShingle |
Em cada museu que a gente for carrega um pedaço dele : compreensão do pensamento histórico de crianças em ambiente de museu Compagnoni, Alamir Muncio Teses Museus e escolas História - Estudo e ensino - Museus Ensino fundamental - Métodos de ensino - Museus Educação de crianças - Museus Educação infantil - Atividades - Museus Educação |
title_short |
Em cada museu que a gente for carrega um pedaço dele : compreensão do pensamento histórico de crianças em ambiente de museu |
title_full |
Em cada museu que a gente for carrega um pedaço dele : compreensão do pensamento histórico de crianças em ambiente de museu |
title_fullStr |
Em cada museu que a gente for carrega um pedaço dele : compreensão do pensamento histórico de crianças em ambiente de museu |
title_full_unstemmed |
Em cada museu que a gente for carrega um pedaço dele : compreensão do pensamento histórico de crianças em ambiente de museu |
title_sort |
Em cada museu que a gente for carrega um pedaço dele : compreensão do pensamento histórico de crianças em ambiente de museu |
author |
Compagnoni, Alamir Muncio |
author_facet |
Compagnoni, Alamir Muncio |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Compagnoni, Alamir Muncio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teses Museus e escolas História - Estudo e ensino - Museus Ensino fundamental - Métodos de ensino - Museus Educação de crianças - Museus Educação infantil - Atividades - Museus Educação |
topic |
Teses Museus e escolas História - Estudo e ensino - Museus Ensino fundamental - Métodos de ensino - Museus Educação de crianças - Museus Educação infantil - Atividades - Museus Educação |
description |
Orientadora: Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-04-14T16:35:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-04-14T16:35:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/20667 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/20667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
133 f. : il., grafs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20667/1/alamir_out.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20667/2/alamir_out.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20667/3/alamir_out.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8c00d24f030e4c8ac794068191acefdc bd770a3ec0723da4554b25a4380b8197 0fb1806f22067010652e29f5fda52d79 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898674833457152 |