Uso de dados e gestão de design : diretrizes para a mobilidade urbana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria do Val da Fonseca Nardoni da, 1995-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/72737
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Virgínia Borges Kistmann
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spelling Costa, Maria do Val da Fonseca Nardoni da, 1995-Kistmann, Virginia Souza de Carvalho Borges, 1952-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design2022-02-03T15:07:31Z2022-02-03T15:07:31Z2021https://hdl.handle.net/1884/72737Orientadora: Profa. Dra. Virgínia Borges KistmannDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 28/05/2021Inclui referências: p. 127-139Resumo: A presente pesquisa aborda de maneira exploratória e qualitativa o uso do crowdsourcing na gestão de design, aplicada ao planejamento da mobilidade urbana. O uso de aplicativos de mídias digitais locativas, dentro do espaço urbano para a mobilidade, gera grande fluxo de dados que podem auxiliar e aprimorar o design de produtos e serviços no processo do planejamento estratégico urbano. Esse uso dos dados e sua associação à gestão de design para o desenvolvimento da mobilidade urbana ainda não é considerada. Além dos aspectos teóricos envolvidos em relação a esse tema de pesquisa, considerou-se também importante a visão de especialistas das áreas do planejamento urbano, do design e da Tecnologia da Informação e Comunicação - TICs, como importantes fontes para o estudo. Dessa forma, a lacuna que constitui o problema de pesquisa definiu a seguinte pergunta orientadora: Como o uso do crowdsourcing pode contribuir para a gestão de design na política de mobilidade urbana, na visão de especialistas? O objetivo pretendido a partir dela foi definido como gerar diretrizes para a inserção do crowdsourcing na gestão de design no processo de planejamento da mobilidade. Dessa forma, o estudo aprofundou teoricamente o campo da pesquisa, havendo gerado uma lista de diretrizes preliminares. Estes foram contrapostos a opiniões de especialistas, com o uso da metodologia Delphi. Para isso, foram selecionados profissionais da indústria, de órgãos públicos e da academia, arquitetos, engenheiros e designers, com experiência no campo da pesquisa. O método contou com duas rodadas de aprovação de afirmativas teóricas que congregavam as diretrizes. O resultado do estudo apresenta 30 diretrizes, organizadas segundo os níveis estratégico, tático e operacional da gestão de design, que almejam contribuir com a análise de possível aplicação da metodologia junto às ferramentas de dados. Junto aos resultados das diretrizes foram identificadas lacunas a respeito da ética do uso dos dados da população, mercantilização das atividades humanas e a falta de dados abertos para desenvolvimento democrático da sociedade. Apesar da identificação como uma prática promissora e benéfica para o planejamento, tanto o uso da gestão de design quanto o crowdsourcing não são frequentemente utilizados pelos órgãos.Abstract: This research addresses in an exploratory and qualitative way the use of crowdsourcing in design management, applied to the planning of urban mobility. The use of locative digital media applications, within the urban space for mobility, generates a large flow of data that can assist and improve the design of products and services in the urban strategic planning process. This use of data and its association with design management for the development of urban mobility is not yet considered. Besides this, it was also considered important the vision of specialist in areas as urban planning, design and Technology of Information and Communication as sources to understand the situation. Following this, the gap that constitutes the research problem for which the following guiding question was defined as: How can the use of crowdsourcing contribute to design management in urban mobility policy? The objective intended from it was defined as generating guidelines for the inclusion of crowdsourcing in design management in the mobility planning process. Thus, the study theoretically deepened the field of research, having generated a list of preliminary guidelines. These were opposed to expert opinions, using the Delphi methodology. For this, professionals from industry, public agencies and academia, architects, engineers, and designers, with experience in the field of research, were selected. The method had two rounds of approval of theoretical statements that brought together the guidelines. Thus, 30 guidelines organized upon the strategic, tactic and operational levels of design management were developed and approved aim to contribute to the analysis of possible application of the methodology together with the data tools. Along with the results of the guidelines, gaps were identified regarding the ethics of the use of population data, the commercialization of human activities and the lack of open data for the democratic development of society. Despite identification as a promising and beneficial practice for planning, both the use of design management and crowdsourcing are not often used by agencies.1 arquivo (169 p.) : PDF.application/pdfDesignGestão de empresasMobilidade urbanaUso de dados e gestão de design : diretrizes para a mobilidade urbanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARIA DO VAL DA FONSECA NARDONI DA COSTA.pdfapplication/pdf10866773https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72737/1/R%20-%20D%20-%20MARIA%20DO%20VAL%20DA%20FONSECA%20NARDONI%20DA%20COSTA.pdfcbcc047daba12178fefad019f507a173MD51open access1884/727372022-02-03 12:07:31.38open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72737Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-02-03T15:07:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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