Cartografias da transexualidade : a experiência escolar e outras tramas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Dayana Brunetto Carlin dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/25058
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria Rita de Assis César
id UFPR_f4e2c7720a60d26576189894aeb87164
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/25058
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Santos, Dayana Brunetto Carlin dosCésar, Maria Rita de Assis, 1964-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-22T12:30:14Z2020-09-22T12:30:14Z2010https://hdl.handle.net/1884/25058Orientadora: Profª Drª Maria Rita de Assis CésarDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/08/2010Inclui referênciasResumo: A presente pesquisa teve como objeto de análise as experiências transexuais na escola. A partir dessa perspectiva foi construído o problema de pesquisa, isto é, as narrativas produzidas por travestis e transexuais sobre seu processo de escolarização formal. A metodologia utilizada foi a cartografia, com o objetivo de elaborar um desenho, no sentido cartográfico, dos territórios subjetivos da transexualidade na escola. Essa carta-cartográfica foi produzida por meio de uma imersão nas teorizações de Michel Foucault, Thomas Laqueur, Gilles Deleuze, Judith Butler, Berenice Bento e Maria Rita de Assis César, entre outras/os. Também se propôs uma discussão bibliográfica sobre a construção da sociedade sexuada e generificada através de um referencial binário e heteronormativo; a respeito da performatividade dos gêneros; sobre a patologização da experiência transexual; sobre a escola; e sobre as narrativas elaboradas pelos sujeitos. As narrativas foram obtidas pela realização de seis entrevistas com mulheres transexuais, uma com um homem transexual de Curitiba e também por meio de um grupo de discussão com lideranças do Movimento Social de Travestis e Transexuais da Região Sul do Brasil. Para a análise dessas narrativas, fez-se necessário um estudo sobre as memórias e os processos de rememoração, esquecimento e silenciamento articulados para essa produção, além de uma aproximação das teorizações sobre memórias traumáticas. A partir das narrativas foram observados e analisados três atos performativos: Corpo e Identidade; A experiência escolar; Profissionalização. Em síntese, pode-se pensar que as experiências transexuais e travestis na escola são múltiplas e singulares e que as narrativas são produzidas performaticamente, isto é, por meio de atos performativos das memórias dos sujeitos. Com isso, pode-se compreender que qualquer generalização que relacione transexualidade e escolarização formal pode ser perigosa.Abstract: This research had as its object of analysis transsexual experiences in school. From this perspective we built the research problem, the narratives produced by transvestites and transsexuals on the process of their formal schooling. The methodology employed was the concept of carthography, aiming at drawing a map of transsexual subjective territories in school. This carthographic-map was produced through the theorizations of Michel Foucault, Thomas Laqueur, Gilles Deleuze, Judith Butler, Berenice Bento and Maria Rita de Assis Cesar, among others. The research also proposed an outline analysis of the literature on the construction of gendered and sexualized society through binary references and heteronormativity; on gender performativity; on the pathologizing of transgender experience; on the school, and on narratives produced by the subjects. These narratives were obtained through six interviews with female transsexuals, one with a male transsexual of Curitiba and also through a discussion with leaders of the Transvestite and Transgender Movement in Southern Brazil. For analyzing these narratives, it was necessary to study the question of memory and the processes of remembering, forgetting and silencing articulated to these narrative productions, as well as an approach to theorizing traumatic memories. Regarding these narratives, three performative acts were analized and discussed: Body and Identity; the schooling experience; professionalization. To summarize the argument, one should consider that transsexual and transvestite experiences at school are varied and unique and that their narratives are produced performatively, in other words, through the performative acts of the subjects. memories. Thus, one can understand that generalizations linking transsexuality and formal schooling may be dangerous.210 f.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoTransexualidadeTransexuais - Escola - ExperiênciasTransexuais - Identidade étnicaEducaçãoCartografias da transexualidade : a experiência escolar e outras tramasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao Dayana final UFPR 2010.pdfapplication/pdf1164276https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25058/1/Dissertacao%20Dayana%20final%20UFPR%202010.pdf66bf1cdb50379a301b5930352612352dMD51open accessTEXTDissertacao Dayana final UFPR 2010.pdf.txtExtracted Texttext/plain559253https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25058/2/Dissertacao%20Dayana%20final%20UFPR%202010.pdf.txte780c7c6e07e49360a08a063ccb315f3MD52open accessTHUMBNAILDissertacao Dayana final UFPR 2010.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1188https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25058/3/Dissertacao%20Dayana%20final%20UFPR%202010.pdf.jpgd685b75984c7ee008c5dd9a5e3a378f5MD53open access1884/250582020-09-22 09:30:14.329open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25058Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-22T12:30:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cartografias da transexualidade : a experiência escolar e outras tramas
title Cartografias da transexualidade : a experiência escolar e outras tramas
spellingShingle Cartografias da transexualidade : a experiência escolar e outras tramas
Santos, Dayana Brunetto Carlin dos
Dissertações - Educação
Transexualidade
Transexuais - Escola - Experiências
Transexuais - Identidade étnica
Educação
title_short Cartografias da transexualidade : a experiência escolar e outras tramas
title_full Cartografias da transexualidade : a experiência escolar e outras tramas
title_fullStr Cartografias da transexualidade : a experiência escolar e outras tramas
title_full_unstemmed Cartografias da transexualidade : a experiência escolar e outras tramas
title_sort Cartografias da transexualidade : a experiência escolar e outras tramas
author Santos, Dayana Brunetto Carlin dos
author_facet Santos, Dayana Brunetto Carlin dos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv César, Maria Rita de Assis, 1964-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Dayana Brunetto Carlin dos
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Transexualidade
Transexuais - Escola - Experiências
Transexuais - Identidade étnica
Educação
topic Dissertações - Educação
Transexualidade
Transexuais - Escola - Experiências
Transexuais - Identidade étnica
Educação
description Orientadora: Profª Drª Maria Rita de Assis César
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-22T12:30:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-22T12:30:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/25058
url https://hdl.handle.net/1884/25058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 210 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25058/1/Dissertacao%20Dayana%20final%20UFPR%202010.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25058/2/Dissertacao%20Dayana%20final%20UFPR%202010.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25058/3/Dissertacao%20Dayana%20final%20UFPR%202010.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 66bf1cdb50379a301b5930352612352d
e780c7c6e07e49360a08a063ccb315f3
d685b75984c7ee008c5dd9a5e3a378f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898853708988416