O impacto de um programa universal de desenvolvimento de habilidades sociais aplicado pelo professor em crianças de 1. ao 4. ano do ensino fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prizibela, Fernanda Rossetto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/65864
Resumo: Orientador: Prof. Doutor Gustavo Manoel Schier Dória
id UFPR_f568456257233c2df4213c7b741b0122
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/65864
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Prizibela, Fernanda RossettoVeiga, Elizabeth Carvalho da, 1958-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do AdolescenteDória, Gustavo Manoel Schier, 1961-2022-03-18T18:44:20Z2022-03-18T18:44:20Z2018https://hdl.handle.net/1884/65864Orientador: Prof. Doutor Gustavo Manoel Schier DóriaCoorientadora: Prof. Doutora Elizabeth Carvalho da VeigaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Defesa : Curitiba, 19/12/2018Inclui referências: p. 145-153Resumo: Introdução: O termo habilidades sociais (HS) aplica-se às diferentes classes de comportamentos sociais do repertório de um individuo que favorecem um relacionamento produtivo com as demais pessoas. O âmbito educacional pode ser citado como um dos contextos a ser beneficiado por ações de promoção de saúde, por ser esse um dos ambientes de desenvolvimento de diferentes habilidades das crianças e dos adolescentes. Objetivo: Avaliar as habilidades sociais, os problemas de comportamento e a competência acadêmica de crianças inseridas no 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental I, antes e após aplicação de um programa de desenvolvimento de habilidades sociais. Material e Métodos: Foram realizados dois tipos de estudo. O primeiro estudo foi um ensaio clínico, randomizado, controlado, sem cegamento para as crianças de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I. Constituíram a amostra desse estudo 43 crianças distribuídas em dois grupos: 24 crianças no Grupo Controle (GC) e 19 crianças no Grupo de Estudo (GE). O segundo estudo foi um ensaio clínico, não controlado do tipo antes e depois para as crianças do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental I. A amostra desse estudo foram 40 crianças avaliadas em dois momentos, antes e depois da intervenção. Foram aplicadas as escalas de Habilidades Sociais, Comportamentos Problemáticos e Competência Acadêmica (SSRS- BR) aos Grupos de Estudos e Controle (alunos, pais e/ou responsáveis e professores); foram realizadas capacitações aos professores para aplicação do programa de desenvolvimento de habilidades sociais com os alunos dos Grupos de Estudo; a aplicação do programa ocorreu durante três meses, dividido em dez aulas, com duração aproximada de 1h40min cada. O foco das atividades no programa de intervenção foram as habilidades de responsabilidade, empatia, assertividade, autocontrole, civilidade, resolução de problemas e expressão de sentimentos positivos. Resultados: O impacto da intervenção ocorreu para as crianças de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental no Grupo de Estudo em comparação com o Grupo Controle nas habilidades de responsabilidade na versão SSRS-crianças, nas habilidades de responsabilidade, desenvoltura social e no repertório geral das habilidades sociais na versão SSRSpais e nas habilidades de assertividade, desenvoltura social e no repertório geral das habilidades sociais na versão SSRS-professores. Já para as crianças do 3º e 4º ano que participaram do Grupo de Estudo e que foi realizada uma avaliação do antes e depois da intervenção, sem comparativo com o Grupo Controle, o impacto ocorreu nas habilidades de empatia, afetividade, autocontrole e civilidade na versão SSRScrianças, nas habilidades de autocontrole, afetividade, cooperação, desenvoltura social e no repertório geral das habilidades sociais na versão SSRS-pais. Na escala respondida pelos professores, estes apenas visualizaram alteração na competência acadêmica das crianças. Conclusões: Os resultados confirmam a eficácia da implantação de um programa universal de habilidades sociais aplicado pelo professor. Pesquisas futuras devem avaliar a manutenção das habilidades sociais aprendidas e, em longo prazo, o desenvolvimento ou não de transtornos mentais. Palavras-chave: Habilidades sociais. Comportamentos problemáticos. Competência acadêmica. Âmbito educacional.Abstract: Introduction: The term social skills (HS) applies to different classes of social behavior in an individual's repertoire that favor a productive relationship with other people. The educational scope can be cited as one of the contexts to be benefited by actions of health promotion, since this is one of the development environments of different abilities of children and adolescents. Objective: To evaluate the social skills, behavioral problems and academic competence of children enrolled in the 1st to 4th year of Elementary School I, before and after applying a social skills development program. Material and Methods: Two types of study were carried out. The first study was a randomized, controlled, unblinded clinical trial for the first and second year of elementary school I. The sample consisted of 43 children in two groups: 24 children in the Control Group (CG) and 19 children in the Study Group (GE). The second study was an uncontrolled, before-and-after clinical trial for children in grades 3 and 4 of Elementary School I. The sample of this study was 40 children evaluated at two time points, before and after the intervention. The Scales of Social Skills, Problem Behaviors and Academic Competence (SSRS-BR) were applied to the Study and Control Groups (students, parents and / or guardians and teachers); teachers were trained to apply the social skills development program to study group students; the application of the program took place during three months, divided in ten classes, with duration approximately 1h40min each. The focus of the activities in the intervention program were the skills of responsibility, empathy, assertiveness, selfcontrol, civility, problem solving, and expression of positive feelings. Results: The impact of the intervention occurred for the 1st and 2nd year of elementary school in the Study Group compared to the Control Group in the responsibility abilities in the children's SSRS version, in the skills of responsibility, social skills and in the general repertoire of the social skills in the SSRS-parents version and in the assertiveness, social skills abilities, and in the general repertoire of the social skills in the SSRSteachers version. For the children of the 3rd and 4th year who participated in the Study Group and who had an evaluation before and after the intervention, without comparison with the Control Group, the impact occurred in the empathy, affectivity, self-control and civility skills in the version SSRS-children, in the skills of responsibility, self-control, affectivity, cooperation, social skills and in the general repertoire of social skills in the SSRS-country version. In the scale answered by the teachers, these only visualized alteration in the academic competence of the children. Conclusions: The results confirm the effectiveness of the implementation of a universal social skills program applied by the teacher. Future research should assess the maintenance of social skills learned and, in the long run, the development of mental disorders. Keywords: Social skills. Problematic behaviors. Academic competence. Educational scope.192 p. : il.application/pdfHabilidades sociaisEducação baseada na competênciaPediatriaO impacto de um programa universal de desenvolvimento de habilidades sociais aplicado pelo professor em crianças de 1. ao 4. ano do ensino fundamental Iinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FERNANDA ROSSETTO PRIZIBELA.pdfapplication/pdf7919835https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65864/1/R%20-%20D%20-%20FERNANDA%20ROSSETTO%20PRIZIBELA.pdfe999ce2601d854032a691216ff7710a1MD51open access1884/658642022-03-18 15:44:20.538open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/65864Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-03-18T18:44:20Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O impacto de um programa universal de desenvolvimento de habilidades sociais aplicado pelo professor em crianças de 1. ao 4. ano do ensino fundamental I
title O impacto de um programa universal de desenvolvimento de habilidades sociais aplicado pelo professor em crianças de 1. ao 4. ano do ensino fundamental I
spellingShingle O impacto de um programa universal de desenvolvimento de habilidades sociais aplicado pelo professor em crianças de 1. ao 4. ano do ensino fundamental I
Prizibela, Fernanda Rossetto
Habilidades sociais
Educação baseada na competência
Pediatria
title_short O impacto de um programa universal de desenvolvimento de habilidades sociais aplicado pelo professor em crianças de 1. ao 4. ano do ensino fundamental I
title_full O impacto de um programa universal de desenvolvimento de habilidades sociais aplicado pelo professor em crianças de 1. ao 4. ano do ensino fundamental I
title_fullStr O impacto de um programa universal de desenvolvimento de habilidades sociais aplicado pelo professor em crianças de 1. ao 4. ano do ensino fundamental I
title_full_unstemmed O impacto de um programa universal de desenvolvimento de habilidades sociais aplicado pelo professor em crianças de 1. ao 4. ano do ensino fundamental I
title_sort O impacto de um programa universal de desenvolvimento de habilidades sociais aplicado pelo professor em crianças de 1. ao 4. ano do ensino fundamental I
author Prizibela, Fernanda Rossetto
author_facet Prizibela, Fernanda Rossetto
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Veiga, Elizabeth Carvalho da, 1958-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente
dc.contributor.author.fl_str_mv Prizibela, Fernanda Rossetto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dória, Gustavo Manoel Schier, 1961-
contributor_str_mv Dória, Gustavo Manoel Schier, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades sociais
Educação baseada na competência
Pediatria
topic Habilidades sociais
Educação baseada na competência
Pediatria
description Orientador: Prof. Doutor Gustavo Manoel Schier Dória
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-18T18:44:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-18T18:44:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/65864
url https://hdl.handle.net/1884/65864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 192 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65864/1/R%20-%20D%20-%20FERNANDA%20ROSSETTO%20PRIZIBELA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e999ce2601d854032a691216ff7710a1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898744426397696