Políticas e ideologias linguísticas no Instituto Federal do Paraná : um olhar autoetnográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Roberta Rafaela Sotero, 1982-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/72654
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Clóris Porto Torquato
id UFPR_f6885bcc680d7fd98dd44f0ba8be57b2
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72654
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Costa, Roberta Rafaela Sotero, 1982-Torquato, Clóris PortoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2021-12-02T16:38:05Z2021-12-02T16:38:05Z2021https://hdl.handle.net/1884/72654Orientadora: Profª. Drª. Clóris Porto TorquatoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 15/07/2021Inclui referências: p. 258-274Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar as politicas linguisticas de jure (SHOHAMY, 2006) do IFPR a partir de uma analise dialogica discursiva, baseada nas ideias do Circulo de Bakhtin, que considerasse a minha inscricao de professora de espanhol, pesquisadora no contexto pesquisado. A autoetnografia foi utilizada na construcao de um olhar circunstanciado e na constituicao da postura etica, politica e epistemologica adotada, igualmente baseada em fundamentos do Circulo (BAKHTIN, 2010). Logo, as analises destacam minha posicao axiologica e valores de mundo (BAKHTIN, 2015) que sao resultado da heterogeneidade de minha praxis, no cotidiano de minha atividade docente. As orientacoes teorico-metodologicas para a analise discursiva dialogica se apoiam ainda em Brait (2006, 2008) e Brait e Acosta (2020) e enfatizam uma perspectiva relacional e dialogica das politicas linguisticas, na constante relacao estabelecida entre memoria pessoal e memoria coletiva que acaba por construir uma subjetividade historicizada. (VERSIANI, 2013). Em torno das projecoes ideologico-valorativas assentadas nas imagens construidas discursivamente sobre lingua e educacao, realizei uma analise historica e socialmente situada, e apresento uma interpretacao de uma politica linguistica que sofre interferencias de uma hegemonia neoliberal, em que a finalidade do IFPR enquanto instituicao de ensino publico e gratuito se ve ameacada por uma logica gerencial, com praticas autoritarias, cujos alinhamentos institucionais seguem tendencia assimilativa de politicas do Programa IsF que adotou amplamente a aplicacao de exames como o TOIC Bridge e TOEFL. A politica linguistica do IFPR nao foi fruto de amplo debate com a comunidade escolar, o que aponta para uma politica linguistica de facto (SHOHAMY, 2006) pouco democratica, atrelada a uma agenda de acoes de internacionalizacao que guarda conexao com uma a agenda nacional de vies privatista. Nao foi possivel verificar como a preocupacao com o monolinguismo do ingles podera resultar em uma pratica diferente do processo de internacionalizacao da maioria das IES no Brasil (JESUS, 2018), mas caso siga essa tendencia, a diversidade linguistica celebrada na politica linguistica do IFPR significara apenas letras no papel, e as consequencias poderao comprometer a cientificidade e o acesso a conhecimentos produzidos localmente, voltados para necessidades locais e regionais. Logo, requer-se um posicionamento institucional propositivo para reverter assimetrias da veiculacao de conhecimentos em favor de linguas locais, em um projeto que valorize contextos locais com curriculos alternativos e descolonizados, voltados para a reciprocidade entre instituicoes, em torno de um projeto de integracao com paises latino-americanos. Para de fato promover o carater multilingue e multicultural na instituicao se fara necessario ir alem da oferta de cursos e aplicacao de exames, a exemplo da criacao de redes de cooperacao e construcao de grupos de pesquisas cientificas internacionais. Sugere-se uma politica linguistica aliada a um projeto de internacionalizacao em prol do fortalecimento regional, assumindo que territorialmente nos localizamos na America Latina e que compartilhamos caracteristicas e processos historicos. Localizado no Estado do Parana, o IFPR possui tres campi em regioes fronteiricas onde o espanhol ja e parte do ethos dos habitantes, dado a ser contemplado em outros campi onde o protagonismo do ensino de espanhol e tambem requerido. Palavras-chave: Politicas Linguisticas. Ideologias Linguisticas. Linguistica Aplicada. Analise Dialogica do Discurso. Autoetnografia.Abstract: This study aimed to analyze the jure language policies (SHOHAMY, 2006) of the IFPR from a discursive dialogical analysis, based on the ideas of the Bakhtin Circle, which considered my application as a Spanish profesor-researcher in the researched context. The autoethnography was used in the construction of a detailed look and in the constitution of the ethical, political, and epistemological posture adopted, also based on the Circle's foundations (BAKHTIN, 2010). Therefore, the analyzes emphasizes my axiological position and world values (BAKHTIN, 2015) which are the result of the heterogeneity of my praxis, in the dailylife of my lecturing activity. The theoretical-methodological guidelines for dialogic discursive analysis are still supported by Brait (2006, 2008) and Brait and Acosta (2020) and emphasize a relational and dialogic perspective of language policies, in the constant relationship established between personal memory and collective memory that ends for building a historicized subjectivity (VERSIANI, 2013). Around the ideological-evaluative projections based on images constructed discursively about language and education, I carried out a historical and socially situated analysis, and I present an interpretation of a linguistic policy that suffers interferences from a neoliberal hegemony, in which the purpose of the IFPR as an institution of Public and free education is threatened by a managerial logic, with authoritarian practices, whose institutional alignments follow the assimilative trend of the policies of the IsF Program, which has widely adopted the application of exams such as the TOIC Bridge and TOEFL. The IFPR's language policy was not the result of a broad debate with the school community, which points to a de facto undemocratic language policy (SHOHAMY, 2006), linked to an agenda of internationalization actions that is connected to a national agenda of privatist bias. It was not possible to verify how the concern with the monolingualism of English may result in a different practice from the internationalization process of most IES in Brazil (JESUS, 2018), but it is following this trend, the linguistic diversity celebrated in the IFPR's linguistic policy will mean just letters on paper, and the consequences could compromise scientificity and access to locally produced knowledge, aimed at local and regional needs. Therefore, a propositional institutional positioning is required to reverse asymmetries in the dissemination of knowledge in favor of local languages, in a project that values local contexts with alternative and decolonized curricula, aimed at reciprocity between institutions, around an integration project with Latin American countries. In order to really promote the multilingual and multicultural character of the institution, it will be necessary to go beyond the offer of courses and the application of exams, such as the creation of cooperation networks and the construction of international scientific research groups. A linguistic policy allied to an internationalization project in favor of regional strengthening is suggested, assuming that we are territorially located in Latin America and that we share historical characteristics and processes. Located in the State of Parana, the IFPR has three campuses in border regions where Spanish is already part of the inhabitants' ethos, given that it is contemplated in other campuses where the leading role of teaching Spanish is also required.1 arquivo (292 p.) : il.application/pdfLinguistica aplicadaAnálise linguísticaAnálise do discursoLinguagem e línguasLingua espanhola - Estudo e ensinoLetrasPolíticas e ideologias linguísticas no Instituto Federal do Paraná : um olhar autoetnográficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ROBERTA RAFAELA SOTERO COSTA.pdfapplication/pdf2310093https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72654/1/R%20-%20T%20-%20ROBERTA%20RAFAELA%20SOTERO%20COSTA.pdf73ccedbf5fbc81ac97fc7baaf38ae4f3MD51open access1884/726542021-12-02 13:38:05.096open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72654Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-02T16:38:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Políticas e ideologias linguísticas no Instituto Federal do Paraná : um olhar autoetnográfico
title Políticas e ideologias linguísticas no Instituto Federal do Paraná : um olhar autoetnográfico
spellingShingle Políticas e ideologias linguísticas no Instituto Federal do Paraná : um olhar autoetnográfico
Costa, Roberta Rafaela Sotero, 1982-
Linguistica aplicada
Análise linguística
Análise do discurso
Linguagem e línguas
Lingua espanhola - Estudo e ensino
Letras
title_short Políticas e ideologias linguísticas no Instituto Federal do Paraná : um olhar autoetnográfico
title_full Políticas e ideologias linguísticas no Instituto Federal do Paraná : um olhar autoetnográfico
title_fullStr Políticas e ideologias linguísticas no Instituto Federal do Paraná : um olhar autoetnográfico
title_full_unstemmed Políticas e ideologias linguísticas no Instituto Federal do Paraná : um olhar autoetnográfico
title_sort Políticas e ideologias linguísticas no Instituto Federal do Paraná : um olhar autoetnográfico
author Costa, Roberta Rafaela Sotero, 1982-
author_facet Costa, Roberta Rafaela Sotero, 1982-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Torquato, Clóris Porto
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Roberta Rafaela Sotero, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Linguistica aplicada
Análise linguística
Análise do discurso
Linguagem e línguas
Lingua espanhola - Estudo e ensino
Letras
topic Linguistica aplicada
Análise linguística
Análise do discurso
Linguagem e línguas
Lingua espanhola - Estudo e ensino
Letras
description Orientadora: Profª. Drª. Clóris Porto Torquato
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-02T16:38:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-02T16:38:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/72654
url https://hdl.handle.net/1884/72654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (292 p.) : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72654/1/R%20-%20T%20-%20ROBERTA%20RAFAELA%20SOTERO%20COSTA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 73ccedbf5fbc81ac97fc7baaf38ae4f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860839285719040