De Isidoro a Ildefonso : teologia política e política eclesiástica na hispania visigoda do séc.VII

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romao, Paôla Manfredini
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/34722
Resumo: Orientador: Renan Frighetto
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em HistóriaFrighetto, Renan, 1974-Romao, Paôla Manfredini2024-09-17T19:31:25Z2024-09-17T19:31:25Z2004https://hdl.handle.net/1884/34722Orientador: Renan FrighettoDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em História. Defesa: Curitiba, 2004Inclui bibliografiaÁrea de concentraçao: História, cultura, sociedadeResumo: Essa dissertação ambiciona estudar os aspectos que envolvem a disputa pelo poder político, econômico e social entre a instituição régia visigoda e o setor eclesiástico do Reino Visigodo Católico de Toledo, entidade política de maior expressão sobre o território ibérico, constituído e consolidado durante os séculos VI/VII, um período histórico denominado Antiguidade Tardia. A metodologia utilizada está centrada na análise de fontes primárias, de natureza bilíngüe - latim e espanhol - das quais tem caráter relevante a obra "De Viris Illustribus", de Ildefonso de Toledo, bem como os "Concílios Visigóticos de Toledo do IV ao VIII", instrumentos legais convocados pelo rei que exemplificam o comportamento adotado entre a instituição régia e episcopado e algumas cartas advindas "Epistolario" de Braulio de Zaragoza intercambiadas entre diversos bispos e reis, que clarificam o relacionamento inter-pessoal entre as instituições. Também é analisada, a obra "Etimologías" de Isidoro de Sevilha - em latim e espanhol -, por fornecer de forma clara e objetiva o conceito de "rei" e "reino" neste período. Ildefonso nasceu entre 605 e 607 como membro de uma poderosa família toledana, entrando muito jovem no mosteiro de Agalí, do qual chegou a ser abade. Em 657 por exigência do então monarca Rescesvinto - com quem manteve uma difícil relação -, foi consagrado bispo metropolitano de Toledo, posto que ocupou até sua morte em 667. A natureza da obra de Ildefonso é específica, de cunho até mesmo pedagógico. Pode ser considerada como um exemplum, pois ao compilar a vida de 13 viris eclesiásticos considerados "bons", ele pretende transmitir uma moral, uma concepção de mundo, enfim, um "modelo" a ser seguido. A partir de uma valorização do Mosteiro de Agalí, do primado de Toledo e seus prelados, é que Ildefonso pretende demonstrar a força da sua Igreja em contraposição ao monarca. No capítulo I apresentamos os fatos históricos mais significativos nos assuntos de ordem monárquica e eclesiástica, e, de forma mais específica, os reinados de Chindasvinto e Recesvinto para compreendermos assim o contexto sob o qual viveu Ildefonso. No capítulo II, iniciamos nossos estudos acerca das relações entre o Episcopado e a Monarquia, da teologia política e da construção teórica da realeza, desde o seu princípio nos séculos V e VI, culminando com a criação dos princípios de legitimação do soberano por Isidoro de Sevilha, e continuando com o início das animosidades entre o Episcopado e a Monarquia no caso de Braulio de Zaragoza. No capítulo III, conhecemos a vida de Ildefonso de Toledo, desde sua infância, com passagem pelo Mosteiro de Agali, até o Episcopado. Também são apresentadas as fontes, bem como a conceituação de viris illustribus e como o Episcopado e a Monarquia com suas respectivas ideologias estão presentes na vida de Ildefonso, através da idéia da primazia de Toledo, enquanto cidade régia e sede do Episcopado Visigodo. Portanto, analisar as relações da Igreja Católica Visigoda frente à instituição régia e compreender a importância da figura de Ildefonso perante à instituição do Episcopado, através da questão se foi um autor inovador ou mero reprodutor do pensamento eclesiástico da época dominado por Isidoro de Sevilha, bem como, perante à instituição da Monarquia com firmes representantes, partindo do fato de não ter sido convocado nenhum concílio durante o seu bispado, são objetivos desta dissertação.Abstract: This dissertation ambition to study the aspects that involve a dispute of political, economic and social power between royal visigothic institution and the ecclesiastic section of Visigothic Catholic kingdom of Toledo, the most expressive political entity above the Iberian territory, built and consolidated during the VI/VII centuries, a historic period called Late Antiquity. The methodology is centered in the analyses of primary sources from a bilingual nature - spanish and latin - which has a relevant character to the play "De Viris Illustribus" from Ildefonso of Toledo, as well as "Visigothics Councils of Toledo IV to VIII", legal instruments called up by the king witch exemplify the behavior adopted between the Royal and the Ecclesiastical institutions and some letters that came from Epistolary of Braulio of Zaragoza exchanged between bishops and kings that clarify the relationship inter-personal between those institutions. Is also analyzed the play Etymologies from Isidore of Seville - in latin and spanish -, because it gives a clear and objective concept of "king" and "kingdom" in that period. Ildefonso has born between 605 e 607 as a member of a powerful family of Toledo, joining the monastery of Agalí, which became to be an abbot. In 657 by command of the following monarch Recceswinth - with whom had a difficult relationship -, was consecrated metropolitan bishop of Toledo, position that occupied until he died in 667. The nature of the play from Ildefonso is specific, of meaning even educational. Can be considered like an exemplum, because after compile the life of the 13 viris ecclesiastics considered "good", he wants to transmit a moral, a conception of world, lastly, a "model" to be follow. From an appreciation of the Agalí monastery, from Primacy of Toledo and its prelates, is from where Ildefonso wants to show the strength of his Church against the monarch. In the chapter I we present the historical facts most significantly in the matters of monarch and ecclesiastics business and, in a way more specific, the kingdoms of Chindaswinth and Recceswinth so we can comprehend the way of which Ildefonso lived. In the chapter II, we begin our studies surrounding the relationship between the Ecclesiastical and the Monarchy, from political theology and the Royalty theory building, since the begging in the V and VI centuries, culminating with the creation of the legitimate principles of the sovereign from Isidore of Seville and continuing with the beginning of the animosity between the Ecclesiastical and the Monarchy in the case of Braulio of Zaragoza. In the chapter III, we get to know the Ildefonso of Toledo's life, since his childhood, with a pass on the Agalí monastery, until the bishopric. Also will be presented the sources, as well the concept of viris illustribus and how the Ecclesiastical and the Monarchy with their respective ideology that is present in the Ildefonso life, through the idea of the primacy of Toledo, while Royal City and Visigothic Ecclesiastical diocese. Therefore, analyses the relationship between the Visigothic Catholic Church compared to the Royal Institution and understand the matters of a single person, Ildefonso, in front of Ecclesiastical institution, through the question that was he a innovator or just a reproduction author of a thought in the time dominated by Isidore of Seville, as well as, in front a Monarchy institution with firm representatives, starting with the fact the he was not convened to a council during his bishopric, is the main purpose of this dissertation.117f.application/pdfDisponível em formato digitalEpiscopadoMonarquiaVisigodosHistóriaDe Isidoro a Ildefonso : teologia política e política eclesiástica na hispania visigoda do séc.VIIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - PAOLA MANFREDINI ROMAO.pdfapplication/pdf860134https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34722/1/R%20-%20D%20-%20PAOLA%20MANFREDINI%20ROMAO.pdf6172a43917d194808fb44db3ecfe2c06MD51open accessTEXTR - D - PAOLA MANFREDINI ROMAO.pdf.txtExtracted Texttext/plain239407https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34722/2/R%20-%20D%20-%20PAOLA%20MANFREDINI%20ROMAO.pdf.txt8e52d5ebd326a58d8fe9ed682a095fceMD52open accessTHUMBNAILR - D - PAOLA MANFREDINI ROMAO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1090https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34722/3/R%20-%20D%20-%20PAOLA%20MANFREDINI%20ROMAO.pdf.jpgb1485983fd9019811b042d8784c3d054MD53open access1884/347222024-09-17 16:31:25.258open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/34722Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-09-17T19:31:25Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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