Matriz de capacitação modelada por competências para atuar em programas de educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muller, Claudia Cristina
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/24028
Resumo: Resumo: Discute a educação continuada e apresenta os dispostos na Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, o papel das escolas de governo e a educação a distância (EaD) como estratégia na educação corporativa, as principais tecnologias da informação e comunicação utilizadas no contexto educacional, o desenvolvimento de competências nas organizações e a capacitação dos profissionais das escolas de governo. Investiga as instituições participantes da Rede Nacional de Escolas de Governo (RNEG) com o objetivo de identificar, junto aos seus gestores e especialistas, quais as competências necessárias para os profissionais atuarem na EaD. Parte da pesquisa é documental e relaciona as iniciativas de capacitação das escolas de governo, nos últimos três anos. Por meio de pesquisa de campo, fazendo uso de um questionário enviado aos gestores das instituições participantes da RNEG, identificou-se a infraestrutura existente, o perfil das equipes, as ações desenvolvidas em EaD e as necessidades de capacitação dos profissionais das escolas de governo. A pesquisa permitiu mapear as competências necessárias para atuar em programas de EaD e criar a proposta da Matriz de Capacitação Modelada por Competências, para que as equipes das escolas alavanquem programas de educação continuada aos servidores públicos de todas as esferas de governo (federal, estadual e municipal). Elencaram-se as principais competências tecnológicas, pedagógicas, de gestão e de comunicação, além de atividades e conteúdos que poderão compor os planos de capacitação das escolas de governo. Em relação à EaD, constata-se que 88% das instituições implementaram ou estão em vias de implementação desta modalidade de ensino e, as que não desenvolvem ações em EaD, não o fazem por ausência de pessoal qualificado, por necessidade de regulamentação na contratação de pessoal ou por falta de domínio da tecnologia. Isso corrobora a importância e a contribuição da Matriz de Capacitação Modelada por Competências para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
id UFPR_f7a0c9680ba4ff50f171298d89f02d78
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/24028
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Muller, Claudia CristinaFreitas, Maria do Carmo DuarteUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação2010-06-21T13:01:18Z2010-06-21T13:01:18Z2010-06-21http://hdl.handle.net/1884/24028Resumo: Discute a educação continuada e apresenta os dispostos na Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, o papel das escolas de governo e a educação a distância (EaD) como estratégia na educação corporativa, as principais tecnologias da informação e comunicação utilizadas no contexto educacional, o desenvolvimento de competências nas organizações e a capacitação dos profissionais das escolas de governo. Investiga as instituições participantes da Rede Nacional de Escolas de Governo (RNEG) com o objetivo de identificar, junto aos seus gestores e especialistas, quais as competências necessárias para os profissionais atuarem na EaD. Parte da pesquisa é documental e relaciona as iniciativas de capacitação das escolas de governo, nos últimos três anos. Por meio de pesquisa de campo, fazendo uso de um questionário enviado aos gestores das instituições participantes da RNEG, identificou-se a infraestrutura existente, o perfil das equipes, as ações desenvolvidas em EaD e as necessidades de capacitação dos profissionais das escolas de governo. A pesquisa permitiu mapear as competências necessárias para atuar em programas de EaD e criar a proposta da Matriz de Capacitação Modelada por Competências, para que as equipes das escolas alavanquem programas de educação continuada aos servidores públicos de todas as esferas de governo (federal, estadual e municipal). Elencaram-se as principais competências tecnológicas, pedagógicas, de gestão e de comunicação, além de atividades e conteúdos que poderão compor os planos de capacitação das escolas de governo. Em relação à EaD, constata-se que 88% das instituições implementaram ou estão em vias de implementação desta modalidade de ensino e, as que não desenvolvem ações em EaD, não o fazem por ausência de pessoal qualificado, por necessidade de regulamentação na contratação de pessoal ou por falta de domínio da tecnologia. Isso corrobora a importância e a contribuição da Matriz de Capacitação Modelada por Competências para a Rede Nacional de Escolas de Governo.application/pdfMatriz de capacitação modelada por competências para atuar em programas de educação a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDISSERTACAO_FINAL_claudia_muller.pdfapplication/pdf2490202https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24028/1/DISSERTACAO_FINAL_claudia_muller.pdfbd09c558834af90ba942a8a3f7007c46MD51open accessTEXTDISSERTACAO_FINAL_claudia_muller.pdf.txtDISSERTACAO_FINAL_claudia_muller.pdf.txtExtracted Texttext/plain263070https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24028/2/DISSERTACAO_FINAL_claudia_muller.pdf.txt4eb459bd45254b4e3ac43500481a6561MD52open accessTHUMBNAILDISSERTACAO_FINAL_claudia_muller.pdf.jpgDISSERTACAO_FINAL_claudia_muller.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1369https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24028/3/DISSERTACAO_FINAL_claudia_muller.pdf.jpga83f62a58202720e481762def0916552MD53open access1884/240282016-04-07 07:07:27.545open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24028Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T10:07:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Matriz de capacitação modelada por competências para atuar em programas de educação a distância
title Matriz de capacitação modelada por competências para atuar em programas de educação a distância
spellingShingle Matriz de capacitação modelada por competências para atuar em programas de educação a distância
Muller, Claudia Cristina
title_short Matriz de capacitação modelada por competências para atuar em programas de educação a distância
title_full Matriz de capacitação modelada por competências para atuar em programas de educação a distância
title_fullStr Matriz de capacitação modelada por competências para atuar em programas de educação a distância
title_full_unstemmed Matriz de capacitação modelada por competências para atuar em programas de educação a distância
title_sort Matriz de capacitação modelada por competências para atuar em programas de educação a distância
author Muller, Claudia Cristina
author_facet Muller, Claudia Cristina
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Freitas, Maria do Carmo Duarte
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação
dc.contributor.author.fl_str_mv Muller, Claudia Cristina
description Resumo: Discute a educação continuada e apresenta os dispostos na Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, o papel das escolas de governo e a educação a distância (EaD) como estratégia na educação corporativa, as principais tecnologias da informação e comunicação utilizadas no contexto educacional, o desenvolvimento de competências nas organizações e a capacitação dos profissionais das escolas de governo. Investiga as instituições participantes da Rede Nacional de Escolas de Governo (RNEG) com o objetivo de identificar, junto aos seus gestores e especialistas, quais as competências necessárias para os profissionais atuarem na EaD. Parte da pesquisa é documental e relaciona as iniciativas de capacitação das escolas de governo, nos últimos três anos. Por meio de pesquisa de campo, fazendo uso de um questionário enviado aos gestores das instituições participantes da RNEG, identificou-se a infraestrutura existente, o perfil das equipes, as ações desenvolvidas em EaD e as necessidades de capacitação dos profissionais das escolas de governo. A pesquisa permitiu mapear as competências necessárias para atuar em programas de EaD e criar a proposta da Matriz de Capacitação Modelada por Competências, para que as equipes das escolas alavanquem programas de educação continuada aos servidores públicos de todas as esferas de governo (federal, estadual e municipal). Elencaram-se as principais competências tecnológicas, pedagógicas, de gestão e de comunicação, além de atividades e conteúdos que poderão compor os planos de capacitação das escolas de governo. Em relação à EaD, constata-se que 88% das instituições implementaram ou estão em vias de implementação desta modalidade de ensino e, as que não desenvolvem ações em EaD, não o fazem por ausência de pessoal qualificado, por necessidade de regulamentação na contratação de pessoal ou por falta de domínio da tecnologia. Isso corrobora a importância e a contribuição da Matriz de Capacitação Modelada por Competências para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-06-21T13:01:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-06-21T13:01:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/24028
url http://hdl.handle.net/1884/24028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24028/1/DISSERTACAO_FINAL_claudia_muller.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24028/2/DISSERTACAO_FINAL_claudia_muller.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24028/3/DISSERTACAO_FINAL_claudia_muller.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bd09c558834af90ba942a8a3f7007c46
4eb459bd45254b4e3ac43500481a6561
a83f62a58202720e481762def0916552
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898886058606592