Matriz de capacitação modelada por competências para atuar em programas de educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/24028 |
Resumo: | Resumo: Discute a educação continuada e apresenta os dispostos na Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, o papel das escolas de governo e a educação a distância (EaD) como estratégia na educação corporativa, as principais tecnologias da informação e comunicação utilizadas no contexto educacional, o desenvolvimento de competências nas organizações e a capacitação dos profissionais das escolas de governo. Investiga as instituições participantes da Rede Nacional de Escolas de Governo (RNEG) com o objetivo de identificar, junto aos seus gestores e especialistas, quais as competências necessárias para os profissionais atuarem na EaD. Parte da pesquisa é documental e relaciona as iniciativas de capacitação das escolas de governo, nos últimos três anos. Por meio de pesquisa de campo, fazendo uso de um questionário enviado aos gestores das instituições participantes da RNEG, identificou-se a infraestrutura existente, o perfil das equipes, as ações desenvolvidas em EaD e as necessidades de capacitação dos profissionais das escolas de governo. A pesquisa permitiu mapear as competências necessárias para atuar em programas de EaD e criar a proposta da Matriz de Capacitação Modelada por Competências, para que as equipes das escolas alavanquem programas de educação continuada aos servidores públicos de todas as esferas de governo (federal, estadual e municipal). Elencaram-se as principais competências tecnológicas, pedagógicas, de gestão e de comunicação, além de atividades e conteúdos que poderão compor os planos de capacitação das escolas de governo. Em relação à EaD, constata-se que 88% das instituições implementaram ou estão em vias de implementação desta modalidade de ensino e, as que não desenvolvem ações em EaD, não o fazem por ausência de pessoal qualificado, por necessidade de regulamentação na contratação de pessoal ou por falta de domínio da tecnologia. Isso corrobora a importância e a contribuição da Matriz de Capacitação Modelada por Competências para a Rede Nacional de Escolas de Governo. |
id |
UFPR_f7a0c9680ba4ff50f171298d89f02d78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/24028 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Muller, Claudia CristinaFreitas, Maria do Carmo DuarteUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação2010-06-21T13:01:18Z2010-06-21T13:01:18Z2010-06-21http://hdl.handle.net/1884/24028Resumo: Discute a educação continuada e apresenta os dispostos na Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, o papel das escolas de governo e a educação a distância (EaD) como estratégia na educação corporativa, as principais tecnologias da informação e comunicação utilizadas no contexto educacional, o desenvolvimento de competências nas organizações e a capacitação dos profissionais das escolas de governo. Investiga as instituições participantes da Rede Nacional de Escolas de Governo (RNEG) com o objetivo de identificar, junto aos seus gestores e especialistas, quais as competências necessárias para os profissionais atuarem na EaD. Parte da pesquisa é documental e relaciona as iniciativas de capacitação das escolas de governo, nos últimos três anos. Por meio de pesquisa de campo, fazendo uso de um questionário enviado aos gestores das instituições participantes da RNEG, identificou-se a infraestrutura existente, o perfil das equipes, as ações desenvolvidas em EaD e as necessidades de capacitação dos profissionais das escolas de governo. A pesquisa permitiu mapear as competências necessárias para atuar em programas de EaD e criar a proposta da Matriz de Capacitação Modelada por Competências, para que as equipes das escolas alavanquem programas de educação continuada aos servidores públicos de todas as esferas de governo (federal, estadual e municipal). Elencaram-se as principais competências tecnológicas, pedagógicas, de gestão e de comunicação, além de atividades e conteúdos que poderão compor os planos de capacitação das escolas de governo. Em relação à EaD, constata-se que 88% das instituições implementaram ou estão em vias de implementação desta modalidade de ensino e, as que não desenvolvem ações em EaD, não o fazem por ausência de pessoal qualificado, por necessidade de regulamentação na contratação de pessoal ou por falta de domínio da tecnologia. Isso corrobora a importância e a contribuição da Matriz de Capacitação Modelada por Competências para a Rede Nacional de Escolas de Governo.application/pdfMatriz de capacitação modelada por competências para atuar em programas de educação a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDISSERTACAO_FINAL_claudia_muller.pdfapplication/pdf2490202https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24028/1/DISSERTACAO_FINAL_claudia_muller.pdfbd09c558834af90ba942a8a3f7007c46MD51open accessTEXTDISSERTACAO_FINAL_claudia_muller.pdf.txtDISSERTACAO_FINAL_claudia_muller.pdf.txtExtracted Texttext/plain263070https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24028/2/DISSERTACAO_FINAL_claudia_muller.pdf.txt4eb459bd45254b4e3ac43500481a6561MD52open accessTHUMBNAILDISSERTACAO_FINAL_claudia_muller.pdf.jpgDISSERTACAO_FINAL_claudia_muller.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1369https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24028/3/DISSERTACAO_FINAL_claudia_muller.pdf.jpga83f62a58202720e481762def0916552MD53open access1884/240282016-04-07 07:07:27.545open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24028Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T10:07:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Matriz de capacitação modelada por competências para atuar em programas de educação a distância |
title |
Matriz de capacitação modelada por competências para atuar em programas de educação a distância |
spellingShingle |
Matriz de capacitação modelada por competências para atuar em programas de educação a distância Muller, Claudia Cristina |
title_short |
Matriz de capacitação modelada por competências para atuar em programas de educação a distância |
title_full |
Matriz de capacitação modelada por competências para atuar em programas de educação a distância |
title_fullStr |
Matriz de capacitação modelada por competências para atuar em programas de educação a distância |
title_full_unstemmed |
Matriz de capacitação modelada por competências para atuar em programas de educação a distância |
title_sort |
Matriz de capacitação modelada por competências para atuar em programas de educação a distância |
author |
Muller, Claudia Cristina |
author_facet |
Muller, Claudia Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Freitas, Maria do Carmo Duarte Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muller, Claudia Cristina |
description |
Resumo: Discute a educação continuada e apresenta os dispostos na Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, o papel das escolas de governo e a educação a distância (EaD) como estratégia na educação corporativa, as principais tecnologias da informação e comunicação utilizadas no contexto educacional, o desenvolvimento de competências nas organizações e a capacitação dos profissionais das escolas de governo. Investiga as instituições participantes da Rede Nacional de Escolas de Governo (RNEG) com o objetivo de identificar, junto aos seus gestores e especialistas, quais as competências necessárias para os profissionais atuarem na EaD. Parte da pesquisa é documental e relaciona as iniciativas de capacitação das escolas de governo, nos últimos três anos. Por meio de pesquisa de campo, fazendo uso de um questionário enviado aos gestores das instituições participantes da RNEG, identificou-se a infraestrutura existente, o perfil das equipes, as ações desenvolvidas em EaD e as necessidades de capacitação dos profissionais das escolas de governo. A pesquisa permitiu mapear as competências necessárias para atuar em programas de EaD e criar a proposta da Matriz de Capacitação Modelada por Competências, para que as equipes das escolas alavanquem programas de educação continuada aos servidores públicos de todas as esferas de governo (federal, estadual e municipal). Elencaram-se as principais competências tecnológicas, pedagógicas, de gestão e de comunicação, além de atividades e conteúdos que poderão compor os planos de capacitação das escolas de governo. Em relação à EaD, constata-se que 88% das instituições implementaram ou estão em vias de implementação desta modalidade de ensino e, as que não desenvolvem ações em EaD, não o fazem por ausência de pessoal qualificado, por necessidade de regulamentação na contratação de pessoal ou por falta de domínio da tecnologia. Isso corrobora a importância e a contribuição da Matriz de Capacitação Modelada por Competências para a Rede Nacional de Escolas de Governo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-06-21T13:01:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-06-21T13:01:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-06-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/24028 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/24028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24028/1/DISSERTACAO_FINAL_claudia_muller.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24028/2/DISSERTACAO_FINAL_claudia_muller.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24028/3/DISSERTACAO_FINAL_claudia_muller.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd09c558834af90ba942a8a3f7007c46 4eb459bd45254b4e3ac43500481a6561 a83f62a58202720e481762def0916552 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898886058606592 |