Proposta de um programa de capacitação por competências para a tutoria a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Anneliese Migosky
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129428
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2014.
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spelling Proposta de um programa de capacitação por competências para a tutoria a distânciaAdministraçãoEnsino a distanciaEducação baseada na competênciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2014.Esta dissertação apresenta a elaboração de um programa de capacitação baseado em competências para os tutores da modalidade a distância da EaD. O programa conta com quatro vertentes de capacitação que são: a Capacitação dos Procedimentos de Rotina, a Capacitação das Disciplinas, a Capacitação do Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem e a Capacitação sobre a Instituição. A finalidade do programa é de proporcionar uma visão multilateral dos conhecimentos, habilidades e atitudes para a execução efetiva das tarefas da tutoria diante das instâncias que ele representa na universidade. A pesquisa desenrolou-se por meio da vertente qualitativa e quantitativa, com a estratégia de estudo de caso no Curso de Administração/EaD da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), envolvendo os programas UAB1, UAB2 e UAB3, o método de abordagem foi o indutivo e a pesquisa também é caracterizada como descritiva. Na coleta de dados houve pesquisa documental, bibliográfica, coleta de dados secundários, entrevista semiestruturada com os tutores da modalidade a distância, supervisores, coordenadores e com a equipe técnica, bem como com questionário aberto/fechado aplicado à supervisão. Utilizou-se, portanto, um censo, pois abarcou toda a população de tutores ao qual a pesquisa esteve destinada, ou seja, os dezenove tutores. O tratamento dos dados contou com análise qualitativa das entrevistas, da pesquisa documental e bibliográfica, bem como os quantitativos com o uso de gráficos e ensaios estatísticos. A construção do programa sucedeu, primeiramente, por meio da verificação das tarefas que são desenvolvidas na tutoria on-line em que se sistematizou dez atividades gerais e diversas subatividades relacionadas. Identificou-se e analisou-se os problemas mais comuns inerentes a tutoria buscando minimizá-los e esclarecê-los com a capacitação. Identificaram-se as competências necessárias na execução das tarefas da tutoria sendo encontrados 69 indicadores de competências ao total, dentre esses, 10 são conhecimentos, 18 são habilidades e 41 são atitudes. Identificaram-se ainda quais os objetivos da capacitação por parte dos representantes do curso para o direcionamento das capacitações e por meio de competências alinhadas à instituição. Com o resultado do levantamento das necessidades de capacitação, foi desenvolvido o planejamento do programa de capacitação a partir da definição de quem deve ser treinado, quem vai treinar, em que treinar, onde, como, quando, quanto e para que treinar. Com o planejamento desenhado, elaborou-se um checklist de implementação do programa de capacitação, assim como omodelo de avaliação das competências aos tutores em quatro níveis: reação, aprendizagem, comportamento e resultados. Ao final do processo, foi sugerida a oferta de uma certificação por competências ao tutor composta de conhecimentos, habilidades e atitudes nos procedimentos que aludem às suas atividades rotineiras, conhecimentos sobre o conteúdo das disciplinas do Curso de Administração e conhecimento sobre à Instituição, assim como conhecimentos e habilidades no ambiente virtual de ensino-aprendizagem a fim de reconhecer as competências dos tutores e valorizá-los nesse nicho de mercado.<br>Abstract : This dissertation presents the development of a training program based on competence for distance tutors of EAD. The program has four areas of training which are: Training of Routine Procedures; Training of the Disciplines; Training of Virtual Environment of Teaching and Learning; and Training about the Institution. The purpose of the program is to provide a multilateral vision of knowledge, skills and attitudes for the effective execution of the tasks of the tutors according to the instances that they represents in the university. The research was developed by qualitative and quantitative approach, with the strategy of case study on the Business Administration/EAD Course of the Federal University of Santa Catarina (UFSC), involving UAB1, UAB2 and UAB3 programs, the method assumed was the inductive and the research is also characterized as descriptive. In the data collection was performed documentary and bibliographic research, secondary data collection, semi-structured interview with tutors of distance education, supervisors, managers and technical staff, even as open/closed questionnaire with supervision. Thus, it was used a census since encompassed the entire population of tutors to which the research was intended, that is nineteen tutors. The data treatment included qualitative analysis of interviews, of documentary and bibliographic research as well as the quantitative approach with the use of graphs and statistical tests. The development of the program succeeded firstly by checking the tasks developed in online tutoring in which systematized ten general activities and various sub-activities related. It was identified and analyzed the most common problems inherent of tutors in seeking minimize it and enlighten it with the training. It was identified the competences necessary in the execution of tasks of the tutors being found 69 total indicators of competence, among these, 10 are knowledge, 18 are skills and 41 are attitudes. It was identified yet what the goals of training the tutors by the representatives of the course for directing the training as well as to alignment with the institution. In result of the survey of training needs, it was developed the planning of the training program from who should be trained, who will train, what to train, where, how, when, and why to train. With planning designed, it was elaborated a checklist for implementing the training program even as the model of competence evaluation of tutors in four levels: reaction, learning, behavior and results. At the end of the process, it is suggested to offer a certification for competences to tutors compound of knowledge, skills and attitudes in procedures that allude to their routine activities, knowledge about thesubjects of the Business Administration Course and knowledge about the institution, as well as knowledge and skills in the virtual environment of teaching and learning in order to recognize the competences of tutors and value them in this market niche.Dalmau, Marcos Baptista LopezUniversidade Federal de Santa CatarinaMaia, Anneliese Migosky2015-02-05T21:04:56Z2015-02-05T21:04:56Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis252 p.| il., grafs.application/pdf329310https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129428porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-11T20:31:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129428Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-11T20:31:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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