Modelagem Matemática: um ambiente de aprendizagem para a implementação da Educação Estatística no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5290 |
Resumo: | Resumo O presente trabalho apresenta uma pesquisa de mestrado, implementada no Ensino Médio com o objetivo de viabilizar a Educação Estatística. Tal projeto teve como cenário um ambiente de aprendizagem na perspectiva da Modelagem Matemática, no qual o aluno assumiu papel ativo na construção do conhecimento, vivenciando uma atividade investigativa sobre temas de seu interesse. Tal projeto objetivou verificar as possíveis contribuições da Modelagem Matemática para a Educação Estatística no nível médio e foi realizado em duas turmas de terceiro ano de uma escola pública. A análise do desempenho dos grupos foi feita com base nos materiais elaborados pelos alunos, em gravações de áudio e vídeo e na observação da professora-investigadora responsável pela implementação do projeto. Os resultados encontrados evidenciaram que o ambiente de Modelagem pode contribuir para a Educação Estatística, já que essa vivência se mostrou propícia para o desenvolvimento do raciocínio estatístico. Palavras-chave: Educação Estatística. Ambiente de modelagem matemática. Ensino Médio. Mathematical Modeling: a learning environment for the implementation of Statistics Education in High School Abstract This paper presents research implemented in high school in order to enable statistics education. The project was set in a learning environment based on mathematical modeling, in which the student took an active role in constructing knowledge and researching topics of interest. This project aims to assess the possible contributions of mathematical modeling for statistics education in high school and was conducted with two public high school classes. Analysis of the classes’ performance was based on materials prepared by students, in audio and video, and observation of the teacher-investigator responsible for project implementation. The results showed that the modeling environment can contribute to the statistics education since this experience proved to be conducive to the development of statistical reasoning. Keywords: Statistics Education. Environmental mathematical modeling. High School. |
id |
UNESP-14_d5ce16424ff1f4a23916ba3739cdf191 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5290 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelagem Matemática: um ambiente de aprendizagem para a implementação da Educação Estatística no Ensino MédioEducação Estatística. Ambiente de modelagem matemática. Ensino Médio. Resumo O presente trabalho apresenta uma pesquisa de mestrado, implementada no Ensino Médio com o objetivo de viabilizar a Educação Estatística. Tal projeto teve como cenário um ambiente de aprendizagem na perspectiva da Modelagem Matemática, no qual o aluno assumiu papel ativo na construção do conhecimento, vivenciando uma atividade investigativa sobre temas de seu interesse. Tal projeto objetivou verificar as possíveis contribuições da Modelagem Matemática para a Educação Estatística no nível médio e foi realizado em duas turmas de terceiro ano de uma escola pública. A análise do desempenho dos grupos foi feita com base nos materiais elaborados pelos alunos, em gravações de áudio e vídeo e na observação da professora-investigadora responsável pela implementação do projeto. Os resultados encontrados evidenciaram que o ambiente de Modelagem pode contribuir para a Educação Estatística, já que essa vivência se mostrou propícia para o desenvolvimento do raciocínio estatístico. Palavras-chave: Educação Estatística. Ambiente de modelagem matemática. Ensino Médio. Mathematical Modeling: a learning environment for the implementation of Statistics Education in High School Abstract This paper presents research implemented in high school in order to enable statistics education. The project was set in a learning environment based on mathematical modeling, in which the student took an active role in constructing knowledge and researching topics of interest. This project aims to assess the possible contributions of mathematical modeling for statistics education in high school and was conducted with two public high school classes. Analysis of the classes’ performance was based on materials prepared by students, in audio and video, and observation of the teacher-investigator responsible for project implementation. The results showed that the modeling environment can contribute to the statistics education since this experience proved to be conducive to the development of statistical reasoning. Keywords: Statistics Education. Environmental mathematical modeling. High School.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2012-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5290Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 40 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 701-7241980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5290/4167Mendonça, Luzinete de OliveiraLopes, Celi Espasandininfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-11T23:57:54Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5290Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2012-01-11T23:57:54Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelagem Matemática: um ambiente de aprendizagem para a implementação da Educação Estatística no Ensino Médio |
title |
Modelagem Matemática: um ambiente de aprendizagem para a implementação da Educação Estatística no Ensino Médio |
spellingShingle |
Modelagem Matemática: um ambiente de aprendizagem para a implementação da Educação Estatística no Ensino Médio Mendonça, Luzinete de Oliveira Educação Estatística. Ambiente de modelagem matemática. Ensino Médio. |
title_short |
Modelagem Matemática: um ambiente de aprendizagem para a implementação da Educação Estatística no Ensino Médio |
title_full |
Modelagem Matemática: um ambiente de aprendizagem para a implementação da Educação Estatística no Ensino Médio |
title_fullStr |
Modelagem Matemática: um ambiente de aprendizagem para a implementação da Educação Estatística no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Modelagem Matemática: um ambiente de aprendizagem para a implementação da Educação Estatística no Ensino Médio |
title_sort |
Modelagem Matemática: um ambiente de aprendizagem para a implementação da Educação Estatística no Ensino Médio |
author |
Mendonça, Luzinete de Oliveira |
author_facet |
Mendonça, Luzinete de Oliveira Lopes, Celi Espasandin |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Celi Espasandin |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Luzinete de Oliveira Lopes, Celi Espasandin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Estatística. Ambiente de modelagem matemática. Ensino Médio. |
topic |
Educação Estatística. Ambiente de modelagem matemática. Ensino Médio. |
description |
Resumo O presente trabalho apresenta uma pesquisa de mestrado, implementada no Ensino Médio com o objetivo de viabilizar a Educação Estatística. Tal projeto teve como cenário um ambiente de aprendizagem na perspectiva da Modelagem Matemática, no qual o aluno assumiu papel ativo na construção do conhecimento, vivenciando uma atividade investigativa sobre temas de seu interesse. Tal projeto objetivou verificar as possíveis contribuições da Modelagem Matemática para a Educação Estatística no nível médio e foi realizado em duas turmas de terceiro ano de uma escola pública. A análise do desempenho dos grupos foi feita com base nos materiais elaborados pelos alunos, em gravações de áudio e vídeo e na observação da professora-investigadora responsável pela implementação do projeto. Os resultados encontrados evidenciaram que o ambiente de Modelagem pode contribuir para a Educação Estatística, já que essa vivência se mostrou propícia para o desenvolvimento do raciocínio estatístico. Palavras-chave: Educação Estatística. Ambiente de modelagem matemática. Ensino Médio. Mathematical Modeling: a learning environment for the implementation of Statistics Education in High School Abstract This paper presents research implemented in high school in order to enable statistics education. The project was set in a learning environment based on mathematical modeling, in which the student took an active role in constructing knowledge and researching topics of interest. This project aims to assess the possible contributions of mathematical modeling for statistics education in high school and was conducted with two public high school classes. Analysis of the classes’ performance was based on materials prepared by students, in audio and video, and observation of the teacher-investigator responsible for project implementation. The results showed that the modeling environment can contribute to the statistics education since this experience proved to be conducive to the development of statistical reasoning. Keywords: Statistics Education. Environmental mathematical modeling. High School. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5290 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5290/4167 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 40 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 701-724 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215874291892224 |