Modelagem Matemática: um ambiente de aprendizagem para a implementação da Educação Estatística no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Luzinete de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lopes, Celi Espasandin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5290
Resumo: Resumo O presente trabalho apresenta uma pesquisa de mestrado, implementada no Ensino Médio com o objetivo de viabilizar a Educação Estatística. Tal projeto teve como cenário um ambiente de aprendizagem na perspectiva da Modelagem Matemática, no qual o aluno assumiu papel ativo na construção do conhecimento, vivenciando uma atividade investigativa sobre temas de seu interesse. Tal projeto objetivou verificar as possíveis contribuições da Modelagem Matemática para a Educação Estatística no nível médio e foi realizado em duas turmas de terceiro ano de uma escola pública. A análise do desempenho dos grupos foi feita com base nos materiais elaborados pelos alunos, em gravações de áudio e vídeo e na observação da professora-investigadora responsável pela implementação do projeto. Os resultados encontrados evidenciaram que o ambiente de Modelagem pode contribuir para a Educação Estatística, já que essa vivência se mostrou propícia para o desenvolvimento do raciocínio estatístico. Palavras-chave: Educação Estatística. Ambiente de modelagem matemática. Ensino Médio. Mathematical Modeling: a learning environment for the implementation of Statistics Education in High School Abstract This paper presents research implemented in high school in order to enable statistics education. The project was set in a learning environment based on mathematical modeling, in which the student took an active role in constructing knowledge and researching topics of interest. This project aims to assess the possible contributions of mathematical modeling for statistics education in high school and was conducted with two public high school classes. Analysis of the classes’ performance was based on materials prepared by students, in audio and video, and observation of the teacher-investigator responsible for project implementation. The results showed that the modeling environment can contribute to the statistics education since this experience proved to be conducive to the development of statistical reasoning. Keywords: Statistics Education. Environmental mathematical modeling. High School.
id UNESP-14_d5ce16424ff1f4a23916ba3739cdf191
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5290
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Modelagem Matemática: um ambiente de aprendizagem para a implementação da Educação Estatística no Ensino MédioEducação Estatística. Ambiente de modelagem matemática. Ensino Médio. Resumo O presente trabalho apresenta uma pesquisa de mestrado, implementada no Ensino Médio com o objetivo de viabilizar a Educação Estatística. Tal projeto teve como cenário um ambiente de aprendizagem na perspectiva da Modelagem Matemática, no qual o aluno assumiu papel ativo na construção do conhecimento, vivenciando uma atividade investigativa sobre temas de seu interesse. Tal projeto objetivou verificar as possíveis contribuições da Modelagem Matemática para a Educação Estatística no nível médio e foi realizado em duas turmas de terceiro ano de uma escola pública. A análise do desempenho dos grupos foi feita com base nos materiais elaborados pelos alunos, em gravações de áudio e vídeo e na observação da professora-investigadora responsável pela implementação do projeto. Os resultados encontrados evidenciaram que o ambiente de Modelagem pode contribuir para a Educação Estatística, já que essa vivência se mostrou propícia para o desenvolvimento do raciocínio estatístico. Palavras-chave: Educação Estatística. Ambiente de modelagem matemática. Ensino Médio. Mathematical Modeling: a learning environment for the implementation of Statistics Education in High School Abstract This paper presents research implemented in high school in order to enable statistics education. The project was set in a learning environment based on mathematical modeling, in which the student took an active role in constructing knowledge and researching topics of interest. This project aims to assess the possible contributions of mathematical modeling for statistics education in high school and was conducted with two public high school classes. Analysis of the classes’ performance was based on materials prepared by students, in audio and video, and observation of the teacher-investigator responsible for project implementation. The results showed that the modeling environment can contribute to the statistics education since this experience proved to be conducive to the development of statistical reasoning. Keywords: Statistics Education. Environmental mathematical modeling. High School.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2012-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5290Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 40 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 701-7241980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5290/4167Mendonça, Luzinete de OliveiraLopes, Celi Espasandininfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-11T23:57:54Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5290Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2012-01-11T23:57:54Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem Matemática: um ambiente de aprendizagem para a implementação da Educação Estatística no Ensino Médio
title Modelagem Matemática: um ambiente de aprendizagem para a implementação da Educação Estatística no Ensino Médio
spellingShingle Modelagem Matemática: um ambiente de aprendizagem para a implementação da Educação Estatística no Ensino Médio
Mendonça, Luzinete de Oliveira
Educação Estatística. Ambiente de modelagem matemática. Ensino Médio.
title_short Modelagem Matemática: um ambiente de aprendizagem para a implementação da Educação Estatística no Ensino Médio
title_full Modelagem Matemática: um ambiente de aprendizagem para a implementação da Educação Estatística no Ensino Médio
title_fullStr Modelagem Matemática: um ambiente de aprendizagem para a implementação da Educação Estatística no Ensino Médio
title_full_unstemmed Modelagem Matemática: um ambiente de aprendizagem para a implementação da Educação Estatística no Ensino Médio
title_sort Modelagem Matemática: um ambiente de aprendizagem para a implementação da Educação Estatística no Ensino Médio
author Mendonça, Luzinete de Oliveira
author_facet Mendonça, Luzinete de Oliveira
Lopes, Celi Espasandin
author_role author
author2 Lopes, Celi Espasandin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Luzinete de Oliveira
Lopes, Celi Espasandin
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Estatística. Ambiente de modelagem matemática. Ensino Médio.
topic Educação Estatística. Ambiente de modelagem matemática. Ensino Médio.
description Resumo O presente trabalho apresenta uma pesquisa de mestrado, implementada no Ensino Médio com o objetivo de viabilizar a Educação Estatística. Tal projeto teve como cenário um ambiente de aprendizagem na perspectiva da Modelagem Matemática, no qual o aluno assumiu papel ativo na construção do conhecimento, vivenciando uma atividade investigativa sobre temas de seu interesse. Tal projeto objetivou verificar as possíveis contribuições da Modelagem Matemática para a Educação Estatística no nível médio e foi realizado em duas turmas de terceiro ano de uma escola pública. A análise do desempenho dos grupos foi feita com base nos materiais elaborados pelos alunos, em gravações de áudio e vídeo e na observação da professora-investigadora responsável pela implementação do projeto. Os resultados encontrados evidenciaram que o ambiente de Modelagem pode contribuir para a Educação Estatística, já que essa vivência se mostrou propícia para o desenvolvimento do raciocínio estatístico. Palavras-chave: Educação Estatística. Ambiente de modelagem matemática. Ensino Médio. Mathematical Modeling: a learning environment for the implementation of Statistics Education in High School Abstract This paper presents research implemented in high school in order to enable statistics education. The project was set in a learning environment based on mathematical modeling, in which the student took an active role in constructing knowledge and researching topics of interest. This project aims to assess the possible contributions of mathematical modeling for statistics education in high school and was conducted with two public high school classes. Analysis of the classes’ performance was based on materials prepared by students, in audio and video, and observation of the teacher-investigator responsible for project implementation. The results showed that the modeling environment can contribute to the statistics education since this experience proved to be conducive to the development of statistical reasoning. Keywords: Statistics Education. Environmental mathematical modeling. High School.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5290
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5290/4167
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 40 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 701-724
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215874291892224