Pobreza e desigualdade social : implicações frente a reprovação e a distorção idade/série, no contexto do Colégio Estadual Professora Leopoldina Bittencourt Pedroso, Tibagi/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Adriana de Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53611
Resumo: Orientadora : Prof. Msc. Ramon de Oliveira Bieco Braga
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spelling Bueno, Adriana de AlmeidaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialBraga, Ramon de Oliveira Bieco2021-07-02T13:07:28Z2021-07-02T13:07:28Z2016https://hdl.handle.net/1884/53611Orientadora : Prof. Msc. Ramon de Oliveira Bieco BragaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : A pobreza e a desigualdade social estão presentes no cotidiano escolar e são fatores que podem determinar o sucesso escolar ou não. Assim sendo, a presente pesquisa realizou a análise dos dados relativos à reprovação, evasão escolar e distorção idade/série dos alunos matriculados nas séries finais do Ensino Fundamental, beneficiários do Programa Bolsa Família do Colégio Estadual Professora Leopoldina Bittencourt Pedroso - Tibagi/PR. Como objetivos específicos buscou-se quantificar o número de alunos beneficiários do Programa Bolsa Família matriculados nas séries finais do Ensino fundamental, identificar o índice de reprovação, evasão escolar e defasagem idade/série, analisar a renda declarada pelas famílias no ato da matrícula escolar, relacionar os dados levantados ao rendimento escolar e também aos dados referentes ao Programa em âmbito municipal, bem como os índices de pobreza e extrema pobreza dos munícipes. O Programa Bolsa Família constitui-se em um Programa de transferência de renda para as famílias brasileiras que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza, como forma de estímulo para a superação das dificuldades e limitações impostas por esta situação. Utilizou-se a metodologia dedutiva-quantitativa, realizando-se coleta de dados no Sistema Estadual de Registro Escolar, o que possibilitou a tabulação e análise dos dados referentes aos alunos beneficiários do Programa e que se encontram em situação de reprovação, evasão escolar e distorção idade/série. Com base nos dados coletados pode-se perceber que a situação de pobreza a qual a criança ou adolescente é submetida não é um determinante para sua condição de pobre, porém acaba interferindo no sucesso escolar ou na sua ascensão profissional. No ano letivo de 2015 o Colégio Leopoldina contava com 556 alunos matriculados no Ensino Fundamental, dos quais 76 foram reprovados. Os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família totalizam 220 alunos, sendo que 47 foram reprovados e 43 aprovados por Conselho de Classe, representando 61,8% dos alunos reprovados, sendo mais agravante no sétimo ano, representando 36% dos alunos reprovados. Quanto aos índices de distorção idade/série, se percebeu um índice maior no sétimo ano com 29,29% mantendo-se a média em relação à esfera Federal, Regional, Estadual e Municipal. Quanto aos alunos beneficiários se constatou a distorção idade/série com maior índice no sétimo ano, representando 34,5% dos alunos. Quanto a evasão escolar, não foi possível fazer a análise dos dados tendo em vista que os alunos do 6º ao 9º são considerados reprovados, pois geralmente evadem-se após o segundo bimestre letivo vindo a aumentar ainda mais o índice de alunos reprovados. Concluiu-se que, frente aos números analisados, os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família apresentam altos percentuais de reprovação, bem como aprovação por Conselho de Classe e distorção idade/série, evidenciando que os mesmos são mais vulneráveis socialmente no processo ensino-aprendizagem, no contexto do Colégio Estadual Professora Leopoldina Bittencourt Pedroso.1 arquivo (21 p.).application/pdfRepetenciaEvasão escolarPobrezaPobreza e desigualdade social : implicações frente a reprovação e a distorção idade/série, no contexto do Colégio Estadual Professora Leopoldina Bittencourt Pedroso, Tibagi/PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ADRIANA DE ALMEIDA BUENO.pdfapplication/pdf662302https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53611/1/R%20-%20E%20-%20ADRIANA%20DE%20ALMEIDA%20BUENO.pdf25c8c32edc63b36b5163d429f2b9c052MD51open access1884/536112021-07-02 10:07:28.283open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53611Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-07-02T13:07:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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